Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 05 de Outubro de 2025 - Salmos 141, 1.8 – Senhor, escutai-me. - PDF
"Senhor, eu vos chamo, vinde logo em meu socorro; escutai a minha voz quando voz invoco [...] Pois é para vós, Senhor, que se voltam os meus olhos; eu me refugio junto de vós, não me deixeis perecer." (Salmos 141, 1.8)
Em meio às tribulações, que tenhamos o discernimento necessário para não somente voltarmos nossos olhos e preces à Deus, como também nossa paciência e perseverança de esperar n'Ele. Tenhamos sempre a tranquilidade de saber que em Deus, não pereceremos.
Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025 - Lucas 16, 25 – Verdadeiro tesouro
"Abraão, porém, replicou: Filho, lembra-te de que recebestes teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso, ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento." (Lucas 16, 25)
Abraão, nessa passagem, fala com um rico que viveu e esbanjou bens e luxo em vida, que a sua porta vivia um mendigo ‘Lázaro’, ao qual caia-se aos joelhos, implorando um alimento. Após ambos falecerem, o rico foi sepultado e levado ao inferno, sedento pelo calor que emanava, olhou para cima, viu Abraão ao lado de Lázaro e clamou por refresco, mas o abismo impossibilitava, ainda que Abraão e Lázaro tentasse. Abraão, então, diz ao rico ‘recebestes teus bens em vida’, ou seja, escolheu o mundo, a riqueza, as regalias mundanas, esqueceu-se dos tesouros do Céu, do que realmente importava, ‘por isso, ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento’. Ainda que em meio a lutas, Lázaro escolheu o Céu, ainda que sofrendo no mundo, não entregou sua alma ao mundo. E nós, o que escolhemos? As riquezas do mundo, ou os sacrifícios do Céu? ‘É justo que muito custe o que muito vale’.
Terça-feira, 07 de Outubro de 2025 - Lucas 16, 15 – Desejar as coisas do Alto
"Jesus disse-lhes: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus." (Lucas 16, 15)
A quem queremos enganar, ou a quem queremos impressionar? Aquele que busca as coisas do mundo, alcança somente o que é mundano, porém aplausos e sucesso em vão, não satisfazem o coração do homem, que busca a verdade, o amor, o caminho, eis então aquele que é, que era e que virá, carregando a verdade que nos dói ouvir, o amor que tanto desejamos, o caminho pelo qual queremos trilhar, que possamos, portanto, olhar para as coisas do alto, desejar e ansiar por Ele, que nada mais busquemos senão aquilo que vem de Deus.
Quarta-feira, 08 de Outubro de 2025 - Lucas 16, 10-11 – Ser fiel no pouco, para receber o muito!
"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?" (Lucas 16, 10-11)
Na passagem já dizia e nos faz pensar sobre o que estamos dispostos, e o quantos somos fieis aquilo que Deus nos dá. “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido. ” (Lucas 12:48).
Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025 - Lucas 17, 3-5 – Fé como grão de mostarda
"Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: 'Estou arrependido', lhe perdoarás. Os apóstolos disseram: 'Aumenta-nos a fé!'." (Lucas 17, 3-5)
O versículo seguinte nos diz: "se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a essa amoreira: 'Arranca-te e transplanta-te no mar', e ela vos obedecerá". Tamanho o poder da menor manifestação de fé que temos, quanto mais das entregas por inteiro. O que Jesus nos diz é que aquele que ama, crê; aquele que crê, perdoa; aquele que perdoa, salva e quem é salvo, ama. Entende o poder de acreditar? A fé não na humanidade pela humanidade, mas na humanidade por ser criação, por ser amada e sonhada por Deus, ter fé na remissão, ter fé no arrependimento, pois eles existem e neles somos renovados. Se nosso irmão peca, quanto mais nós também pecamos; e se Cristo nos ama e perdoa, pois tem fé em nossa conversão, quanto mais nós devemos amar e perdoar, ter fé na conversão dos nossos irmãos, pois nossa fé, por menor que seja, tem o poder do amor de Cristo, aquele que tudo pode.
Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025 – Lucas 17, 12-14 - Cura
"Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!". Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados." (Lucas 17, 12-14)
Jesus na sua infinita misericórdia e seguindo a sua missão terrena, realizou milagres que iriam contra os costumes da época, como por exemplo os leprosos, Foram curados, mas apenas um deles voltou para exalta-lo.
Sábado, 11 de Outubro de 2025 - Lucas 4, 42-43 – Leve o evangelho
"Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse. Mas ele disse: " é necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado." (Lucas 4, 42-43)
Jesus sabia de sua missão de levar a mensagem de Deus a todos os povos, Ele levaria a esperança e salvação a todos, não importando onde estivessem, e assim seguiu para várias cidades e vilarejos propagando o evangelho e enfrentando diversas situações para tal. E assim como Jesus, nós também somos chamados a levar o evangelho a todos os lugares, não importa quão difícil seja. Que possamos seguir o exemplo deixado por Jesus e continuarmos fiéis a essa missão.