Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 16 de Março de 2025 – Salmos 122: 1 – Casa do Altíssimo - PDF
"Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’." (Salmos 122: 1)
Em muitos momentos fazemos ou vamos para um lugar no automático, felizes ou não. Em todo memento de nossa vida vamos ao Senhor na casa d'Ele, o altíssimo nos enchera de sua alegria e não nos faltará nada.
Segunda-feira, 17 de Março de 2025 – Levítico 19: 33-34 – Empatia
"Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem. O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." (Levítico 19: 33-34)
A instrução para amar os estrangeiros como a si mesmos é um chamado à empatia, lembrando ao povo de Israel que eles também foram estrangeiros no Egito. Essa lembrança incentiva a compaixão e a solidariedade.
Terça-feira, 18 de Março de 2025 - Mateus 23, 3.11-12 - Santidade não é status
"Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam [...] Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado". (Mateus 23, 3.11-12)
Devemos ser cautelosos, nossa fraqueza humana é ambiciosa e busca sempre os primeiros lugares para suprir uma carência por atenção, gostamos de ter os olhos do mundo sobre nós, e esquecemos que temos os olhos de Cristo, e isso basta, porém, santo é aquele que se alegra pelo último lugar, que se alegra com o engrandecer do outro, que serve sem buscar ser servido, que é atento aos ensinamentos de Deus e os pratica, por amor e não por vaidade, santidade não é status, é uma missão daqueles que abraçam a sua cruz como Cristo ensinou.
Quarta-feira, 19 de Março de 2025 – Levítico 25: 35-36 – Ajude o teu irmão
"Se alguém do seu povo empobrecer e não puder sustentar-se, ajudem-no como se faz ao estrangeiro e ao residente temporário, para que possa continuar a viver entre você. Não cobrem dele juro algum, mas temam o seu Deus, para que o seu próximo continue a viver entre vocês." (Levítico 25: 35-36)
Ele nos quer irmãos que nós saibamos cuidar uns dos outros assim quando o outro necessitar sem querer algo em troca ajudaremos sem perguntar o porquê sem julgamentos pois é um ato que Ele tem conosco e Ele quer também a nossa misericórdia.
Quinta-feira, 20 de Março de 2025 – Lucas 18: 31-33 – Anuncio da Paixão de Cristo
"Em seguida, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: 'Eis que subimos a Jerusalém. Tudo o que foi escrito pelos profetas a respeito do Filho do Homem será cumprido. Ele será entregue aos pagãos. Hão de escarnecer dele, ultrajá-lo, desprezá-lo; baterão nele com varas e o farão morrer; e ao terceiro dia ressurgirá'." (Lucas 18: 31-33)
O que é a Paixão de Cristo para nós? O que significa a entrega de Jesus na cruz? A que somos chamados, então, ao sermos tanto amados, a ponto de nossas vidas valerem um Deus flagelado e crucificado, se não ao amor, e amor de entrega? Jesus não escondeu que sua missão no mundo era nos salvar e que, para isso, Ele teria de sofrer, Ele teria de se sacrificar; assim como, em nenhum momento Ele nos diz que segui-Lo é sinônimo de sossego, facilidade. Sim, Jesus nos garante a glória, a Vida Eterna testemunhada em sua ressurreição, mas passa por sacrifícios para alcançá-la; sua Paixão é a certeza de nossa Salvação, mas também é um convite para sermos corajosos, para enfrentarmos nossas dores, nossos sacrifícios, para entregarmos nossa vida, assim como Jesus o fez, morrendo para o mundo e vivendo para o Céu. Só conseguiremos alcançar isso, se amarmos e agirmos por amor a Deus.
Sexta-feira, 21 de Março de 2025 – Lucas 9: 3-6 – Pregação
"E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles". Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.” (Lucas 9: 3-6)
Jesus reúne os discípulos e os convocam a saírem dois a dois para evangelizar por todos os povos em nome do Criador nosso Deus e assim foi feito a sua vontade de amor, cura e perdão.
Sábado, 22 de Março de 2025 – Lucas 11: 11-13 – Generosidade divina
"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11: 11-13)
Essa passagem se inicia com Jesus sendo questionado pelos discípulos sobre como orar, em resposta eles aprendem a oração do Pai Nosso. E Jesus ensina-os também a importância da persistência na oração e da confiança em Deus. E nesse contexto Jesus também compara a atitude de um pai com a atitude de Deus como nosso pai, e isso nos reforça o quanto Deus é um Pai amoroso para nós.