sábado, 10 de outubro de 2020

Devocionais para o período de 11 a 17 de outubro de 2020

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

                    missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

= = = = = = = = = = = =

Domingo, 11 de outubro de 2020 - 1 Tessalonicenses 1:4,5 - Enxugará as lágrimas (PDF)

As situações em nossas vidas resultam em aflições, lágrimas… que neste instante encontram-se aprisionadas, sem uma saída. O nosso Deus é quem servirá o banquete e enxugará as lágrimas de cada face. “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.  De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo” 1 Tessalonicenses 1:4,5.

= = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 12 de outubro de 2020 - Salmos 97:10-12 - Deus, o Senhor do mundo (PDF)

Somos diariamente tentados e, muitas vezes, vencidos pelos nossos desejos, atitudes pecaminosas, sofrimento e afastamento de Deus e o arrependimento, consequências e redenção. Nosso Deus é muito misericordioso e também muito justo. Tudo que fizermos terá uma consequência, por isso necessitamos avaliar constantemente se estamos vivendo, fazendo escolhas que nos mantêm perto de Deus e que estão de acordo com vontade Dele. O salmista reconhece a importância de viver em comunhão com Deus: “Vocês que amam a Deus, o Senhor, odeiem o mal; ele protege a vida dos que lhe são fiéis e os livra do poder dos maus. A luz ilumina a vida dos honestos, e a alegria ilumina o caminho dos que obedecem a Deus. Que o SENHOR seja a alegria de vocês que são obedientes a ele! Que o Santo Deus seja louvado!” Salmos 97:10-12. Somos extremamente manipulados para buscarmos a felicidade, o sucesso a qualquer custo e muitas vezes não paramos para analisar as consequências das nossas escolhas. O povo de Deus no antigo testamento viveu essa constante luta entre desobediência. Busque a Deus em todos os seus pensamentos, ações, decisões e viverá uma vida com mais significado.

= = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 13 de outubro de 2020 - Filipenses 3:20 - Exemplos de Cristãos (PDF)

“Nós [...] somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Filipenses 3:20.

Nascemos para Cristo e por Ele vivemos e, nesta certeza, vivemos segundo seus ensinamentos, direcionamentos e exemplos de vida e da fé. Desta forma também nós nos tornamos exemplos na Terra. Afinal, são inúmeros os que hoje vivem as coisas do mundo e nem ao menos conhecem as coisas de Deus! Que possamos então levá-los a este conhecimento, espalhar a graça da vida em Cristo, lembrar que são muitos os que olham para nós como inspiração de vida, como verdadeiro exemplo a ser seguido. Assim, que busquemos conduzi-los a Deus.

= = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 14 de outubro de 2020 - Salmos 139:11,12 - Não há como se esconder (PDF)

“Eu poderia pedir à escuridão que me escondesse, e à luz que ao meu redor que me tornasse noite, mas nem mesmo na escuridão posso me esconder de ti. Para ti, a noite é tão clara como o dia; escuridão e luz são a mesma coisa.” Salmos 139:11,12.

Muitas vezes tentamos escapar das vontades de Deus para nossas vidas, pois não aceitamos e queremos impor nossa vontade sobre a d’Ele, mas não há como escapar do seu amor, daquilo que Ele preparou para nossa vida, da sua perfeita obra. Ainda que tentemos fugir, o Senhor sempre nos encontrará, pois o desejo é que estejamos bem e Ele sabe como fazer isso. Não há como se esconder, Deus sabe de cada um dos seus filhos, daquilo que cada um necessita em seu devido tempo.

= = = = = = = = = = = =

 Quinta-feira, 15 de outubro de 2019 - Salmos 51:17 - Um coração humilde e contrito (PDF)

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” Salmos 51:17.

Nesse salmo lemos que, para Deus, nenhum outro sacrifício é mais agradável do que um coração contrito. O coletor de impostos mostrou esse coração quando disse: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” Lucas 18:13. O coletor de impostos ofereceu ao Senhor o sacrifício mais desejável que há, isto é, um coração contrito, que confia na misericórdia de Deus. E a promessa vem no versículo 14: “Eu afirmo que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido” Lucas 18:14.

É reconfortante pensar em Deus dessa forma. A verdadeira natureza de Deus é amar as pessoas que estão perturbadas, ter misericórdia daqueles que têm o coração partido, perdoar aqueles que caíram e revigorar aqueles que estão exaustos. Esse salmo nos convida a confiar somente na misericórdia e na bondade de Deus. Ele nos encoraja a crer que Deus está do nosso lado mesmo quando nos sentimos abandonados e angustiados.

Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”

= = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 16 de outubro de 2020 - 1 Pedro 5:7 - Seja paciente  (PDF)

“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7. Muitas das vezes em nossa vida, queremos que as coisas aconteçam o mais rápido possível e na hora que queremos. Ficamos preocupados e ansiosos com o futuro e esquecemos de viver e resolver as situações do dia de hoje. Essa situação faz com que nós fiquemos angustiados, acabemos acumulando tarefas e não avancemos em nossa vida. Porém Deus é o Senhor de todas e Ele conhece nosso futuro, além disso, Ele sabe o tempo certo para que as coisas aconteçam. Por isso, é necessário que entreguemos nossas aflições, projetos e sonhos a Ele, pois assim teremos a certeza que através da fé tudo irá acontecer conforme Sua vontade e no momento perfeito.

= = = = = = = = = = = =

Sábado, 17 de outubro de 2020 - Marcos 2:21,22 - Transformar o todo (PDF)

“Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos”

Quando se quer mudar algo, não se muda pela metade, não misturamos algo novo com coisas velhas. Quando falamos em mudanças, temos que mudar para melhor, e assim é com as coisas materiais e com nossas atitudes; não podemos ter atitudes novas com pensamentos velhos, temos que mudar o todo. Transformar a forma como vemos as coisas para, depois, mudar nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário