sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Devocional do período de 21 a 27 de Janeiro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 21 de Janeiro de 2024 - Êxodo 4: 14-17 - Bordão de Deus - PDF

"Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais" (Êxodo 4: 14-17)

Ao lermos essa passagem, Deus tinha respondido todas as objeções de Moisés, mas mesmo assim ele queria escapar de seu chamado. Ele pediu que Deus enviasse a qualquer outra pessoa em seu lugar. Então Deus ficou irado com Moisés e lhe disse que haveria de usar seu irmão, Arão, para ser o seu porta-voz. Definitivamente Moisés não tinha como escapar da convocação divina. Por fim, Deus ordenou que Moisés pegasse o bordão na mão, porque através dele os sinais seriam realizados no Egito. A partir dali o bordão de Moisés havia se tornado o bordão de Deus.

 

Segunda - feira, 22 de Janeiro de 2024 - 1 Timóteo 4: 8 - Treinamento espiritual - PDF

"Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro." (1 Timóteo 4: 8)

Paulo destaca a importância do exercício espiritual em contraste com o físico. Ele nos lembra que, assim como nos exercitamos fisicamente para manter a saúde do corpo, é essencial exercitar a piedade para manter nossa saúde espiritual. Enquanto o exercício físico traz benefícios físicos, a piedade impacta a vida espiritual, tanto a presente quanto a futura, pois está ligada à promessa de uma vida em comunhão com Deus. A piedade não se trata apenas de práticas religiosas, mas é o cultivo de um coração alinhado com Deus, refletindo Seus valores e buscando viver uma vida de acordo com Sua vontade. É um investimento contínuo, que nos fortalece espiritualmente, nos capacita a lidar com desafios e nos prepara para a vida eterna.

 

Terça - feira, 23 de Janeiro de 2024 - 1 Timóteo 4: 12 - Modelos de Santidade - PDF

"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade." (1 Timóteo 4: 12)

Muito se ensina com a vida, e aquele que doa a vida para Cristo, se torna um testemunho vivo do seu evangelho e do seu amor, isso pode ser vivido hoje, agora, afinal todos temos algo para contribuir, um valor e um propósito, e é na juventude que se encontra um fogo novo, um anseio por viver com devoção as alegrias de ser todo de Deus, que saibamos viver e instigar a juventude a também viver este chamado, para que sejam de fato reflexos da presença de Cristo e modelos de santidade neste mundo.

 

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024 – 1 Timóteo 5: 8 – Honrar a família - PDF

“Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”. (1 Timóteo 5: 8)

A nossa família é o bem mais precioso que Deus nos deixou em Terra e devemos honrar e cuidar a todo momento, ainda que passemos por dificuldades, discussões ou desarmonias; grande parte dessas situações são resultados das diferentes formas de demonstração o amor fraterno. Que possamos superar essas diferenças e colocar o amor e o cuidado em primeiro lugar, para que nunca nos voltemos contra nossa família e, consequentemente, contra a vontade de Deus.

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024 - 1 Timóteo 5: 24-25 - Nossas obras - PDF

"'Os pecados dos homens às vezes são conhecidos já antes de levados a juízo; outras vezes o serão depois. Da mesma forma, as boas obras: ou já são manifestas ou não poderão permanecer ocultas." (1 Timóteo 5: 24-25)

Deus nos conhece e conhece nossas atitudes, sabe aquilo que fazemos por completo e é d'Ele que parte o único juízo. Devemos nos preocupar em fazer o bem, segundo a vontade d'Ele, sabendo que quando pecarmos, seremos levados à juízo, bem como ao fazermos obras boas, seremos reconhecidos por elas, cedo ou tarde. Não há uma única ação boa que não seja manifesta ou reconhecida por Ele e por todos os seus seguidores.


Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024 – João 3: 8 - Amor de Deus - PDF

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3: 8)

Jesus diz a Nicodemos que os homens devem nascer de novo. Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito para salvar os homens. João Batista testifica que aquele que crê no Filho tem a vida eterna.

Sábado, 27 de Janeiro de 2024 - Salmos 112: 6-7 – Condutas na fé - PDF

"Quem é correto nunca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias, a sua fé é forte, pois ele confia no SENHOR." (Salmos 112: 6-7)

Aquele que acredita, confia e segue os mandamentos de Deus, mesmo em momentos difíceis, de provações, mantém a sua fé forte, pois confia no amor e no tempo d’Ele.