sábado, 11 de janeiro de 2025

Devocional do período de 12 a 18 de Janeiro

   Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 12 de Janeiro de 2025 – Salmos 1: 1-3 – Frutos da Lei de Deus - PDF

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (Salmos 1: 1-3)

Ser feliz é, primeiro é decidir não ouvir algum conselho que não te faça crescer, segundo desviar sua conduta de todo mal habito e terceiro não perder tempo do seu dia com excessos de brincadeiras, quarto é, ter prazer em cumprir as leis do nosso Senhor Jesus e meditar dia e noite. Assim as nossas felicidades crescerão como uma árvore e sedo banhada pela lei do Senhor e, os quatro passos, ela dará frutos e mesmo se passarmos algo tão ruim, essa felicidade não vai murchar, prosperando em felicidade cada dia mais e mais.


Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025 – Lucas 5: 10-11 – Pescadores de homens - PDF

"[...] Então, Jesus disse a Simão: ‘Não temas; doravante serás pescador de homens’. E, atracando as bascas à terra, deixaram tudo e o seguiram." (Lucas 5: 10-11)

Deus nos chama a realizar grandezas, chama-nos a sermos pescadores de homens e conquistarmos almas. Ainda que isso pareça difícil, ou impossível, lembremo-nos de que nossas forças provem de Deus, e que n’Ele nada é impossível. Que possamos nos reconhecer pequenos diante de Deus, renunciarmos às nossas fraquezas, abandonarmos nossa vida antiga, para que possamos ser novos em Cristo e conduzirmos à Ele novos corações.


Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025 - Lucas 5, 16 - Quem somos no secreto? - PDF

"Mas Ele costumava retirar-se a lugares solitá­rios para orar." (Lucas 5, 16)

Mesmo realizando grandes obras, mesmo tendo grandes feitos, Jesus nos ensina que as grandes obras não devem ser para nos vangloriarmos, afinal tudo vem do Pai, tudo vem de Deus, e mais vale aquilo que somos no secreto, no íntimo de nossos corações, pois ali mora nossa verdade, ali mora nossas verdadeiras lutas e conquistas, quedas e falhas, ali somos inteiros, que no secreto estejamos com Deus, que nos secreto doemos nosso tempo a estar na presença do amado, em oração, contemplação, pois de nada adianta realizar grandes feitos aos olhos do mundo, e no secreto viver no erro, não busquemos aplausos do mundo, mas os louvores do céu.

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025 – Lucas 5: 24 – Jesus misericordioso - PDF

" ‘Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma teu leito e vai para a tua casa’." (Lucas 5: 24)

Será que nós estamos sendo gratos e condizentes com a misericórdia que recebemos diariamente de Deus? Nosso Deus é manso e humilde de coração, é misericordioso em seu infinito amor por nós, a medida em que reconhece sermos pecadores, reconhece o quanto erramos e caímos, ainda assim, não se cansa de nos perdoar e esperar de nós a conversão diária.

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025 – Lucas 5: 30-31 – Jesus veio para curar - PDF

"[...] 'Por que comeis e bebeis com publicanos e pessoas de má vida?' Respondeu-lhes Jesus: 'Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos’. " (Lucas 5: 30-31)

Jesus não veio somente pelos justos, afinal os justos já teriam seu lugar ao Céu, não é mesmo? Olhemos com humildade e sinceridade, quem de nós não somos pecadores? E se todos somos, então por que motivo nos sentimos no 'direito' de julgar a vida do outro? Todos somos, pelo amor de Deus, merecedores de conversão, portanto, antes de julgar, ou excluir aqueles que cometem condutas ruins, utilize o momento para inspirá-los a mudar, mostre-os o exemplo a ser seguido, chame-os a conversão. Deus enviou seu Filho para redimir nossos pecados, não para selecionar os bons e separá-los, do contrário, o bom passa a ser instrumento de Deus para alcançar aqueles que verdadeiramente necessitam do Amor e da Salvação que vem de Deus.

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025 – Lucas 5: 36-38 – Justiça - PDF

"E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. ” (Lucas 5: 36-38)

Jesus conta duas parábolas sobre a incompatibilidade entre os velhos padrões de justiça, conforme ensinado pelos fariseus, e o novo modo de vida que ele vinha oferecer aos sedentos de justiça e fé.

Sábado, 18 de Janeiro de 2025 – Lucas 6: 1-5 – Sábado - PDF

"E aconteceu que, no segundo sábado após o primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. " (Lucas 6: 1-5)

Segundo a lei judaica, no dia de sábado era proibido curar ou trabalhar, portanto, Jesus nos traz a reflexão do que é mais importante, o homem ou a lei? De que adianta falar de Deus e não ter ações que Ele quer que tenhamos? Podemos enganar a todos, mas não enganamos a Deus que sonda o nosso coração e conhece o que há de mais camuflado dentro de nós. A justiça, a misericórdia e a fidelidade se constituem em ações concretas de amor, e é esse o ensinamento que Jesus nos deixou, fazer por amor, independente da circunstância.


domingo, 5 de janeiro de 2025

Devocional do período de 05 a 11 de Janeiro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 05 de Janeiro de 2024 – Salmos 72: 28 – Feliz em Deus - PDF

"Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é por minha confiança no Senhor Deus." (Salmos 72: 28)

Não há nada maior do que Deus, nossa maior riqueza, nossa maior alegria. Ele que é verdadeiramente o amor, é para Ele que entregamos a nossa vida.

 

Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2024 – Lucas 3: 21-22 – Presença do Espírito Santo - PDF

"Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado." (Lucas 3: 21-22)

O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de pomba, um símbolo de paz e pureza. Para os cristãos, o Espírito Santo também está presente hoje, guiando, confortando e fortalecendo os fiéis. A presença do Espírito na vida dos crentes é uma realidade cotidiana, e Ele continua a orientar, capacitar e consolar em momentos de desafio e decisão.

 

Terça - feira, 07 de Janeiro de 2025 - Lucas 4, 3-4 - Com Ele nada nos faltará - PDF

"Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão”. Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra de Deus" (Lucas 4, 3-4)

Quantas vezes neste mundo seremos tentados, atacados de todos os lados, atribulados de todas as formas, caminhar com Deus não é estar isento de tais tribulações, afinal aquele que caminha contra as trevas será ainda mais atacado pelas trevas, aquele que caminha na contramão do mundo, enfrentará de frente tudo o que o mundo tem de ruim, mas caminhar com Cristo é ter a certeza de que não caminharemos só, não enfrentaremos nada sozinho, é ter a certeza de que se nos falta o pão que alimenta a carne, não nos falta o pão que alimenta a alma, que é a presença e a força do Deus vivo em nós, caminhar com Cristo é ter a certeza de que mesmo que tudo nos falte, nadas faltará, mesmo que não tenhamos nada, temos tudo, pois Ele se faz tudo em nós, e nos sustenta por tua graça e misericórdia.

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2024 – Lucas 4: 18,21 – Anuncio da vinda do Senhor - PDF

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu: e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração[...] ‘Hoje se cumpriu este oráculo que acabais de ouvir’." (Lucas 4: 18,21)

Jesus, em Nazaré, fez a leitura, como de costume, no interior na sinagoga em que crescera. Contudo, escolheu a profecia de Isaías que anunciava a vinda do Salvador e, em seguida, anunciou que era d’Ele mesmo que a profecia falava. Que momento alegre, o início da vida pública de Jesus, ainda que diante de muitas revoltas, dúvidas, difamações, perseguições, porém, alegre, pois cumpria-se assim o plano da Salvação, iniciava-se assim a manifestação mais pura do amor de Deus, da paixão de Cristo. Que possamos refletir essa vinda, a alegria de sermos amados por Deus, todo o caminhar de Jesus para que hoje possamos ser redimidos, e façamos esse amor ser correspondido vivendo-o.

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2024 – Lucas 4: 22,24 – Reconhecer Cristo - PDF

"Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que precediam de sua boca, e diziam: ‘Não é este o filho de José’. [...] E acrescentou [Jesus]: ‘Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria’’." (Lucas 4: 22,24)

Ainda que Jesus fizeste milagres, sinais, maravilhas, o povo de Nazaré, sua cidade natal, não o reconheciam como profeta. Primeiro porque o viam como o filho de um simples carpinteiro: José, segundo porque não estavam sensíveis a perceber as graças d’Ele. Não somos diferentes dos Nazarenos, ao julgar as pessoas em suas simplicidades, suas ocupações, suas de roupa, seu linguajar; somos habituados a ‘valorizar’ as pessoas por aquilo que elas possuem e não por aquilo que são. Queremos mais do que nosso Salvador, que nasceu em uma manjedoura, filho de carpinteiro, de família simples, em uma cidade pequena. Ele nos mostrou, desde o início, o valor da simplicidade, mas mais do que isso, se Jesus mora no interior de cada um de nós, no coração de cada um de seus filhos, então por que não o reconhecemos no outro? Por que buscamos riquezas mundanas nas pessoas, se a nossa maior riqueza faz morada em cada um?

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2024 – Lucas 4: 31-32 – Autoridade - PDF

"Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade." (Lucas 4: 31-32)

Jesus na sua infinita sabedoria, expulsava os espíritos imundos com o poder da sua palavra. As pessoas que presenciavam este cenário sempre questionavam; que homem é este que tem o poder até na sua palavra. Eles o admiravam e espalhavam o que presenciaram para todos os povos.

Sábado, 11 de Janeiro de 2024 – Lucas 4: 42-43 – Leve o Evangelho - PDF

"Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse. Mas ele disse: " é necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado." (Lucas 4: 42-43)

Jesus sabia de sua missão de levar a mensagem de Deus a todos os povos, Ele levaria a esperança e salvação a todos, não importando onde estivessem, e assim seguiu para várias cidades e vilarejos propagando o evangelho e enfrentando diversas situações para tal. E assim como Jesus, nós também somos chamados a levar o evangelho a todos os lugares, não importa quão difícil seja. Que possamos seguir o exemplo deixado por Jesus e continuarmos fiéis a essa missão.