sábado, 6 de janeiro de 2024

Devocional do período de 07 a 13 de Janeiro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 07 de Janeiro de 2024 - 2 Timoteo 4: 15-18 – Abri o coração intensamente - PDF

"Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém" (2 Timóteo 4: 15-18)

Nesta passagem, Paulo nos ensina como apegar-se palavra e a praticá-la, para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da fé. A palavra ministrada pelo Espírito é a viva e atuante voz de Deus para nós! Através do perdão a todos Ao perdoar os outros, Paulo seguiu o ensino e o modelo de Jesus, o exemplo de Estêvão, a quem Paulo vira morrer, e seu próprio ensino. Como também é salvo de um grande perigo e agradece. Ações estas que precisaríamos incluir nas nossas vidas como exemplo a ser segui de coração aberto.

 

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024 - Marcos 1: 40-42 - Deus é misericordioso - PDF

“Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: ‘Se quiseres, podes purificar-me!’ Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero. Seja purificado!’ Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.” (Marcos 1: 40-42)

O leproso tinha consciência da sua doença, e pediu a intervenção de Jesus em sua vida. A doença pode ser encarada como o pecado em nossa vida, e assim podemos reconhecer a nossa condição e pedirmos a misericórdia do Senhor. Deus sempre quer nos curar, e quando pedimos a sua ajuda, na hora certa, Ele resolve todas as coisas.

 

Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024 - Marcos 2: 11 - Levanta-te - PDF

"Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa”. (Marcos 2: 11)

Não há mais fraqueza quando na presença de Cristo, pois Ele é a nossa força, nada nos paralisa, nada nos torna imóvel, portanto ide ao encontro d'Ele, buscai-o, mas uma vez em sua presença, se atente a não mais se deixar fraquejar por qualquer coisa, a não mais ser barrado pelo medo, força para se levantar, assumir suas responsabilidades como quem pega o seu leito, assumir seus fardos e sua cruz, pois ela será também a fonte da sua salvação, e retorne como alguém novo, a levar e testemunhar o amor de Cristo.

 

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2023 – Marcos 2: 17 - Ele veio pelos pecadores - PDF

"Ouvindo-os, Jesus replicou: ‘Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim para chamar os justos, mas os pecadores’" (Marcos 2: 17)

O Reino de Deus é para todos nós e somos convidados, assim como Jesus fez, a chamar e instigar cada vez mais pessoas para transformarem suas vidas e dá-las à Ele, principalmente, as pessoas que estão mais distantes de Deus e próximas do pecado. São esses irmãos que devemos acolher e a quem devemos nos doar, pois são eles que mais necessitam de nossa ajuda para chegar em Deus e para viver do amor. Se Deus mandou seu único filho para salvar os pecadores, não somos nós quem iremos rejeitá-los, ao contrário, afinal, somos tão pecadores quanto e devemos juntos, e no amor, buscar a Cristo.

 

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024 - Marcos 2: 20,22 - Jejum - PDF

"Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. [...] E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e se perderá juntamente com os odres; mas para vinho novo, odres novos." (Marcos 2: 20,22)

Na passagem, compreendemos o esposo, enquanto Jesus, em um momento em que Jesus habitava fisicamente entre nós. Nela, somos convidados a nos conscientizar de que após sua vinda em carne, ele estaria entre nós em espírito. E somos chamados a todo momento a recebê-lo em nossos corações, em nossos pensamentos e em nossas atitudes, contudo, temos de estar purificados, para fazer de nosso interior um templo santo e digno à Ele. Não temos como convidá-Lo à nossa casa, se estivermos marcados pelo pecado. Que possamos, portanto, buscar a santidade e a pureza, tornando nós mesmos um sacrário em que Ele possa habitar.


Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024 – Lucas 12: 15 – Valores de Deus - PDF

“Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12: 15)

Este aviso de Jesus é claro. A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Jesus discorda da ideia que diz que “aquele que tem mais recursos prevalece”. O foco instituído por esta linha de pensamento estabelece que a vida se constitui das coisas da criação e da obra do homem, em vez de dar ênfase a Deus e ao povo que Ele criou.

Sábado, 13 de Janeiro de 2024 - Isaías 41: 10 – Não tenhais medo - PDF

"Não fiquem com medo, pois estou com vocês, não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo, eu os protejo com a minha forte mão." (Isaías 41: 10)

Em muitos momentos temos medos, ficamos aflitos com diversas situações e achamos que não teremos forças para superar, e isso faz parte de nós como ser humanos, mas são nesses momentos que devemos nos lembrar que nossa força, nossa proteção vem de Deus, da nossa fé n’Ele. Portanto, são nesses momentos em que devemos crer ainda mais.