sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Devocionais para período de 04 a 10 de agosto de 2019


Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
  missaocrista@acmsorocaba.org.br

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 4 de agosto de 2019 - Salmos 119:105 - Lâmpada para meus pés e luz para minha vida (PDF)
Na escuridão tudo é mais difícil. Não conseguimos enxergar o que está a nossa frente, e a chance de tropeçarmos é muito maior. A luz nos traz a tranquilidade de saber por onde estamos andando, assim nossos passos são mais firmes e nossa caminhada mais segura. Em Salmos 119:105, o salmista diz: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”. Sendo assim, nossa vida cristã segue o mesmo princípio; somente a palavra de Deus fornece a iluminação necessária para que o nosso caminho se torne seguro, sem que tropeçamos nas trevas, ou nos desviemos no caminho certo. E assim como uma lâmpada nos fornece a visão somente de uma porção do caminho, assim a palavra Dele é luz para nossos pés, e cada ato de obediência nos revela o passo seguinte, e luz para mais uma porção do caminho.
===========================
Segunda-feira, 5 de agosto de 2019 -  Salmos 107:20 - A cura vem do Senhor (PDF)
Jesus é tão poderoso que sua palavra tem autoridade sobre as nossas vidas. Quando estamos em tempo de transformação, tempo de mudança, Jesus mostra o quanto tem poder sobre a cura, e quem faz esse trabalho é Espírito Santo. Ele vem nos lapidar, mostrar o quanto somos amados, vem nos trazer pureza e vem nos dar a oportunidade de viver do lado de Jesus. O processo de cura ele não é tão rápido, é necessário nos desligarmos das coisas que nos afastam de Deus. Ele nos pede para deixar que Ele cuide de nós; portanto, precisamos estar totalmente livres de todas as coisas. Ser curado é a melhor escolha que um cristão pode fazer. Viver sem manchas! Em Mateus está escrito: “Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte” Salmos 107:20.
===========================
Terça-feira, 6 de agosto de 2019 - Mateus 8:15 e Isaías 53:5b - Jesus é a cura (PDF)
Jesus, durante seu ministério, realizou muitas curas. Desde a cura de uma forte febre da sogra de Pedro (Mateus 8:14-15) até trazer de volta a vida seu amigo Lázaro que, jazia 4 dias no sepulcro (João 11). Esses relatos nos mostram quão grande é o poder de Cristo, quão misericordioso Jesus é para com aqueles que o buscam. Ele é o Deus do impossível. Muitos tiveram o privilégio de ter sua vida modificada pela presença física de Jesus, muitos também viram os milagres que ele realizou, mas a empolgação de servi-lo logo se desfez. ¹A cada relato de suas curas, sua missão principal ficava cada vez mais difícil porque as pessoas estavam mais interessadas em soluções imediatas para problemas físicos e materiais do que em soluções permanentes para necessidades espirituais. Será que não estamos fazendo o mesmo nos dias de hoje? Jesus pode tudo, pode nos curar tanto fisicamente quanto espiritualmente, de qualquer enfermidade que possamos estar sofrendo ou vir a sofrer, porém sua graça se derrama sobre nós para que em nossa vida possamos amá-lo e buscar segui-lo de todo o coração, de toda alma e de todo o entendimento (Mateus 22:37) precisamos permitir que Jesus faça conosco o que fez com a sogra de Pedro: “Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo” Mateus 8:15. “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras formos sarados” Isaías 53:5b Deixe Jesus te tomar pela mão, deixe-o curar suas feridas, busque-o e sirva-o, pois, ele anseia pela vida
¹Extraído da Bíblia da mulher – leitura – devocional – estudo.
==============================
Quarta-feira, 7 de agosto de 2019 - Mateus 6:24 - Vida em Cristo, Vida Nova! (PDF)
Seguir Jesus requer muito sacrifício, muita força de vontade e determinação. A decisão de seguir Jesus deve ser muito bem pensada e consciente e decidida pois, quando se decide segui-lo, decide-se não viver mais para si (Romanos 6:8-11) e sim para Ele. Em outras palavras, não faremos mais a nossa vontade e sim a vontade de Cristo. A Sua vontade se torna a nossa razão de existir. Segui-lo vai implicar muitos desafios, abandono do antigo “eu/você” para a nova criatura que nos tornaremos - “[...] se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Coríntios 5:17. Não dá para seguir Jesus e o mundo ao mesmo tempo, não dá para defender sua morte na Cruz e não honrá-lo com nossas ações durante o nosso dia-a-dia na forma como vivemos, pensamos, falamos, sentimos e agimos conosco e com o próximo. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará a outro” Mateus 6:24. Jesus alerta aqueles que decidem segui-lo, mas o deixam como segunda opção em suas vidas, como algo a fazer depois de algo “mais importante” como fizeram os que disseram a Jesus que o seguiriam mas pediram que ele esperasse (Mateus 8:18-20 / Lucas 9:57-62). Ao ouvir os pedidos Jesus diz: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus” Lucas 9:62. Seguir Jesus é a melhor escolha a ser tomada, a escolha que muda, restaura e vivifica todo aquele que O busca de todo o coração.
============================
Quinta-feira, 8 agosto de 2019 - Mateus 8:26 - Deus está conosco (PDF)
O medo vem carregado de muitas outras coisas, como: ansiedade, inquietação, incerteza, aflição, temor e pânico. Esses sentimentos podem nos fazer confundir as coisas, também podem distorcer nossos pensamentos, controlar nossa vida e nos paralisar. Quando sofremos por medo, nossa vida atrasa perante Deus. Deus prometeu-nos uma maneira de escapar desses sentimentos. Em muitos momentos, Ele diz que não precisamos ficar com medo, porque o medo não vem dEle e que nenhum momento podemos desanimar. Essas são palavras de um Deus poderoso. Quando esse medo vier nos abalar, somente a paz de Deus pode restaurar-nos a uma firme e serena confiança. Em Mateus está escrito: "Por que é que vocês são assim tão medrosos? [...] - Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo" Mateus 8:26.
========================
Sexta-feira, 09 de agosto de 2019 - Filipenses 2:14- Não desista (PDF)
Estamos atravessando uma longa jornada montanha acima, e nossa energia está quase no fim. Apesar de termos cometidos várias falhas nunca devemos soltar a mão de Deus. Ele fica feliz com nosso desejo de permanecer perto dEle, mas há uma coisa que desagrada a Deus é nossa mania de reclamar. Podemos ficar à vontade para conversar com Ele sobre as dificuldades do caminho que estamos seguindo. Deus entende melhor do que qualquer um o que estamos passando. Em Filipenses 2:14 diz: “Façam tudo sem queixas nem discussões”. 
*texto tirado do livro Jesus está ao seu lado
========================
Sábado, 10 de agosto de 2019 - Mateus 9:6,7 - Jesus cura um paralítico! (PDF)
"[...] vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: — Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. O homem se levantou e foi para casa" Mateus 9:6,7.
Ultimamente estamos ficando com pouca fé nas coisas. Deus nos tem pedido para descansar nele. Ficamos ansiosos, inquietos e agoniados querendo antecipar aquilo que Deus preparou para nós lá na frente, não queremos viver o hoje e sim o amanhã. Planejamos tudo para outro dia, e esquecemos do hoje. Até mesmo o hoje queremos antecipar! Quanto antes cumprirmos as tarefas do dia é melhor. Essa vontade de antecipar as coisas não nos deixar viver, sentir, e perceber que a cada dia estamos perdendo algo que poderia ter sido vivido de uma forma diferente. Poderíamos ter dado aquele sorriso com mais emoção, aquele abraço por mais tempo, aquela conversa mais prolongada, aquela discussão evitada, e aquele momento com Deus mais intensificado.
Deus pode fazer tudo por você, na hora que ele quiser e quando ele quiser; não depende de nós decidir os planos dele. Podemos muito bem tomar uma decisão precipitada ou uma ação por impulso, sim, sem saber se é o certo. Entregar tudo nas mãos dele e ele nos orientar nessa jornada é a melhor decisão. Ele vai nos guiar e nos orientar, basta só nos entregarmos a ele, que sentiremos quando for a hora. Ele nos deu a vida, a terra e as pessoas, temos que aproveitar cada momento, cada conversa e cada paisagem que ele nos proporcionou. Assim como neste versículo, Deus deu uma vida de volta aquele paralítico, será que ele não iria fazer e aproveitar tudo com intensidade? Deus perdoa e dá uma segunda chance, deixe que isso seja um motivo de você ser uma pessoa melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário