sábado, 11 de novembro de 2023

Devocional do período de 12 a 18 de Novembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 12 de Novembro de 2023 - Atos dos Apóstolos 4: 31-32 – Nutrindo o solo - PDF

"Quando terminaram de orar, o lugar onde estavam reunidos tremeu; e todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram abertamente a mensagem de Deus. Todos os crentes, que eram muitos, pensavam e sentiam o mesmo. Ninguém disse que as coisas eram só deles, mas sim que pertenciam a todos" (Atos dos Apóstolos 4: 31-32)

Deus Trino, que nos chama à unidade, revela-nos como formar comunidades enraizadas no compartilhamento e na solidariedade. Ajude-nos a criar espaços onde as pessoas possam ser livres de atitudes, estereótipos e hierarquias prejudiciais. Abra nossas mentes para reconhecer e compreender as perspectivas de outras pessoas e nos ajude a aprender uns com os outros.

 

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 - 1 Coríntios 3: 4-8 - Semeando sementes da solidariedade - PDF

"Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta, nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho." (1 Coríntios 3: 4-8)

Deus Criador e Semeador, obrigado por nos dar esta oportunidade de nos avaliarmos para ver se estamos servindo de acordo com o Seu desejo. Ajude-nos a lembrar com gratidão de todos aqueles que caminharam ao nosso lado nos vários caminhos que percorremos na vida, e permita-nos contar as bênçãos que recebemos por meio desse acompanhamento. Permita-nos acompanhar outros ao nosso redor que possam precisar desse acompanhamento em suas próprias vidas.

 

 

Terça-feira, 14 de Novembro de 2023 - Cânticos 8: 1-2 - Cuidando com amor - PDF

"Queria que fosse meu irmão, criado nos seios de minha mãe! Então, quando eu te encontrasse na rua, eu poderia te beijar e ninguém iria zombar de mim; Eu poderia te levar para a casa da minha mãe, faria você entrar e você seria meu professor. Eu te daria meu melhor vinho para beber e o suco das minhas romãs" (Cânticos 8: 1-2)

Que o Deus de Eva te ensine a danças. Que o Deus de Agar te traga conforto no deserto. Que o Deus de Miriam te traga companhia quando lutas. Que o Deus de Débora te ensine a ser corajoso em tuas batalhas. Que o Cristo, que conheceu Maria e Marta, mostre o caminho do equilíbrio. Que o Cristo, que curou a mulher curvada, cure a sua dor. Que o Cristo de Maria Madalena te envie para proclamar sua história. Em nome de Cristo, que é memória, esperança e autoridade do futuro.

 

Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023 - Rute 1: 16-17 – Os guardiões do crescimento - PDF

“Rute, porém, respondeu: ‘Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores, irei, onde ficares, ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres, morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!’". (Rute 1: 16-17)

Deus de todas as nações e de todas as gerações, agradecemos pelo incrível dom da vida em todas as suas formas. Infunde-nos com Teu espírito e ensina-nos Tua sabedoria para que possamos nos amar, nos respeitar e cuidar uns dos outros. Reconhecemos que muitas vezes não soubemos considerar os outros como parte de nós mesmos, conviver com eles e agir em seu benefício. Perdoe-nos e transforme-nos em guardiões da solidariedade que levam alegria, justiça e paz a todos. Em nome de Jesus, te pedimos.

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023 - Rute 1: 8-14 – Poda da resiliência PDF

"Disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que ireis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos. Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de descarregado contra mim a sua mão. Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela." (Rute 1: 8-14)

“Uma benção Franciscana”: QUE DEUS TE ABENÇOE com o desconforto, diante das respostas fáceis, das meias verdades, dos relacionamentos superficiais, para que você possa aprofundar-se em seu coração. Que Deus te abençoe com a raiva, diante da injustiça, da opressão e da exploração das pessoas, para que você possa lutar pela justiça, pela liberdade e pela paz. Que Deus te abençoe com lágrimas, para derramá-las por aqueles que sofrem dor, rejeição, fome e guerra, pra que você possa estender a mão, confortá-los e transformar sua dor em alegria. E que Deus te abençoe com loucura suficiente, para acreditar que você pode fazer a diferença neste mundo, para que você possa fazer o que outros proclamam a ser impossível.


Sexta-feira, 17 de Novembro de 2023 - João 15: 1-4 – Colhendo os frutosPDF

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e tudo o que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.” (João 15: 1-4)

Nosso mentor, nosso guia, nosso amigo, nosso companheiro, nosso pastor... Que nos esforcemos por viver como Jesus, que foi modelo de humildade e serviço, Que te reconheçamos, ó Deus, através de nossos mentores e alunos, Que reflitamos a Sabedoria, o Espírito Santo, no modo como nos edificamos mutuamente, Que quando podamos, nos esforcemos por ser gentis, amáveis, compassivos, guiados pelo amor, Que fixemos nossos olhos e nossos corações no que é verdadeiro e justo, como demonstrou Jesus, Que nossos dons contribuam para a grande colheita que nutre e fortalece nossa unidade.

Sábado, 18 de Novembro de 2023 - Mateus 13: 4-9 - Parábola do semeador - PDF

“Disse Ele: ‘Um semeador saiu para semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. Outras, enfim caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. Aquele que tem ouvidos, ouça’” (Mateus 13: 4-9)

Que possamos finalizar a semana mundial da oração, em associação à tudo o que lemos e refletimos durante esse período, meditando a parábola do semeador que muito nos diz acerca do semear amor para frutificar amor. Assim como passamos e repassamos o decorrer da semana, Deus nos ensina a sermos agricultores na Terra, nos ensina a preparar a terra (o coração dos nossos irmãos) para que os esforços deem resultados, nos ensina a plantar bondade, solidariedade, misericórdia em suas vidas, nos ensina a regar nossos plantios com amor e resiliência, a fim de que com esses cuidados e o olhar do Senhor, possamos colher os frutos que virão a crescer (a salvação de mais e mais pessoas).