sábado, 14 de outubro de 2023

Devocional do período de 15 a 21 de Outubro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 15 de Outubro de 2023 - Salmos 119: 12-16 – O que seguir? - PDF

"Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra" (Salmos 119: 12-16)

No nosso caminho da vida, existem vários caminhos, e cabe constantemente nos perguntarmos "o que e qual seguir?", e este salmista nos diz, à corrupção original, todos acrescentaram pecado real. A ruína dos jovens é viver sem nenhuma regra ou escolher regras falsas: deixe-as seguir as regras das Escrituras. Duvidar de nossa própria sabedoria e força, e depender de Deus, prova que o propósito da santidade é sincero.

 

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023 - Tiago 1: 2-3 - Alegrem-se nas dificuldades! - PDF

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança." (Tiago 1: 2-3)

Há um ditado popular que fala algo como: "Prego que se destaca, leva martelada", então se estivermos sendo provocados, tentados e perseguidos, significa que nós estamos no caminho certo, na direção correta, e que pessoas estão tentando nos tirar da direção correta, e é nessa hora que precisamos ter foco e perseverança.

 

Terça-feira, 17 de Outubro de 2023 - Tiago 1: 13-14 - Escolha por Cristo - PDF

"Deus nunca é tentado a fazer o mal, e ele mesmo nunca tenta alguém. A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam." (Tiago 1: 13-14)

A como o mal é inteligente em nos levar as ruínas, pois sabendo que não tem poder sobre nós, nos enviam tentações, feitas sob medidas para nós, para que por conta própria escolhamos o pecado, e este nos leva a morte mesmo que em vida. Que possamos voltar a Deus, escolher ser mais fortes que o pecado, mais fortes que a tentação, se entregar e doar a vida por Cristo, não voltar mais para o buraco do qual Deus nos tem tirado, que a nossa escolhe seja sincera e sempre por Ele. 

 

Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023 - Tiago 1: 26-17 - Princípios - PDF

"Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião. A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se pura das corrupções deste mundo". (Tiago 1: 26-27)

Ser cristão não é apenas conhecer os princípios e valores vitais de Deus, mas vive-los em sua essência. Não basta saber o que é o certo, saber os mandamentos, saber fazer o bem, saber ser caridoso e piedoso, se você não de fato. Que possamos viver a Palavra e os princípios determinados pelo nosso Pai, para que busquemos nossa salvação e a do irmão que se aflige ao nosso entorno.

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023 - Provérbios 16: 9 - O Senhor é o Rei - PDF

"O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos." (Provérbios 16: 9)

Quantas vezes nos pegamos em dúvida sobre o porquê das coisas, das situações, das dificuldades, nós podemos planejar tantas coisas, esperar sobre elas, mas a decisão, a palavra final é do Senhor, Rei, e Pai de todos nós. Um pai jamais desejará um caminho ruim ao seu filho, embora, seja muito difícil, nós enquanto humanos e pecadores acreditar n’Ele, façamos o esforço diário de confiar em Deus.


Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023 - Tiago 2: 14-16 – Fé e obras - PDF

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Por ventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2: 14-16)

Tiago nos diz deste trecho que a nossa fé precisa ser acompanhada de nossa ação, pois não adianta dizer apenas as coisas belas as pessoas e não ter atitude de ajuda-las verdadeiramente, seja com alimento ou roupas para aqueles que passam frio e fome. Jesus mais uma vez no seu exemplo, nos diz: de que adianta dizer que tem fé se não vejo suas obras.

Sábado, 21 de Outubro de 2023 – 1 Coríntios 10: 13 – Provações - PDF

“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam, mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não tem forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1 Coríntios 10: 13)

Todos nós passamos momentos de provações em algum momento de nossas vidas, e pensamos que não conseguiremos seguir adiante, pensamos em desistir, mas quando estamos com Deus e confiamos no seu amor por nós, temos a certeza de que Ele não dará um fardo mais pesado do que conseguimos carregar, ele nós dará somente aquilo que irá nos fortalecer.