sábado, 9 de novembro de 2024

Devocional do período de 10 a 16 de Novembro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 10 de Novembro de 2024 – SMO Dia 1 – Marcos 4, 36-40 – Movendo-se com fé através da Tempestade - PDF

"Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? " Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "" (Marcos 4, 36-40)

Para que possamos entender melhor, Jesus Cristo era o próprio Deus em carne e osso. O mesmo Deus criador da terra, aquele que, com sua voz criou tudo, com perfeição, expressando uma pequena fração do seu poder. Assim criou o homem a sua imagem e semelhança, e viu que era bom e se agradou. Soprou em suas narinas o folego de vida, podemos chamar, o propósito de vida. Para que o propósito em nós seja obedecer, louvar e adorar o altíssimo, criador e todo-poderoso. As tempestades, é certo que viram, elas nos deixará com medo, confusos e cansados de tudo. Mas combatemos elas, confiando em Deus e através da fé, Ele coloca em ordem em nossas vidas, pois o altíssimo nunca nos abandona. Em Mateus 6:6 diz “Mas quando você orar a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”, os discípulos tiveram que ir até a popa (é a parte traseira do barco. É responsável por controlar a direção e a estabilidade da embarcação.) e através do medo que sentiram, usaram a fé e pediram a ajuda de Jesus. Assim, digo que nossas orações serão ouvidas, vá em seu quarto e ore, a fé é como um musculo que precisa ser exercitada todos os dias.

 

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024 – SMO Dia 2 – João 4: 13-14 – Movendo-se com fé através da Seca - PDF

"Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." (João 4: 13-14)

Jesus quer nos dar de sua Água Viva, enquanto ele nos deixa o encontrar. Seu Coração misericordioso está sempre aberto a nos esperar, onde podemos mergulhar e purificar em todo seu amor.

 

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024 – SMO Dia 3 – Mateus 7, 24-27 - Movendo-se com fé pelo Vale - PDF

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". (Mateus 7, 24-27)

O alicerce de uma rocha ecoa em Mateus 7 no novo testamento, onde vemos que um homem sábio é descrito como aquele que constrói sua vida em solo firme. As tempestades da vida irão chegar, rios irão transbordar, e dificuldades aparecerão. A questão que devemos considerar é que tipo de vida temos construído, não somente para nós mas para os outros para que possamos suportar as mais duras tempestades da vida? Temos a esperança de declarar? Temos um lugar para se refugiar? Partilhamos a esperança que temos com os outros? Preparamos o solo de uma rocha firme para as gerações futuras? E se Mateus 7 não fosse somente sobre minha casa ou minha vida, mas sobre nossa comunidade ou nosso planeta?

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024 – SMO Dia 4 – 1 Coríntios 12, 14 – Movendo-se com fé através do Campo - PDF

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” (1Coríntios 12, 14)

A passagem enfatiza como a humanidade, como criação de Deus, depende uma da outra. Todas as vozes que falam da vontade do Criador devem ser ouvidas, valorizadas e valorizadas, independentemente de privilégio ou poder. A ideia de um corpo unificado deve sempre ser uma parte central do nosso discurso como criação de Deus. Toda a humanidade tem uma casa. Devemos respeitar a terra, berço da humanidade. Do chão fomos criados, somos pó e ao pó retornaremos. Nosso pão vem da terra.

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024 – SMO Dia 5 – Daniel 3: 23-25 – Movendo-se com fé através do Fogo - PDF

"Mas os três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram, amarrados, na fornalha de fogo ardente. Então, o rei Nabucodonosor ficou surpreso e levantou-se rapidamente. Ele disse aos seus conselheiros: 'Não foram três homens que jogamos amarrados no fogo?' Eles responderam ao rei: 'É verdade, ó rei.' Ele respondeu, 'Mas eu vejo quatro homens soltos, andando no meio do fogo, e eles não estão feridos, e o quarto homem tem a aparência de um deus'." (Daniel 3: 23-25)

A história de Sadraque, Mesaque e Abednego é um testemunho poderoso do poder protetor e purificador da fé. Embora muitas vezes seja um símbolo de destruição, o fogo também representa purificação, força e presença divina. Em nossas vidas enfrentamos muitos incêndios metafóricos – desafios – que testam a nossa determinação e fé. Confiando em Deus e aderindo aos Seus ensinamentos, podemos superar essas provações e emergir mais fortes, assim como Sadraque, Mesaque e Abednego fizeram. A história deles nos lembra que Deus está sempre conosco, guiando-nos e protegendo-nos enquanto enfrentamos os desafios da fé, da justiça e da retidão. Através destas provações, somos purificados e aproximados do Reino eterno e inabalável de Deus.

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024 – SMO Dia 6 – Êxodo 13: 17-22 – Movendo-se com fé através da Escuridão - PDF

"E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.  Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito. E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.  Assim partiram e o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite" (Êxodo 13: 17-22)

Você já passou por momentos em sua vida em que se sentiu abandonado a vagar pelo deserto ou a caminhar na escuridão? Você conhece a sensação de ver uma luz na escuridão?

Sábado, 16 de Novembro de 2024 – SMO Dia 7 – João 3, 5-8 – Movendo-se com fé pelo Mundo - PDF

“Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito" (João 3, 5-8)

Hoje, ao encerrarmos o tempo juntos, queremos ter tempo para ouvir a Deus em meio à pressa, preocupação e agitação do nosso mundo. É importante que pratiquemos isto juntos, porque não é fácil. Também pode ser tentador apenas estar quieto para ouvir tornar-se uma parte do nosso ritmo diário regular. O que seria se nós nos movêssemos através do nosso dia e para o mundo com a capacidade de diminuir a estática e o ruído ao nosso redor, os terremotos e os ventos fortes, para nos conectarmos com o divino em um sussurro.