sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Devocionais do período de 23 a 29 de Janeiro

 

Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 23 de janeiro de 2022- Tiago 4: 13 - 17 – Cuidado com a Autossuficiência - PDF

“Eis agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:13-17).

Não há nada de errado fazer planos, Deus é o nosso criador e não só planejou o nosso ser, mas também a nossa história, agir sem consultá-lo antes é loucura, pois somos limitados quanto à visão global da nossa vida e das outras pessoas que de alguma forma serão afetadas por nossas ações.

Segunda, 24 de Janeiro de 2022- Josué 8:1 - Escute os conselhos. - PDF

"O Senhor disse a Josué: “Não tenha medo nem desanime! Pegue todos os seus homens de guerra e avance contra Aí, pois eu lhe entreguei o rei de Aí, seu povo e sua terra. " (Josué 8:1).

Antes de tomar qualquer decisão em nossa vida, devemos consultarmos ao Senhor. O conselho dos homens é bom, mas nunca superam os conselhos de Deus.

Terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Mateus 10: 8 - Fazer o bem pelo bem. - PDF

"Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça." (Mateus 10: 8).

Somos agraciados pelo amor do Pai, Ele é aquele que nos consola e conforta, aquele que nos cura e nos garante aquilo que necessitamos, sem exigir de nós nada em troca, Deus faz o bem por amor e pelo simples fato de buscar o melhor para nós, porém em nosso egoísmo, somos habituados a ajudar quando nos convém, a fazer trocas e não gestos do puro amor, que possamos nos abandonar um pouco mais para reconhecer a necessidade do outro, e nos contentar em receber de volta o sorriso ou o mais singelo agradecimento, que a nossa recompensa seja ver o bem de nosso irmão, e saber que fomos instrumentos da graça de Deus na vida de alguém.

Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022 - Josué 9, 22-23 - Não confie no óbvio - PDF

 "Então Josué convocou os gibeonitas e disse: "Por que vocês nos enganaram dizendo que viviam muito longe de nós, quando na verdade vivem perto?

Agora vocês estão debaixo de maldição: Nunca deixarão de ser escravos, rachando lenha e carregando água para a casa do meu Deus". (Josué 9:22,23).

Neste capitulo, Josué faz uma aliança com o povo Gibeonitas, sendo enganado por eles, pois este povo deveria ser destruído, assim como todos os outros povos da terra de Canaã. Confiando no óbvio e cometendo um erro. Pois Josué não consulta a Deus, e sim confia no homem.

E quantos de nós não cometemos o mesmo erro? Achando que muitas coisas não precisam ser colocadas diante de Deus em oração e buscando o caminho do Senhor. Nem sempre o óbvio e fácil é o caminho.

 

Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - João 15: 20,22 - Dias Melhores - PDF

"[...] Chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, pela alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria." (João 15:20,22).

Por mais difícil que seja a situação, a dor, a dificuldade que estamos passando, como na passagem diz, as dores do parto; após essa tormenta, as alegrias de ter a criança superam todo o sofrimento. Assim também nós, precisamos entender que por maior que seja a dor, dias melhores nos chegarão, pois toda a dificuldade aos olhos de Deus tem uma razão muito maior, que nem sempre entendemos.

 

Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 – Josué 20: 1-3 - Refugio do Senhor - PDF

Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés, para que fuja para ali o homicida, que matar alguma pessoa por engano, e não com intenção; para que vos sirvam de refúgio contra o vingador do sangue. (Josué 20: 1-3).

O grande símbolo das cidades refúgio é Cristo. Ele é o lugar onde podemos nos esconder até que o perigo passe. Jesus é um lugar seguro, uma torre alta, aquele que sara as nossas feridas e cuida de nossa alma.

 

Sábado, 29 de Janeiro de 2022 - Mateus 6: 33- 34 - Preocupados e ansiosos - PDF

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações.  Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." (Mateus 6: 33-34).

Vivemos muitas vezes preocupados com situações do nosso dia, da nossa semana que nem mesmo aconteceram, ou nem saberemos se realmente vai acontecer, e que muitas vezes estão fora do nosso controle. E nesses momentos, devemos lembrar que Deus nos ensinar a viver um dia de cada vez, e que Ele está no controle de tudo, que Ele jamais irá nos desamparar. Portanto, entregue para Deus suas preocupações e confie