sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Devocional do período de 03 a 09 de Novembro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 03 de Novembro de 2024 – Salmos 125: 1-2 – Confia no Senhor - PDF

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre. Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre." (Salmos 125: 1-2)

Para que entendemos melhor o "confiar no Senhor", quero destacar: "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11: 1), não é comum vermos o monte Everest se movendo, mas quantos montes iguais a este se coloca a nossa frente?  A fé gera em nós confiança no Senhor, não nos deixa ficar abalados e faz com que permaneçamos firmes. Como Pedro, andou sobre as águas, Abraão viu o cordeiro que Deus preparou, através da confiança no altíssimo. Assim, o altíssimo cuidará e protegerá, a cada um de nós para todo sempre.

 

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024 – 2 Coríntios 6: 1-2 – Aproveite a oportunidade - PDF

"E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." (2 Coríntios 6: 1-2)

Ouvimos a palavra de Deus todos os dias, cabe a nós ouvirmos e entendermos que o dia da salvação é o hoje, essa é a oportunidade que temos.

 

Terça-feira, 05 de Novembro de 2024 – 2 Coríntios 7: 9-10 – Fomos sonhados para a vida - PDF

"Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte." (2 Coríntios 7:  9-10)

Diz a palavra em Romanos 5, que o sofrimento produz paciência, a paciência prova fidelidade, e a fidelidade gera esperança, da mesma forma, a tristeza leva ao arrependimento, e o temor de Deus leva ao amor, que a tristeza que provém de Deus seja para nós um resgate para seus braços, mas que não sejamos tristes perante ao mundo, pois essa tristeza nos leva à morte, mas fomos sonhados para a vida, onde seremos eternamente felizes.

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024 – 2 Coríntios 8: 9,13,15 – A igualdade presente na caridade - PDF

"Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza. [...] Não se trata de aliviar os outros fazendo-vos sofrer penúria, mas sim que haja igualdade entre vós. [...] como está escrito: ‘O que colheu muito não teve sobra; e o que pouco colheu não teve falta’." (2 Coríntios 8: 9,13,15)

Nosso Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, veio ao mundo com toda a sua divindade, mas humildemente se fez servo. Ele que tudo podia, deixou-se morrer na cruz entregando Sua vida por nós. Nessa mesma entrega, Deus nos convida a viver no servir, porém servir de coração, e não por obrigação e de má vontade, ou seja, servir no amor e na caridade. Se todos nós agirmos dessa forma, não haverá falta e nem sobra, afinal aquele que muito tem e compartilha, engrandece aqueles que pouco tem e necessitam. Que possamos, no amor e na caridade, servir ao próximo na palavra, nas condutas e nos bens vitais. Aquele que muito tiver Jesus no coração, que possa partilhá-lo àqueles que não O conhecem no íntimo.

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024 – 2 Coríntios 9: 6 – Generosidade - PDF

"Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará. Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento." (2 Coríntios 9: 6)

Deus é muito claro em todas as vezes que diz que nós colhemos aquilo que plantamos, mais do que isso, nós colhemos o que plantamos e quanto plantamos. Se nós plantamos sementes de ódio, de discórdia, de desamor, de arrogância e ganância, tudo isso volta a nós no momento da colheita. Porém, todas as vezes que plantamos respeito, generosidade, paz, serviço e amor, colhemos exatamente o que semeamos. O nosso Deus é justo e n’Ele encontraremos tudo aquilo que a nós é destinado, conforme nossas ações. Que possamos semear a boa nova, a caridade e o amor, pois Ele não medirá graças àqueles que se doam por amor.

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024 – Jó 8: 19-22 – Justiça PDF

"Eis que este é a alegria do seu caminho, e outros brotarão do pó. Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores; Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo. Os que te odeiam se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais." (Jó 8: 19-22)

O Senhor sempre se alegrará com as boas novas e também se alegrará com aqueles que verdadeiramente se arrependerão, pois todos falham e merecem o perdão, mas aqueles que não são justos e não perdoam de coração endurecido, receberão a mesma quantia no final.

Sábado, 09 de Novembro de 2024 – 1 Coríntios 15: 58 – Firmes na fé - PDF

"Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito." (1 Coríntios 15: 58)

Viver uma vida em Cristo não é fácil, enfrentamos muitas provações, mas quando temos a nossa Fé fortalecida e acreditamos na vida que Deus preparou para nós, temos forças para enfrentar todas a tentações, e sabemos que o trabalho e a dedicação à Deus nos levam a vida eterna ao lado d’Ele.