sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Devocional do período de 20 a 26 de Outubro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 20 de Outubro de 2024 – Salmos 106: 2-3 – Perseverar na retidão e justiça do Altíssimo - PDF

"Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo louvor que lhe é devido? Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!" (Salmos 106: 2-3)

Nesse capítulo cita os feitos do altíssimo para livrar seu povo do Egito, percebemos que o povo passou por um longo processo, de conhecer o altíssimo verdadeiramente. Por várias vezes o povo falhou, mas Deus os redimiu, ensinou a serem perseverantes no caminho que leva a Ele. Nesses versículos questiona quem pode descrever ou declarar o louvor a Deus, em seguida responde "os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!".

 

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024 – 2 Coríntios 1: 5-6 – Sofrer em Cristo - PDF

"Com efeito, à medida em que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação." (2 Coríntios 1: 5-6)

Pouco antes dessa passagem, ainda no primeiro capítulo da segunda carta de Paulo aos Coríntios, o apóstolo bendiz ao Senhor, nomeando-o Pai da misericórdia e consolação. Nosso Deus é manso e humilde de coração, é o verdadeiro significado de amor, portanto, é também consolador em meio a aflições e dificuldades. Sim, nós passamos por diversas dessas aflições, temos nossos momentos de fraqueza e de tristeza. Deus permite que soframos, mas permite para que compreendamos que é n’Ele e somente n’Ele que encontraremos o verdadeiro consolo e completude. Ele nos permite decepções para que percebamos que nossa felicidade não deve vir das coisas mundanas e transitórias, apenas do Céu em sua eternidade. E é com os olhos voltados para lá que devemos caminhar. Que possamos entregar nossas aflições à Deus, e n’Ele encontremos conforto e consolo.

 

Terça-feira, 22 de Outubro de 2024 – 2 Coríntios 1: 12 – Caminhamos na estrada de Jesus - PDF

"A razão da nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, no mundo e particularmente entre vós, temos agido com santidade e sinceridade diante de Deus, não conforme o espírito de sabedoria do mundo, mas com o socorro da graça de Deus." (2 Coríntios 1: 12)

Ah que grande motivo de alegria, viver na graça de Deus, viver na busca pela santidade, doloroso é o caminho, mas feliz é a razão de caminhar, e o objetivo a se alcançar, porém, caminhar para a santidade é caminhar na contramão do mundo, logo, abrir mão da "sabedoria" que diz o mundo, e viver a "loucura" que é Cristo, afinal caminhar na direção do mundo é traçar os passos para a própria perdição.

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024 – 2 Coríntios 2: 5, 7-8 – Perdão - PDF

"Se alguém causou tristeza, não me contristou a mim, mas de certo modo [...] a todos vós. [...] Assim deveis agora perdoar-lhe e consolá-lo [...]. Peço-vos que tenhais caridade para com ele." (2 Coríntios 2: 5, 7-8)

Existem sim as pessoas que causam tristeza e que machucam aos outros, contudo, ainda que não concordemos, são essas as pessoas que mais necessitam do perdão e do amor. Muitos deles não sabem amar, pois não vivenciaram ambientes e experiências nas quais foram amados. Sejamos amor.

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024 – 2 Coríntios 2: 14 – Perfume de Cristo - PDF

"Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar." (2 Coríntios 2: 14)

É em Deus que nós encontraremos a verdade e a glória, para tanto, tudo isso pertence à Ele. Quando reconhecemos que nossas vitórias, lutas e batalhas, nossas conquistas e felicidade pertencem à Deus e por Ele nos é dada, passamos a ser anunciadores dessas obras. Agradecer à Deus por cada um de nossos passos nos faz ter intimidade com nosso Senhor e essa intimidade torna-se transparente, torna-se brilho em nossas vidas. Nas palavras da passagem, tornam-se perfume exalado, no qual, por onde passamos, deixamos rastros de Cristo, deixamos o conhecimento da vida em Deus e de suas obras, portanto, passamos a ser anunciadores das boas obras. Que, verdadeiramente, possamos exalar Jesus em nosso caminhar, para que os que caminham conosco e passam pela nossa estrada, sintam a presença de nosso Senhor.

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024 – Tiago 4: 14,17 – Pratique o bem - PDF

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. ” (Tiago 4: 14,17)

Nossa vida é como um vapor que pode dissipar-se no ar, lembremos que Deus nos deu o sopro da vida e disse: eu vos dou a vida e vida em abundância, mas para viver em paz e em comunhão com Deus e não em pecado. Valorize a sua vida e daí graças a Deus praticando o bem as outras pessoas.

Sábado, 26 de Outubro de 2024 – 2 Coríntios 3: 12-13 – Apeguemo-nos à luz - PDF

"Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro. Não fazemos como Moisés, que cobria o rosto com um véu para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que era transitório." (2 Coríntios 3: 12-13)

Moisés, por conta de suas constantes visões, possuía um semblante resplandecente de luz, porém cobria-lhe a face para esconder o desaparecimento deste brilho. Essa luz é graça resultante da vontade de Deus, logo, é como que pedaço da glória divina, pedaço do Céu, é como que pequena experiência do Reino de Deus. Mas não O é de fato, não é a eternidade por definitivo, é ainda algo transitório, como um dia de felicidade genuína que pode se desmontar no aparecer de uma tragédia. Nós costumamos alimentar nossa esperança de chegar ao Céu à cada graça recebida e vista por nós, mas, na mesma medida, nos deixamos levar pela decepção ou desesperança ao nos depararmos com a escuridão e dificuldades, ao invés de compreender que ainda que essas últimas existam, já que nossa vida é inconstante, não devemos perder a chama de esperança de encontrar-se com Jesus face-a-face em seu Reino. Que, ainda que diante as dificuldades e escuridões de nossos corações, assim como Moisés, possamos ocultar a desesperança do fim e nos apegar a esperança da luz.