sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Devocional do período de 26 a 02 de Dezembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 26 de Novembro de 2023 - Salmos 126:1-6 – Restauração da sorte - PDF

"Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes" (Salmo 126:1-6)

Este Salmo retrata este sentimento: de alegria e gratidão ao poderoso Deus pela libertação do povo de Israel, povo este de uma geração escravizada, fora liberta pelo Senhor dos Exércitos. A libertação foi o motivo de tanto louvor. A desobediência os levaram a escravidão, mas a misericórdia de Deus os libertou.

 

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023 - Mateus 24:45-47- Servir com excelência - PDF

"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos afazeres de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens." (Mateus 24: 45-47)

Nessa parábola de Jesus, ele compara dois servos, um que cumpre com o que seu senhor pediu, e é recompensado por isso, e o que não cumpre e é punido por isso fala sobre vigilância e comprometimento. O patrão que antes de viajar delega responsabilidade ao seu servo representa Jesus. Nosso Senhor espera encontrar na ocasião de seu retorno, servos bons que cuidaram da responsabilidade que lhes fora dada com diligência. Nossa responsabilidade como filhos de Deus é espalhar a palavra e o amor de Deus para todas as criaturas.

 

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023 - Mateus 25: 13 - Que seja hoje! - PDF

"Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora." (Mateus 25: 13)

É preciso vigiar, estar atento, estar sempre na graça, manter a luz acesa, pois aqueles que permanecem na graça e no amor de Deus, a estes será aberta a porta e adentrarão o céu junto ao Pai, mas não esperemos a hora chegar, pois não sabemos quando ela virá, e nos encontrando despreparados pode ser tarde demais, portanto que seja hoje, a sua conversão, a sua volta e entrega a Deus, viva desde já o mais puro amor, e seja parte da obra de Deus.

 

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023 – Mateus25: 22,23– Dons e talentos Divinos! - PDF

"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ” (Mateus 25:22,23)

A parábola dos talentos mostra como devemos trabalhar com diligência e responsabilidade, investindo bem a vida e os dons que Deus nos deu. Pois um dia, todos teremos de prestar contas a Jesus quando Ele voltar. Cristo dá a cada um de nós uma missão, um talento de acordo com nossa capacidade, por isso devemos multiplicar e usar com sabedoria.

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 - Mateus 25: 31-32 - O juízo final - PDF

"Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos." (Mateus 25: 31-32)

O juízo final chegará, será que estamos preparados para esse dia? Ele mesmo nos diz, entrarão no Reino de Deus aqueles que o deram de comer e de beber, quando Ele sentiu fome, aqueles que o acolheram e o vestiram, quando Ele estava nu e fragilizado, aqueles que o visitaram e oraram por Ele, quando esteve preso e enfermo. Quando Jesus nos diz que o demos de beber e comer ou quando nos recusamos a fazer isso, ele quer dizer de tudo o que fizemos e deixamos de fazer para com nossos irmãos, para com todos que vivem ao nosso lado. Se o juízo final fosse hoje, será que nós agimos e vivemos conforme as necessidades e vontades d'Ele?


Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 - Tiago 2: 14-16 – Fé e Obras - PDF

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? ” (Tiago 2:14-16)

Tiago nos diz deste trecho que a nossa fé precisa ser acompanhada de nossa ação, pois não adianta dizer apenas as coisas belas as pessoas e não ter atitude de ajuda-las verdadeiramente, seja com alimento ou roupas para aqueles que passam frio e fome. Jesus mais uma vez no seu exemplo, nos diz: de que adianta dizer que tem fé se não vejo suas obras.

Sábado, 02 de Dezembro de 2023 - Mateus 12: 49 - 50 - Família de Jesus - PDF

"Então apontou para os seus discípulos e disse: 'Vejam. Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu pai que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'" (Mateus 12: 49-50)

Jesus fez-se um de nós para nos dar a conhecer o seu Pai e nos ensinar que o seu Pai é nosso pai. A sua vida foi sempre conduzida pelo desejo de fazer a vontade do Pai. Nesse texto Ele também nos mostra que somos verdadeiramente a sua família. E nós, reconhecemos Jesus como nossa família?