sábado, 15 de julho de 2023

Devocionais do período de 16 a 22 de Julho

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 16 de Julho de 2023 - Salmos 82:1-8 – Palavra de Deus - PDF

"Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações" (Salmos 82:1-8)

Neste salmos, podemos compreender que a palavra de Deus se preocupa com o bem-estar social do povo, e não apenas com o aspecto espiritual.

 

Segunda - feira, 17 de Julho de 2023 -  Mateus 5: 36,37. - O poder da palavra. - PDF

"E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu "sim", "sim", e o seu "não", "não", o que passar disso vem do inimigo" (Mateus 5: 36-37)

Que nós possamos ter cuidado com nossas palavras e promessas, que nossa palavra tenha uma direção apenas, sem fazer curva ou voltas.

 

Terça - feira, 18 de Julho de 2023 - Mateus 5: 44;48 - Amor Perfeito - PDF

"Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem [...] Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mateus 5: 44;48)

O mundo nos ensina um amor corrompido, um amor de barganha, amo aquele que me faz bem e somente a este, se não me agrega vou desprezar, se me faz mal farei mal em dobro, porém Cristo nos ensinou diferente, o amor perfeito, ausente de sentimentos, mas cheio de misericórdia, amo e quero bem mesmo que me machuque, mesmo que não me agregue, Cristo sofreu e carregou uma cruz não só por aqueles que o seguiam e amavam, mas também pelos quais foi crucificado, pelos que o bateram, cuspiram, humilharam, que assim sejamos também nós, com amor perfeito que vem de Deus e é para Deus.

 

Quarta-feira, 19 de Julho de 2023 - Mateus 18:15 - Contribuir e ajudar! - PDF

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão." (Mateus 18:15)

Servir ao próximo é, antes de tudo, devolver a Deus tudo aquilo que temos recebido dele. É uma maneira de multiplicar os nossos talentos. É a certeza de estarmos contribuindo com a vida de alguém.

 

 

 

 

 

Quinta - feira, 20 de Julho de 2023 - Mateus 6: 16,18 – Jejum - PDF

"'Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.'" (Mateus 6: 16,18)

Nessa passagem, podemos entender o jejum como qualquer ação que fazemos para o outro; quando fizermos o que quer que seja, que seja de bom grado, que seja com alegria e sem pensar em recompensa, ou em holofotes para nós mesmos, o que deve nos importar é nossa vida diante de Deus e não dos outros.


Sexta-feira, 21 de Julho de 2023 - Filipenses 4: 8 – 9 - Seja Amável  - PDF

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4: 8-9)

E o Deus de paz estará com vocês. O homem justo - o homem que se esforça para moldar e moldar sua vida de acordo com a ética dos Evangelhos - não apenas desfrutará da paz, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, mas o Deus da paz estará com ele.

Sábado, 22 de Julho de 2023-  Mateus 6: 19- 23 - Riquezas do céu - PDF

"Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, ai estará o coração de vocês." (Mateus 6: 19-23)

Existem diversos tipos de riquezas, e sem dúvida a maior e melhor delas, é aquela que nos aproxima de Deus, e não as riquezas do mundo. E para "educar" o nosso olhar e o nosso coração precisamos estar atentos para aquilo que consideramos valioso pois é ali que estará o nosso coração e para isso, podemos observar também quais são os nossos objetivos e o que nos motiva a acordar todas as manhãs.

 


domingo, 9 de julho de 2023

Devocional do período de 09 a 15 de Julho

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 09 de Julho de 2023 - Salmos 101: 6-8 – Obediência - PDF

"Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniqüidade" (Salmos 101:6-8)

Devemos diariamente ser fiel ao serviço de Deus, mostrando que andando ao lado de Deus sempre haverá justiça e pureza, nas nossas vidas, ambientes, e principalmente na nossa casa.

 

Segunda - feira, 10 de Julho de 2023 -  Mateus 4:18,20 - Deus te convoca - PDF

“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” (Mateus 4: 18-20)

Quando Deus nos chama para servir, não devemos ignorar. Apesar de as vezes nos sentirmos incapazes de realizar tal obra, o Senhor sempre leva pessoas comuns, como nós, a conquistar e realizar grandezas em seu nome.

 

Terça - feira, 11 de Julho de 2023 - Mateus 4: 24 - Ele te salva - PDF

"Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos." (Mateus 4: 24)

Tudo o que o mundo mais rejeita em ti, Jesus acolhe, tudo o que o mundo usa para te atacar, Jesus usa para te curar, pois deseja a todos a salvação e te quer bem, te quer forte ao lado d'Ele, portanto, mesmo que se sinta impuro, que não se sinta digno, busque a Deus antes de todas as coisas, volte seu pensamento a Ele acima de tudo, pois Ele moverá montanhas e enfrentará as tempestades por ti, tudo o que o mundo te tirou e te fez adoecer, Jesus quer te dar algo mais valioso, e te curar.

 

Quarta-feira, 12 de Julho de 2023 - Romanos 3:21,22 – Não há diferença para Deus! - PDF

“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença”. (Romanos 3:21,22)

Quando cremos e somos justos, diante dos olhos de Deus não importa se somos Políticos, médicos, professores, diretores, alunos, líderes religiosos e etc.  Ou seja, ao final somos todos iguais.

 

 

 

 

 

 

Quinta - feira, 13 de Julho de 2023 - 1 Coríntios 15: 33 – Companhias - PDF

"[...]'As más companhias corrompem os bons costumes." (1 Coríntios 15:33)

Essa passagem, pequena, simples e objetiva, nos chama a atenção a algo extremamente importante, a sabedoria de escolher com quem nos relacionamos, com quem conversamos e compartilhamos nossa vida, nossos sonhos e nossas conquistas, estar perto de pessoas boas nos influencia para coisas boas, o mesmo serve para as más companhias, precisamos de atenção especial a isso, para não nos corrompermos.


Sexta-feira, 14 de Julho de 2023 -  Filipenses 1: 26-27 -  Tenha Ânimo e Fé - PDF

“Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós. Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” (Filipenses 1: 26-27)

As palavras de Paulo neste trecho de filipenses 1, demonstra sua convicção na salvação em Jesus. A palavra grega utilizada é (soteria), que significa: libertação de pecados e suas consequências. Ele possuía fé para ser liberto da prisão e externava mesmo preso toda sua fé e desejava bênçãos e bom animo a todos que temiam a sua própria fé.

Sábado, 15 de Julho de 2023- Eclesiastes 3: 1-8 - Tempo - PDF

"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.  Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes 3: 1-8)

O tempo nos dá entendimento, nos da paciência, nos ensina a viver o tempo daquele momento, o agora.  E esse agora pode ser de tristeza, de dor, mas o tempo pode transformar essa tristeza em alegria e essa dor em força, em alívio. Tem momentos que são difíceis mesmo, como tem aqueles em que queremos parar no tempo.  E a única certeza que temos é que tudo passa, então que possamos viver, e viver o agora