sábado, 7 de novembro de 2020

Semana Mundial da Oração 2020 (#SMO2020)

Semana Mundial da Oração 2020 - 8 a 14 de novembro

Raios de Esperança

Criando comunidades resilientes através da espiritualidade prática


Link para participar do grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ih1vO7rDC4iGeFsxGB7v4G 

Clique aqui para o material traduzido da Semana Mundial da Oração 2020

Clique aqui para o material resumido da Semana Mundial da Oração 2020

Clique aqui para o material de apoio (tema, oração e leitura de cada dia)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Introdução - Semana Mundial da Oração 2020

O tema deste ano para a Semana Mundial de Oração e Fraternidade das YWCA e a YMCA Mundiais é um convite para viajar “como um”, e refletir sobre como passamos de um chamado individual para a transformação coletiva, criando comunidades resilientes por meio da espiritualidade prática. A esperança nos diz que, apesar da gravidade de uma situação, o bem pode acontecer.

Este texto é um convite estendido para as comunidades usarem o texto bíblico para conectar experiências vividas e realidades locais durante a Semana de Oração. Em meio à dor que continuamos a suportar, encontramos conforto nas histórias de esperança e solidariedade e reconhecemos lições encorajadoras que estão surgindo para o nosso mundo pós-COVID.

#WeShallOvercome (#NósDevemosSuperar) #SMO2020

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Domingo, 8 de novembro de 2020

Dia 1: Respirando juntos em solidariedade.

Oração do domingo (colorido) 

Oração do domingo (fundo branco, letra grande)

Inspiração bíblica: Reis 17:20-24

“Então clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, trouxeste também desgraça sobre esta viúva, com quem estou hospedado, fazendo morrer o seu filho?" Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino!" O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu.
Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: "Veja, seu filho está vivo! " Então a mulher disse a Elias: "Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade".

Perguntas para reflexão

·O que é isso que nos faz sentir o toque quente e terno da vida de volta ao nosso corpo?

·         Onde o toque compassivo de amor que nutre nossa fé e esperança pode ser experimentado no mundo de hoje, onde o individualismo, a solidão e a indiferença pelo sofrimento humano são a realidade diária? Como podemos nós, como indivíduos e como comunidade / congregação de fé, trabalhar como um espaço onde os toques de compaixão que trazem de volta a vida podem ser sentidos?

·       Como podemos fazer todo esse “toque” quando a distância física é necessária como parte das medidas sanitárias em tempos de pandemia?

Sugestão prática: Gravar um breve depoimento sobre como você fez para manter o contato com seus familiares e amigos. Quais alternativas você usou? #SMO2020.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Dia 2: Capacitação espiritual e econômica por meio de crises.

Oração da segunda-feira (colorido) 

Oração da segunda-feira (fundo branco, letra grande)

Inspiração Bíblica: “Embora a figueira não floresça, nem haja fruto nas vinhas, o produto da oliveira falha [e o mundo se preocupe com esta pandemia...]; contudo, eu me alegrarei no Senhor; Vou me alegrar no Deus da minha salvação. ” Habacuque 3: 17-19.

 Perguntas para reflexão

  • Em Habacuque 2:2,3, Deus instrui Habacuque a escrever sua visão claramente. Qual é a sua visão para uma comunidade transformada em seu contexto?
  • Existem dons ou habilidades especiais necessárias para dar vida à visão?
  • Como você pode fazer parceria com organizações comunitárias pré-existentes para fazer a diferença na vida de outras pessoas?

Sugestão prática: Gravar ou compartilhar um depoimento sobre algo de bom que aconteceu na sua vida no período de isolamento social. #SMO2020.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 10 de novembro de 2020

Dia 3: Lidando com as injustiças sociais em nossas comunidades: um apelo à ação.

Oração da terça-feira (colorido) 

Oração da terça-feira (fundo branco, letra grande)

Inspiração bíblica: “Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Agora, em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Beth-zatha, que tem cinco pórticos. Neles jaziam muitos inválidos - cegos, coxos e paralíticos. Um homem estava lá que estava doente por trinta e oito anos. Quando Jesus o viu deitado ali e soube que ele já estava ali há muito tempo, disse-lhe: “Queres ser curado? ” O enfermo respondeu-lhe: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada; e enquanto estou fazendo meu caminho, alguém desce antes de mim. ” Jesus disse a ele: “Levante-se, pegue sua esteira e ande”. Imediatamente o homem ficou bom, pegou sua esteira e começou a andar. ” João 5: 1-9ª. 

Perguntas para reflexão

· O que você quer que “seja curado” em sua comunidade?

· Quais são as iniciativas que podem fazer sua comunidade “levantar, pegar o tapete e andar”?· Quais são suas palavras de esperança?

Sugestão prática: Entregar em oração alguma causa ou pessoa que precise de oração. #SMO2020.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Dia 4: Mantendo a esperança viva; encontrando paz e compartilhando bondade.

Link blog para mais conteúdo: https://ydevocionais.blogspot.com/

Inspiração Bíblica: Gênesis 16:7,8;13a, b.

O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e perguntou-lhe: "Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? " Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".

Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela".

Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".

Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.

Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".

Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê? "

Perguntas para reflexão:

· Quais são as maneiras de se conectar com jovens no ensino médio e superior para facilitar conversas sobre medo, decepção e negligência?

· Como o pensamento do Salmo 91:11-12 pode ser compartilhado com alunos deslocados?

· Existe uma oportunidade de fortalecimento na fé durante esta temporada?

Sugestão prática: Pense e então escreva ao menos 5 coisas boas que aconteceram com você durante o período de isolamento social. E então, opcional gravação de um vídeo de agradecimento! #SMO2020.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Dia 5: Tecendo estruturas de suporte.

Link blog para mais conteúdo: https://ydevocionais.blogspot.com/

Inspiração Bíblica: Êxodo 1:15-16, 19-22.

O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá: "Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”. Responderam as parteiras do faraó: "As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras". Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte.
Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.
Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: "Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas".

Perguntas para reflexão:

· O diálogo ocorre entre mulheres de diferentes classes e etnias, todas colaborando para quebrar o ciclo de violência em seu contexto. Isso aconteceu no seu contexto?

· Em Êxodo 3:10; Deus instrui Moisés a superar a injustiça. Os protetores de Moisés também foram instruídos por Deus para combater a VBG. Deus está instruindo você a fazer o mesmo? Quem são as pessoas que o influenciaram no combate à VBG?

· O que você pode fazer para fazer a diferença agora e com quem pode colaborar?

Sugestão prática: Usar as redes sociais como espaço para poder falar e ser ouvido, sem medo, para então se juntar à luta por igualdade e justiça. Gravar relato sobre como colaborar nessa causa e em tantas outras que merecem maior atenção, assim tecendo estruturas de suporte nas redes sociais. #SMO2020.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Dia 6: Transformando o medo em forte vulnerabilidade e Confiança amorosa.

Link blog para mais conteúdo: https://ydevocionais.blogspot.com/

Inspiração Bíblica: Salmos 23,1-6

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Perguntas para reflexão:

· O que me impede de colocar minha confiança em Deus?

· O que me impede quando tento me tornar vulnerável?

· Que benefícios experimentei quando coloquei minha confiança totalmente em Deus?

· Alguns dos 'benefícios' que Davi descreve no Salmo falam a você? Como e quais?

· Como posso ajudar outras pessoas que estão passando por angústia, ansiedade, depressão devido à situação atual, a recuperar forças e construir resiliência por meio da confiança em Deus?

· Como posso me tornar um dos sinais que Deus dá ao seu povo para restaurá-lo, protegê-lo e transformá-lo?

Sugestão prática: Orar e agradecer por mais um ano que se aproxima do fim e olhar com bons olhos para 2020, mesmo com todas as dificuldades, o que de melhor podemos fazer é orar e agradecer! #SMO2020.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Nenhum comentário:

Postar um comentário