Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 25 de Janeiro de 2026 – João 7, 37-38 – Fonte de água viva - PDF
"Jesus de pé clamava: ‘Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva’." (João 7, 37-38)
Jesus é nossa fonte de água viva, aquela que nos sacia, que nos torna completos e verdadeiramente viventes. Em Cristo temos vida, fora d’Ele morremos para o Céu. Que nossa sede possa ser sempre dessa água pura e viva que emana de nosso Senhor.
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026 – João 7, 46.51 – Ouvir antes de julgar
"Nunca ninguém falou como este homem. Porventura, a nossa lei julga um homem sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?" (João 7, 46.51)
Os guardas foram enviados para prender Jesus, mas voltaram impactados por Suas palavras. Eles não conseguiram cumprir a ordem porque ouviram algo diferente – palavras cheias de verdade e autoridade. Ouvir Jesus mudou completamente a atitude deles. Em contraste, os fariseus reagiram com dureza. Eles tinham conhecimento da lei, mas não praticavam seu princípio básico: ouvir antes de julgar. Nicodemos, mesmo cercado de pressão, relembra essa verdade simples, mas poderosa.
Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026 – João 8, 10-11 – Não mais pecar
"Então, ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”. Respondeu ela: “Ninguém, Senhor”. Disse-lhe então Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar." (João 8, 10-11)
Não veio para a condenação, mas para o amor, para a redenção, para a cura, ainda que estejamos ao chão, prestes a ser condenado, apedrejado, Ele nos ama, nos perdoa, se inclina em paz e diz "vai", ainda que o mundo nos condene, Jesus nos amou, e por amor, que possamos proclamar, "não mais, não vou mais pecar, não cometerei ultrajes, nem desrespeito ao meu Senhor, meu amado”.
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026 – João 9, 4-5 – Luz
"Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (João 9, 4-5)
Nessa passagem Jesus faz um cego de nascença retomar a sua visão. Jesus afirma que é a fonte de luz e que vem ao mundo para realizar as obras de Deus, uma delas é essa: iluminar os caminhos de todos.
Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 – João 18, 35-36 – O verdadeiro reino
"Respondeu Pilatos: "acaso eu sou Judeu? Tua nação e os sumo sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?" Jesus respondeu: " Meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, meus guardas teriam combatido para que eu não fosse entregue aos judeus. Agora, porém, meu reino não é daqui." (João 18, 35-36)
O verdadeiro cristão tem a certeza que estamos nesse mundo de passagem. No momento em que esse ciclo se encerra, a vida no reino e na glória do Pai espera a todos àqueles que entregam sua vida à Cristo. Toda provação deste mundo se encerra, mas a vida em Cristo é eterna.
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 – João 9, 25.33 – Abriu meu olhos
"Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo [...] Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada." (João 9, 25.33)
Só há um que pode nos iluminar a vista, nos fazer tornar a ver o que a escuridão nos encobria: Deus. Quem curou o cego foi Jesus, pois d’Ele vem todo o conhecer, toda a luz, toda a graça. Quantas vezes nos cegamos em nossas humanidades, em nossas fraquezas, invejas, orgulho, raiva, desejo; mas o único que pode nos tirar dessa situação é Deus, é Cristo, portanto, que possamos reconhecer tudo aquilo que nos impede de ver o amor divino para que entreguemos a Ele e sejamos alcançados por tua graça.
Sábado, 31 de Janeiro de 2026 – João 9, 35-38 – Tu crês no Filho de Deus?
"Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou." (João 9, 35-38)
A ideia central nesta passagem é que Jesus não apenas cura, mas convida a pessoa curada a uma fé plena nele. Ao ouvir que o homem tinha sido expulso, Jesus o encontra e faz um convite direto e pessoal: "Crês tu no Filho de Deus?". A resposta adequada envolve não apenas reconhecer Jesus como alguém que realizou o milagre, mas entregar-se a Ele como o Cristo, o Filho de Deus, em confiança e adoração. A passagem mostra que a verdadeira visão vai além da cura física: é uma oportunidade para a fé em Jesus como Filho de Deus.