sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Devocional do período de 28 a 03 de Fevereiro

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 28 de Janeiro de 2024 - Êxodo 12: 19-20 - Celebração da Páscoa - PDF

"Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos"(Êxodo 12: 19-20)

Celebração da Páscoa, o Senhor deixou claro que aquele dia seria um memorial para todos os israelitas ao longo das gerações futuras, de modo que eles tinham de celebrar a Páscoa como um decreto eterno e uma festa ao Senhor. Deus ainda deixou mais algumas regras específicas sobre a celebração da Páscoa: Os israelitas tinham de comer pão sem fermento durante sete dias. Logo no primeiro dia o fermento tinha de ser tirado de suas casas. Quem comesse qualquer coisa fermentada durante esses dias, sofreria a eliminação da congregação de Israel. Nesse contexto, o fermento foi colocado como um símbolo de corrupção. Haveria santa convocação no primeiro e no último dia da celebração. Então nenhum trabalho podia ser executado nesses dias. A única exceção era o trabalho de preparar a refeição para todos.


 

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024 - 2 Timóteo 1: 6-7 - Agir e abençoar - PDF

"Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você. Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." (2 Timóteo 1: 6-7)

Na carta de Paulo a Timóteo, encontramos palavras que ecoam a importância de ativar e nutrir os dons que Deus nos concede. Paulo encoraja Timóteo a reacender o dom de Deus que está dentro dele. Essa passagem nos lembra que os dons não são apenas presentes divinos, mas também responsabilidades que precisamos cuidar, desenvolver e usar para o bem do próximo e para a glória de Deus.

 

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024 - 2 Timóteo 1: 13 - Vivendo pelo amor - PDF

"Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo" (2 Timóteo 1: 13)

Já ouvimos a verdade, já aprendemos sobre o amor, já temos consciência daquilo que é correto, o que nos impede então de viver a verdade de Cristo senão a nossa própria comodidade ou o medo? Enquanto nossa preocupação for em agradar o mundo, estaremos em desagrado a Deus, portanto busquemos olha para Cristo acima de todas as coisas, busquemos as coisas do alto, conservar em nossos corações a fé e a caridade, não é aceitando as mentiras do mundo que conquistaremos almas para o céu, mas instruindo pelo amor a Deus.

 

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024 – 2 Timóteo 2: 11-12 – Aceitar a gloria divina! - PDF

“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (2 Timóteo 2:11,12)

Manter nosso coração em Deus, ser cristão e devemos enfrentar as dificuldades para receber a glória eterna.

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024 - Apocalipse de João 4: 11 - A grandeza de Deus - PDF

"'Tu és digno, Senhor, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas. Por tua vontade é que elas existem e foram criadas'."(Apocalipse de João 4: 11)

Deus é muito grande e poderoso, tem os olhos atentos a tudo e todos, pois foi Ele quem pensou e criou tudo. Nós, devemos respeitar essa grandeza e seu poder, o reverenciando com nossas vidas.


Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024 – João 13: 34-35 - O verdadeiro amor - PDF

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:34-35)

Jesus estabeleceu os bons relacionamentos com o mandamento. Ele foi muito claro ao definir o modelo de amor que temos que ter com o ¬próximo: “como Eu vos amei”. O assunto é mais sério do que parece. Não é uma questão de você gostar de quem quiser e rejeitar quem não lhe agrada. Não é um tema de impulso pessoal, de ser generoso com quem poderá nos retribuir, mas amar sem barreiras nem interesses. Esse é o verdadeiro amor fraternal de Cristo nosso Senhor.

Sábado, 03 de Fevereiro de 2024 - 2 Timóteo 3: 1-5 – Último dias - PDF

"Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, orgulhosos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus." (2 Timóteo 3: 1-5)

Vivemos em um momento em que se vê muito disso do que nos foi avisado nessa passagem, onde vemos crianças e adultos com tais pensamentos e comportamentos, onde é difícil viver em Cristo, mas é justamente nessas situações em que devemos estar em Cristo, viver na fé e na esperança que Ele nos deixou, ainda que seja desafiador, pois Ele sabia que passaríamos por isso.