Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 16 de Fevereiro de 2025 – Salmos 18: 30 – Caminho Perfeito - PDF
"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam." (Salmos 18: 30)
Vemos fazer como Davi, que guardou, o que Deus o ensinava, e fez da justiça de Deus um norte em sua vida. Por isso o caminho de Deus é perfeito e sua palavra é genuína, é um escudo para nós.
Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2025 – Lucas 10: 2-3 – Lobos e Cordeiros
"E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos." (Lucas 10: 2-3)
Esse trecho destaca a grande necessidade de pessoas dispostas a compartilhar a mensagem do Evangelho, mas ao mesmo tempo, alerta sobre os desafios e as dificuldades que eles enfrentarão. A imagem de "cordeiros entre lobos" simboliza a vulnerabilidade e os perigos que os discípulos podem enfrentar enquanto cumprem sua missão. É um chamado para confiar em Deus, mesmo em situações adversas.
Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025 - Lucas 10: 20 – Desejar o Céu
"Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (Lucas 10, 20)
Ninguém tem mais poder do que Deus, poder este que Ele nos permite viver e experimentar, ao nos dar dons, a cada um conforme as suas capacidades, mas Ele também nos ensina, não são os poderes ou dons que nos tornam grandes, mas nosso coração, caráter, onde e em quem depositamos nossa fé, nossa confiança, da mesma forma, devemos ser alegres, mas não pelos dons em si que temos, e sim pelo fato de sermos do céu, e ter lá o nosso lugar, portanto, independente do que somos capazes de fazer em Cristo, que em tudo façamos com olhos para o céu, desejando com alegria conquistar o lugar que é nosso.
Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025 – Lucas 10: 25-28 – Caminho ao Céu
"Levantou-se um doutor da Lei e [...] perguntou: ‘Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?’. Disse-lhe Jesus: ‘Que está escrito na Lei?’ [...] Respondeu ele: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento; e a teu próximo como a ti mesmo’. Falou-lhe Jesus: ‘Respondeste bem; faze isto e viverás’." (Lucas 10: 25-28)
Jesus sempre nos deixou claro qual é o verdadeiro caminho aos Céus, ao Pai. E ainda que pareça difícil, ele é único: amor, chegaremos ao Céu amando, sendo amor. Recebemos de Deus o maior amor do mundo, tanto somos amados que Ele entregou seu próprio Filho em remissão por nossas falhas. Pois então, o que nos impede de amar? O que nos faz medir amor aos outros? Que dureza de coração é essa que nos convence a negar o amor, a misericórdia, a bondade para as pessoas falhas, cientes de que também somos falhos? Aprendamos com Jesus, ele que viveu sem pecado algum, a ao invés de julgar, de difamar, de negar caridade, simplesmente amar. Sejamos sensíveis para que o amor de Deus não somente chegue aos nossos corações, mas transborde-os aos outros.
Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025 – Lucas 10: 39-42 – Ouvir o Mestre
"Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: ‘Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!’. Respondeu o Senhor: ‘Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada’." (Lucas 10: 39-42)
Muitas vezes com as atividades e correria do dia a dia, acabamos por perder oportunidades de ouvir a voz do Senhor nas nossas vidas, então que deixemos nossos ouvidos sensíveis para quando Jesus precisar falar conosco.
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025 – Lucas 12: 15 – Valores de Deus
"Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. ” (Lucas 12: 15)
Este aviso de Jesus é claro. A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Jesus discorda da ideia que diz que “aquele que tem mais recursos prevalece”. O foco instituído por esta linha de pensamento estabelece que a vida se constitui das coisas da criação e da obra do homem, em vez de dar ênfase a Deus e ao povo que Ele criou.
Sábado, 22 de Fevereiro de 2025 – Lucas 11: 11-13 – Generosidade Divina
"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?" (Lucas 11: 11-13)
Essa passagem se inicia com Jesus sendo questionado pelos discípulos sobre como orar, em resposta eles aprendem a oração do Pai Nosso. E Jesus ensina-os também a importância da persistência na oração e da confiança em Deus. E nesse contexto Jesus também compara a atitude de um pai com a atitude de Deus como nosso pai, e isso nos reforça o quanto Deus é um Pai amoroso para nós.