quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Devocionais para o período de 11 a 17 de agosto de 2019

Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com


===========================
Domingo, 11 de agosto de 2019 - Salmo 4:4 - Controle das Emoções (PDF)
“Quando vocês ficarem irados, não pequem, ao deita-se reflitam nisso, e aquietem-se” Salmos 4:4. Percebam como Deus é maravilhoso: o versículo inicia dizendo “quando” e não “se”. Em sua enorme sabedoria, o Senhor já sabe que nós ficaremos irados; então, quando isso acontecer, devemos nos policiar para não pecar mesmo com a ira. Temos que controlar nossos instintos e calar-nos na hora certa, orar para canalizar esse sentimento e mantermos a nossa paz, para quando a noite advir sobre nós, a culpa não nos consuma. Que possamos fazer a cada noite um balanço do dia vivido, analisando com cuidado cada atitude e como poderíamos ter feito de forma diferente, mais amável e de maneira mais parecida com as atitudes de Cristo, pois quando repensamos e refletimos, nos damos a chance de crescer com cada erro ou situação, assim feito, aquietemos nosso coração e descansemos com a missão de nos tornarmos seres melhores no próximo dia, conforme o Salmo citado anteriormente. O Senhor cuida de nós; ele nos ama acima de todos os nossos defeitos e limitações. Mais incrível do que isso, só pode ser o feito de Ele já saber de tudo isso quando nos escolheu. Ele amou o pacote completo, com todos os nossos “lados feios”, rancores, orgulhos, com tudo. Ele quis tudo porque ele pode ver nosso potencial de melhora, ele sabe que dentro de nós existe a semente do bem, que tem a capacidade de se tornar uma frondosa e frutífera árvore, abençoando a muitos em sua volta. Quem tem a Deus, tem a melhor segurança que poderia existir, amor e vida eterna. “Em paz me deito e logo adormeço pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” Salmos 4:8.
===========================
Segunda-feira,12 de agosto de 2019 – Mateus 9:13b -  Ele veio para aqueles precisam! (PDF)
Podemos pensar que nosso conhecimento pode ser mais elevado e que não precisa nem ser comparado ao de Deus; a nossa autossuficiência pode ser tão grande que nos perdemos nela e ficamos cegos. Porém os pensamentos e planos de Deus sempre serão superiores aos nossos e, melhor ainda, Ele em sua infinita misericórdia sabe quem são as pessoas mais necessitadas do amor dEle. Na verdade, Ele tem esse propósito, de vir para as pessoas perdidas, para as pessoas que não enxergam mais sentido na vida. Sua palavra é tão poderosa, que alcança todas as pessoas, principalmente as mais necessitadas. É como uma semente que é lançada à terra, seu futuro é crescer e desenvolver. A palavra de Deus se compara à semente: ela nunca voltará vazia! Em Mateus 9:13b está escrito: “(...) eu vim para chamar os pecadores e não os bons".
===========================
Terça-feira,13 de agosto de 2019 - Joel 2:12-13 - Jejum (PDF)
O jejum, a oração e as boas obras são práticas da vida cristã que acontecem entre os cristãos e Deus. O Jejum significa abster-se de comida; pode ser praticado integralmente durante um curto período de tempo ou abstendo-se somente de certos alimentos por um período maior (Daniel10:3). Jejuar tem o significado religioso de arrependimento (Lv.16:29-31), obediência, resposta a uma perda (2 Sm. 1.12), preparação para um acontecimento importante (1 Sm. 7:6) e preparação para a comunhão com Deus (Dt. 9.9). Jesus jejuou 40 dias a fim de preparar-se para o seu ministério e fortalecer a sua alma para o confronto com Satanás (Mt. 4:1-2). Ele afirmou o jejum como forma de acompanhamento dos momentos de intensa oração (Mt. 17:21).
O Propósito de um jejum espiritual é sempre o mesmo: aproximar o cristão de Deus - “(...) voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”  Joel 2:12-13.
A Bíblia adverte, repetidas vezes, que o verdadeiro jejum não é meramente a abstenção de comida. O jejum precisa estar acompanhado de arrependimento sincero e de boas obras, e nunca deve ser feito para impressionar aos outros, como mero ritual ou com fonte de orgulho espiritual.
Extraído e adaptado da Bíblia da Mulher: leitura – devocional – estudo. Almeida Revisada e Atualizada
===========================
Quarta-feira, 14 de agosto de 2019 - Hebreus 11:1 - Tenha fé (PDF)
Enfermidades são provações duríssimas que passamos em nossas vidas, sejam elas conosco ou com alguém próximo de quem gostamos muito. Quando somos acometidos por uma doença, o sentimento de impotência, fraqueza, tristeza nos deixam deprimidos e solitários, e são em momentos como esses que acabamos nos aproximando mais de Jesus. A consciência de que a cura não depende de nós nos leva a colocar nossa fé em ação, nossas orações em prática e, em muitos casos, saber que há um Deus que pode tudo em qualquer situação é o que acalma a alma. Na bíblia podemos ler a cura da mulher enferma (Mt.9:19-22/MC. 5:25-34/LC.8:43-48). Sua fé em Jesus foi tão grande que ela confiava que se ela somente tocasse as vestes de Cristo ela estaria curada da sua hemorragia de 12 anos, e assim o fez. Em secreto, pois sua doença a tornava impura perante a sociedade daquela época, e quem a tocasse tornava-se impuro também. Quando foi tocado, Jesus sentiu que saíra poder dele e queria saber quem era a pessoa que o havia tocado. “(...) a mulher, sabendo o que havia lhe acontecido, atirou-se aos pés dele (Jesus), tremendo de medo, e contou tudo. E Jesus disse: Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento”  Marcos 5:33-34.
Saber que Jesus está no controle de tudo nos permite viver na Sua paz e nos permite viver uma vida abundante em Seu amor, mesmo em meio as dificuldades e enfermidades a fé são os braços que nos sustentam quando achamos que não conseguimos mais. “(...) a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” Hebreus 11:1.
===========================
Quinta-feira, 15 agosto de 2019 - Tiago 4:8 - Perto de Deus, deveremos estar (PDF)
É tempo de buscar a Deus! É tempo de estarmos mais próximos de Deus! O Senhor deseja que estejamos próximos a Ele; que andemos em sua presença; que Ele seja a nossa prioridade! O próprio Deus nos convida a buscá-lo, a desejarmos a sua santa presença mais do que o próprio ar que respiramos ou do que a comida que comemos. Temos vivido dias difíceis onde as pessoas têm desejado mais as bênçãos de Deus do que o próprio Deus; mais os favores de Deus do que a presença de Deus. É tempo de buscarmos a Deus não pelo que ele pode fazer e sim pelo que Ele é. É tempo de buscarmos o Deus das bênçãos e não as bênçãos de Deus! Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós! Pense nisso! Que possamos estar sempre na presença do nosso Senhor, Ele sempre estará disponível para nós em qualquer momento. Viver com Ele é a melhor escolha. Em Tiago 4:8 está escrito: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós".
===========================
Sexta-feira 16 de agosto de 2019 - João 4:7,8 - O amor que cura (PDF)
Ensinar, pregar e curar pressupõem amor. Jesus, na sua infinita bondade e misericórdia, se compadecia ao ver pessoas enfermas, perdidas, sem um direcionamento, sem a luz que guia suas vidas em meio a escuridão. Jesus curava e fazia o bem por todos os lugares, não olhava o pecado das pessoas, mas tinha compaixão pelo pecador. Muitas são as pessoas que vivem perdidas, e muitas são as dificuldades que passamos diariamente. Naquele tempo, Jesus escolheu doze homens para serem seus apóstolos, ou seja, para anunciar o Palavra de Deus e perpetuar sua missão por todos os lugares. Da mesma maneira, Jesus também nos chama a estender o Reino de Deus na terra. Muitas vezes, nossa individualidade, nossos medos e nosso comodismo nos cegam e ignoramos que ao nosso lado possam existir pessoas que carecem da nossa ajuda, da nossa atenção e da nossa disponibilidade. Porém Deus nos ilumina e nos concede a graça de poder realizar grandes feitos em pequenos gestos. Às vezes um sorriso, um abraço, um olhar sincero, um gesto de amor podem fazer com que a pessoa volte a enxergar a luz que direciona sua vida, assim como está escrito em João 4:7,8 "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".
===========================
Sábado 17 de agosto de 2019 - Mateus 10:6-8 - Anunciem o Reino do Céu (PDF)
“(...) procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: ‘O Reino do Céu está perto.’ Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, deem sem cobrar.” Mateus 10:6-8.
Muitos de nós não sabemos o nosso propósito aqui na terra, pois uns receberam o dom do amor, o dom da cura, da sabedoria, da paciência, de ensinar e entre outros dons. Mas será que usamos eles de forma apropriada? Deus diz nesses versículos para os discípulos ajudar aqueles que precisam e anunciar sobre Cristo. E ressalta no final do versículo 8 dizendo: “Vocês receberam sem pagar; portanto, deem sem cobrar”. Nós, muitas das vezes nos vangloriamos com aquilo em que somos bons, até mesmo vendemos o nosso dom. Aqui vemos que tudo é para a glória de Deus, tudo é para a salvação de pessoas e, se fazemos ações boas, colheremos aquilo que é bom, e se plantarmos amor, sabedoria, paciência e ensinamentos, vamos colher tudo isso, e pessoas se espelharam em nós. Deus não só deu uma missão aos discípulos, mas sim para nós que conhecemos os seus caminhos e sabemos como trazer mais pessoas para perto Dele, e essas pessoas se encontraram com o Pai e saberão usar seus dons para Deus, e assim mais e mais pessoas estarão em um só propósito.
Mesmo se vocês não saibam qual é o seu propósito aqui na terra, ajude ao próximo, ame o próximo e perdoe o próximo, pois assim você já estará agradando a Deus e estará fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário