sábado, 6 de julho de 2024

Devocional do período de 07 a 13 de Julho

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 07 de Julho de 2024 – Salmos 139: 23-24 – Sonda-me, ó Senhor - PDF

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno." (SALMOS 139: 23-24)

Onde você for, Deus está com você! Pode subir o mais alto, pode esconder-se no lugar mais escuro, pode ir no meio dos oceanos, pode correr o mais rápido e ali Deus estará com você. O altíssimo conhece cada palavra que sairá de sua boca ou pensamentos mais profundos no seu interior, Ele te sonda, e conhece em ti partes que nem você conhece. O Senhor conhece os teus passos e por isso diga "Sonda-me, ó Senhor" entrega os teus dias a Ele, peça que o altíssimo te conduza no caminho eterno, e suplique que se algo na sua conduta ou caminhos ofenda Ele, possa sair e ser mudado na sua vida. Assim podemos agradar a Deus!

 

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024 – Êxodo 25: 8 – Onde habita a presença de Deus - PDF

"E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. ” (Êxodo 25: 8)

A construção do Tabernáculo foi um marco significativo na história de Israel, representando a proximidade e o desejo de Deus de estar com Seu povo. Hoje, somos chamados a ser templos vivos, refletindo a presença de Deus em nossas vidas diárias. Que possamos buscar a Deus com todo o nosso coração e obedecê-Lo em todos os detalhes da nossa caminhada cristã.

 

Terça-feira, 09 de Julho de 2024 – Êxodo 32: 13 – Há Esperança - PDF

"Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna” (Êxodo 32, 13)

Eis o apelo e as súplicas de Moisés a Deus, para que salvar seu povo, para livrar o povo do mal, mesmo corrompidos, mesmo manchados, alguém suplicou para que fossem perdoados, feliz daqueles que tem a quem suplique por ele, Deus ouve nossas orações e muito lhe agrada quando elas se voltam por amor ao outro, mesmo que estejamos manchados e tomados pelo pecado, mesmo que o mundo nos diga que já não há salvação, enquanto orarmos um pelo outro, enquanto mantivermos a fé e a esperança, não estaremos perdidos, rezemos uns pelos outros, e busquemos hoje nossa conversão.

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 – Êxodo 32: 29 – Entrega nas mãos do Senhor! - PDF

"Porquanto Moisés tinha dito: ‘Consagrai, hoje, as vossas mãos ao Senhor; porquanto, cada um será contra seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que vos conceda hoje uma bênção. ’. ” (Êxodo 32: 29)

Devemos entregar tudo nas mãos d’Ele e seguir seus mandamentos, Ele sabe de tudo e se permitirmos que Ele cuide de tudo, receberemos esta benção.

 

Quinta-feira, 11 de Julho de 2024 – Êxodo 32: 31-34 – Deus justo e presente - PDF

"Moisés voltou junto do Senhor e disse: 'Oh, esse povo cometeu um grande pecado [...]. Rogo-vos que lhes perdoeis agora [...]! Senão, apagai-me do livro que escrevestes'. O Senhor disse a Moisés: 'Aquele que pecou contra mim, este apagarei do meu livro. Vai agora e conduze o povo aonde eu te disse: meu anjo marchará diante de ti[...]'." (Êxodo 32: 32-34)

Nessa passagem, Moisés, tomado de amor e compaixão para com o povo israelita que havia cometido tamanho pecado, virou-se à Deus e tomou para si a culpa, pediu o perdão e se responsabilizou pelas consequências. Deus, porém, em sua infinita misericórdia e perfeita justiça, respondeu a Moisés, afirmando não ser ele quem "pagará" as consequências do pecado, mas quem verdadeiramente o cometeu, além disso, pediu mais uma vez que Moisés permanecesse perseverante na vontade Divina, mandando-lhe, ainda, um anjo, para mostrar que, mesmo diante de erros, vacilo e pecados, Deus não nos abandona. De alguma forma, Ele se faz presente em nossas vidas. Sabendo que não estamos sozinhos, independente das dificuldades, que possamos, tal qual Moisés, sermos conduzidos e conduzirmos pessoas em direção à Cristo.

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024 – Gêneses 6: 17-19 – Benevolência de Deus - PDF

"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.  Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você”. (Gêneses 6: 17-19)

O Criador se revolta com a própria criação, com tanta corrupção do valor humano e como uma dura decisão, precisou poupar os bons e punir os maus. Lembremos da Arca de Noé, onde humanos e animais foram poupados para que ainda as raças se perpetuem e o bem com eles e para toda humanidade até os dias de hoje.

Sábado, 13 de Julho de 2024 – Salmos 112: 6-7 – Caminhar com Cristo - PDF

"Quem é correto nuca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte pois ele confia no Senhor. ” (Salmos 112: 6-7)

Andar com Cristo, é saber que ainda que esteja a fazer o que é correto haverá tentações, ainda assim terão momentos de tempestades, momentos desafiadores. Porém, andar com Cristo é andar com Fé, sabendo ainda que difícil seja esse caminhar, o tempo de colher logo virá.