Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
Domingo, 16 de Novembro de 2025 – Lucas 11, 28 – As verdadeiras Verdades - PDF
"Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam!" (Lucas 11, 28)
Jesus proclama isso após a multidão afirmar sobre que seria bem aventurado, ou seja, aquele que alcançou grandes coisas, a quem se reserva coisas boas, e Jesus então nos coloca que só o é, aqueles que estão atentos aos ensinamentos de Deus, e agem conforme essa verdade, dizia isso pois estava diante de um povo incrédulo, incapaz de abrir mão de suas falsas verdades, miseras certezas, um povo que precisava de amor, mas buscaram sinais, um povo que precisava de decisões mas procuraram sentimentos, não sejamos esse povo, o que mais esperamos de Deus para confiar e nos entregar inteiramente à Ele? Que possamos nos despir de nosso ego, e viver por Cristo.
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025 – 1 Tessalonicenses 1, 6-7 – Imitadores de Deus - PDF
"E vós vos fizestes imitadores nosso e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia." (1 Tessalonicenses 1, 6-7)
Somos chamados, pelo próprio Cristo, a sermos santos como nosso Pai é Santo, perfeitos, como nosso Pai é perfeito; nessa mesma ciência, Paulo nos recorda a alegria de ver os cristãos de Tessalônica vivendo segundo a vontade de Deus, como imitadores de nosso Senhor; ainda que diante te tantas dificuldades, transbordavam a alegria viva do Espírito Santo. Que possamos, dessa mesma forma, renunciarmos a nós mesmos, reconhecermos nossa pequenez, para que, dessa forma, abramo-nos ao poder e amor de Deus, transparecidos nas manifestações de Teu Espírito Santo, que habita e age em nossos corações.
Terça-feira, 18 de Novembro de 2025 – 1 Tessalonicenses 2, 4 – Agradar a Deus - PDF
"Mas, como Deus nos julgou dignos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar os homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações." (1 Tessalonicenses 2, 4)
Não tenhamos medo de como seremos vistos e recebidos diante de uma vida entregue à Cristo, afinal, assim fazemos por Ele e, tão somente, à Ele; toda e qualquer opinião alheia a vontade de Deus não nos deve atingir, pois não nos deve alcançar. Se pregamos o Evangelho, com palavras, com ações, com cuidados, olhares e gestos, assim o fazemos para Deus, para que conheçam a Deus, para que encontrem o amor do Pai, não por nós mesmos. Que possamos ter a coragem e a tranquilidades de filhos que agem segundo a vontade do Pai, cientes de que o mundo não lhes entrega o que apenas o Pai é capaz de entregar; que nossos olhos estejam fixos no Céu.
Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025 – 1 Tessalonicenses 2, 13 – Olhos em Deus - PDF
"Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a Palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como Palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis." (1 Tessalonicenses 2, 13)
Assim como devemos ser imagem e semelhança de Cristo, renunciar a nós e nossas vontades, transbordar em nós o agir do Espírito Santo, para que olhem para nós e não nos vejam, mas a Cristo habitante de nossos corações; também, nós, devemos olhar com os olhos tomados por Cristo, com olhos que O buscam, observam-no, que O encontram. Nosso Senhor está presente no nosso cotidiano, mas só somos capazes de percebê-Lo, se O buscarmos. Sim, devemos ver e ouvir, mas filtrar e encontrar a real presença de Deus vivo.
Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025 – 1 Tessalonicenses 3, 1.3 – Propósito - PDF
"Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé, para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso." (1 Tessalonicenses 3, 1.3)
Paulo, preocupado com seus irmãos em Cristo de Tessalônica, envia Timóteo para não deixar com que as perseguições, lutas e provações os desanimem do caminho de Cristo, mas o mesmo já os lembra de algo que Jesus havia dito anteriormente: "... Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Jesus já nos avisava que estaremos nesse mundo para pelejar, mas Ele também nos ensina que Ele é o caminho para vencermos o mundo, não será um caminho fácil, em nenhum momento isso é prometido, mas com Cristo somos mais que vencedores!
Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025 – Jó 8, 19-22 – Justiça - PDF
"Eis que este é a alegria do seu caminho, e outros brotarão do pó. Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores; Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo. Os que te odeiam se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais." (Jó 8, 19-22)
O Senhor sempre se alegrará com as boas novas e também se alegrará com aqueles que verdadeiramente se arrependerão, pois todos falham e merecem o perdão, mas aqueles que não são justos e não perdoam de coração endurecido, receberão a mesma quantia no final.
Sábado, 22 de Novembro de 2025 – Lucas 12, 15.21 – Abundância - PDF
"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Lucas 12, 15.21)
Jesus nos alerta sobre o cuidado em relação a tentação de ter e possuir bens materiais. Quando as pessoas vivem a cobiçar o que querer, perdem a direção do sentido da vida. A nossa vida não deve consistir na abundância dos bens materiais que temos, mas sim no amor a Deus, é n’Ele que deve estar a nossa busca diária.