sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Devocional do período de 03 a 09 de Dezembro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 03 de Dezembro de 2023 - Salmos 117: 1-2 – Misericórdia de Deus - PDF

"Aleluia. Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos, porque sem limites é a sua misericórdia para conosco, e eterna a fidelidade do Senhor" (Salmos 117:1-2)

Deus é misericordioso e nada, nem ninguém, coloca barreiras para nisso. Independentemente de onde moramos, de onde vivemos, de com quem e como, Deus não cessa de ter misericórdia sobre nós. Que possamos sempre nos lembrar disso e valorizar, que possamos reconhecer e louvar a Ele por isso, que façamos segundo a tua vontade para que, de fato, a misericórdia dele caia sobre nossas vidas.

 

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 - Isaías 41: 9-10 - Eu sou Contigo - PDF

"Eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes, eu os chamei. Eu disse: Você é meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." (Isaías 41: 9-10)

Em meio à solidão, ao medo e à incerteza, Deus nos assegura: "Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus." Que promessa maravilhosa! Deus não apenas está presente, mas Ele é o nosso Deus, o Todo-Poderoso que governa sobre todas as coisas.

 

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023 - Isaías 42: 6-7 - Somos chamados - PDF

"Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas." (Isaías 42: 6-7)

Estas profecias falam do Messias, daquele que viria na graça de Deus para ser a luz, a salvação, este alguém é Cristo, mas Cristo mais do que ser a luz, veio nos ensinar a sermos também esta luz que não se esconde, mas que irradia a iluminar o caminho dos filhos amados de Deus, ser anúncio da salvação e fonte de fé e esperança, como Cristo foi enviado hoje nós somos também escolhidos, chamados e guiados pela mão de Deus, para sermos instrumentos de sua graça.

 

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023 – Isaías 43: 1-2 – Somos d'Ele - PDF

"[...] ‘Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá.’” (Isaías 43: 1-2)

Somos filhos de Deus, cada um de nós é escolhido e chamado pelo nome por Ele. Deus nunca nos abandonará, ainda que nos sintamos abandonados, que possamos compreender que o que nos afasta d’Ele somos nós mesmos. Ele sempre está conosco e, se reconhecermos isso e nos abrirmos a isso, perceberemos as graças que Ele nos proporciona diariamente. Que possamos ouvir o chamado de Deus, pelo nosso próprio nome, e nos dispormos a Ele.

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 - 2 Coríntios 8: 6-7 - Colhemos o que plantamos - PDF

"É bom lembrar: 'Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza'. Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois 'Deus ama quem dá com alegria'." (2 Coríntios 8: 6-7)

Nós recebemos exatamente tudo o que merecemos. Podemos nos perguntar o motivo então de tantas dificuldades, tantos desafios e tristezas, é importante lembrar que até isso vem para o nosso crescimento, nossa evolução e fortificação na fé. E, como diz o ditado: nós colhemos o que plantamos.


Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023 - Isaías 43: 15-17 – Postura Cristã - PDF

“Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.  Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram.” (Isaías 43: 15-17)

Neste capítulo de Isaías 43 é apresentado uma série de reflexões importantes para nossa caminhada cristã.  Apesar dos constantes erros do povo de Israel no decorrer de toda sua história, a misericórdia de Deus continuava disponível para que ele se arrependesse e mudasse completamente sua postura. Façamos todos uma reflexão de como está a nossa postura cristã atualmente.

Sábado, 09 de Dezembro de 2023 - Colossenses 3: 13-14 - Perdão - PDF

"Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês perdoem uns aos outros. E acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.'" (Isaías 3: 13-14)

Acontecerão situações em que ficaremos irritados, que sentiremos emoções ruins e possivelmente precisaremos perdoar e ser perdoados, e o perdão é um dos gestos mais honestos e humilde, onde para realizá-los precisamos estar com o coração aberto para dar e receber o perdão assim como Cristo faria. E junto a este ato, tem um sentimento ainda mais forte e poderoso que é o amor, que é justamente o que nos dá base para essa ação.