Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 19 de Janeiro de 2025 – Gálatas 3: 13-14 – Fé, Obediência e Lei - PDF
"Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé." (Gálatas 3: 13-14)
Jesus Cristo obediente que foi aqui na terra e, pela lei se sacrificou em nosso lugar para que tenhamos Fé em abundância. Essa Fé que é um instrumento do Espírito Santo, para desbloquear e abrir portas de bênçãos em nossas vidas. Portando irmão sejamos obedientes assim como Jesus, que nos sacrifiquemos todos nossos dias para que tenhamos Fé abundante e o Espírito Santo aja em nós.
Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025 – Lucas 6: 21 – Promessas
"Jesus olhou para os seus discípulos e disse: Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês. Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura." (Lucas 6: 21)
Ao declarar que os pobres e os famintos são felizes, ele enfatiza que o verdadeiro bem-estar não está nas posses materiais, mas na relação com Deus e na esperança de um futuro melhor. A promessa do Reino de Deus é uma garantia de que aqueles que sofrem na terra encontrarão consolo e satisfação.
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025 - Lucas 6: 22-23 – Bem-aventurados os que escolhem o Céu
"Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu." (Lucas 6: 22-23)
Somos estrangeiros aqui, vivemos em busca do Céu, de alcançarmos a vida Eterna na presença de nossos Deus. Para tanto, nossas ações, nossas condutas e nosso olhar devem ser fixos em Jesus e em seu agrado. Cientes disso, temos também de compreender que não agradaremos ao mundo, ao contrário, não seremos compreendidos por eles, mas isso não deve nos abalar. Se o mundo se voltar contra nós, alegremo-nos, é um sinal de que estamos vivendo pelo Céu.
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025 – Lucas 6: 34-35 – Amai vossos inimigos
"Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada." (Lucas 6: 34-35)
‘Amai a Deus sobre todas as coisas e amai aos vossos irmãos como a ti mesmo’, disse Jesus quando lhe perguntaram qual o mandamento mais importante. Se amarmos a Deus sobre tudo, da mesma forma, aos nossos irmãos e a nós mesmos amaremos. Porém, amar aos irmãos não nos restringe amar àqueles aos quais temos afinidade, mas a todos que passam por nossas vidas. Qualquer um é capaz de amar quem também lhe ama, mas, somente quem ama a Deus, conseguirá amar também aquele que o machuca, pois compreende que são essas pessoas que mais necessitam do amor de Deus.
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025 – Lucas 6: 36,39,42 – Sede misericordiosos
"Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. [...] Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? [...] Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o cisco do olho de teu irmão." (Lucas 6: 36,39,42)
Somos todos pecadores, todos erramos e acertamos, somos suscetíveis a cair, para tanto, não cabe a nós julgar as condutas daqueles que estão ao nosso redor. Claro, se estamos diante de uma situação de injustiça, na qual somos capazes de compreender o conflito e reconhecer a melhor forma de resolver, façamos com misericórdia e amor, pois dessa forma age nosso Senhor e, da mesma forma, Ele deseja que façamos. Contudo, se nossas ações são baseadas em julgamento, em emoções como raiva, braveza, desprezo; serão atitudes de mesmo cunho que não trarão justiça, mas aumentarão o conflito. Tenhamos em mente: a justiça é feita por Deus e não por mãos humanas; aprendamos, então, assim como Jesus, a olhar com caridade e amor para cada momento e circunstância de nossa vida, para que na misericórdia compreendamos que da mesma forma que o outro erra, também eu erro, assim juntos devemos nos corrigir e progredir.
Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025 – Lucas 6: 47-49 – Prudência
"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6: 47-49)
Sejam prudentes com a palavra de Cristo e andarão por caminhos retos e protegidos até entre os vales mais perversos da vida.
Sábado, 25 de Janeiro de 2025 – Lucas 7: 6-7 – Fé
"Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; por isso, nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado." (Lucas 7: 6-7)
Que fé demonstrou ter esse centurião que recorreu à Jesus, em suas limitações e compreensão de pequenez. Sem que precisasse ver, ele recorreu a Jesus, simplesmente confiou, e, pela sua fé, assim Jesus o fez. Que as palavras e a fé desse pequenino, seja também a nossa oração e fé: ‘Jesus, ainda que indigno, peço a ti que seja feita a tua vontade em minha vida e a de todos que me cercam’.