Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 28 de Abril de 2024 – Salmos 149: 4 – Coroa de vitória - PDF
"O Senhor agrada-se do seu povo; ele coroa de vitória os oprimidos" (Salmos 149: 4)
Em todo seu esplendor Deus se agrada no seu povo, pois Ele conhece nossos corações e sabe qual será nossas atitudes, falas, pensamentos. Ele está preparando a coroa da vitória para cada um, continue firme Deus te honrará com a coroa de vitória.
Segunda-feira, 29 de Abril de 2024 – 1 Coríntios 3: 16-17 – Morada de Deus na terra
"Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus é sagrado, e vocês são esse santuário." (1 Coríntios 3: 16-17)
Essas palavras nos recordam da santidade que habita em cada um de nós como seguidores de Cristo. Somos templos do Espírito Santo, moradas de Deus na terra. Devemos, portanto, cuidar desse santuário com zelo e reverência, evitando tudo que nos afasta de Deus. Que possamos sempre honrar a presença de Cristo em nós, vivendo de maneira digna do seu amor e da sua graça, para que nosso testemunho reflita a glória do Senhor aos olhos do mundo.
Terça-feira, 30 de Abril de 2024 – 1 Coríntios 3: 18 – Verdadeira sabedoria
"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio." (1 Coríntios 3: 18)
Se buscamos o conhecimento, a sabedoria e a verdade no mundo, encontraremos apenas as do mundo, sabedorias rasas e soberbas. Jesus nos disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida; portanto, a verdade é Ele e é n’Ele que devemos buscar. Ainda que para o mundo pareçamos loucos por seguirmos a Deus, por agradarmos ao nosso Senhor e confiarmos nas Palavras do Pai, só assim nos tornaremos sábios. Pois a sabedoria do mundo é loucura diante de Deus, tal como a loucura do mundo é sabedoria à Ele. Para tanto, que possamos negar as verdades e vontades mundanas e, na mesma medida, buscar à Deus em nossos pensamentos e atitudes.
Quarta-feira, 01 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 4: 5 – Não cabe a nós julgar
"Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1 Coríntios 4: 5)
Reconheçamos nossa pequenez, nossas fraquezas, nossos erros, a fim de que compreendamos que não estamos em posição de julgar ninguém. De fato, não cabe a nós fazer justiça em terra, Deus é quem verdadeiramente sabe o que é certo e o que é errado, mais do que isso, é Ele quem decide o que cada um receberá de consequência, segundo suas atitudes, sendo ela positiva ou negativa. Assim, que possamos viver esforçando-nos a fazer o certo segundo às Sagradas Escrituras; a agradar a Deus em nossas ações; não nos preocupemos com os erros do outro, foquemo-nos nas nossas próprias batalhas.
Quinta-feira, 02 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 4: 6-7 – Não sejamos soberbos
"[...] para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem. O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhais recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o tivesse recebido." (1 Coríntios 4: 6-7)
Tudo o que somos e fazemos já é de conhecimento e determinação de Deus, antes mesmo de nascermos, Deus nos conhecia e nos designava Filhos d'Ele. Portanto, todos os nossos dons e habilidades, são graças recebidas de Deus, para tanto, não é algo a qual nós devemos nos gloriar ou nos envaidecer. Se recebemos os dons que temos, é porque, prioritariamente, nosso Senhor nos concebeu; não para que sejamos superiores a ninguém e, muito menos, que julguemos os dons de nossos irmãos. Que possamos compreender que nossas graças e vitórias não pertencem a nós, mas sim a Deus e sua bondade de nos concedê-las, assim, mantemo-nos humildes e servos em nossa pequenez.
Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 4: 19-20 – Vivamos o Evangelho em atos
"Mas brevemente irei ter convosco, se Deus quiser, e tomarei conhecimento não dos que esses orgulhosos falam, mas do que são capazes. Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos." (1 Coríntios 4: 19-20)
Que Jesus voltará, não é novidade para nós cristãos, contudo, sabermos também que Ele voltará para buscar aqueles que pertencem à Ele e ao Reino d’Ele, ou seja, aqueles que de fato viveram segundo a vontade de Deus. Para tanto, Ele não nos julgará por nossas falas, por nossos discursos, mas sim por nossas obras, por nossas atitudes. Não precisamos ser grandes doutores do saber cristão para chegar ao céu, o que nós precisamos é viver a vida no amor, seguindo as palavras do Evangelho, sendo imitadores de Cristo. Que possamos ser verdadeiramente de cristão em nossas atitudes.
Sábado, 04 de Maio de 2024 - 1 Coríntios 5: 7 – Renovação - PDF
"Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa páscoa, foi imolado" (1 Coríntios 5: 7)
Inicialmente, para compreendermos melhor a passagem, precisamos estar cientes de que “pães ázimos” são pães assados sem fermento ou com um fermento já apodrecido/estragado. Nessa passagem, Paulo nos diz para nos renovarmos, para buscarmos nossa conversão constante, para abandonar velhas atitudes e pensamentos (fermento velho), purificar-nos através do perdão e do sacrifício ao qual Jesus se submeteu por nós. Ele nos salvou, Ele nos perdoou, Ele nos purificou com seu sangue derramado em cruz e nos trouxe vida nova em sua ressurreição (páscoa), que possamos reconhecer isso constantemente. E não somente reconhecer, mas nos esforçar para renascermos com ele em uma entregue à Ele e distante do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário