sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Devocionais para o período de 18 a 24 de fevereiro de 2018



Domingo, 18 de fevereiro de 2018 - Deus, o nosso protetor - Salmos 91:2 (PDF)
“Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.” Salmos 91:2
Os que pela fé escolhem a Deus como o seu protetor, encontrarão nEle tudo o que precisem ou desejem. Os que têm encontrado o consolo de fazer do Senhor o seu refúgio não podem desejar senão que os demais façam o mesmo. A vida espiritual está protegida pela graça divina contra as tentações do diabo, que são como os laços do caçador, e nos estimula ao pecado. É prometida uma grande segurança às pessoas nas situações de perigo que enfrentam, pois a sabedoria impedirá que eles se assustem sem causa, e a fé impedirá que se assustem indevidamente. A vontade de nosso Pai celestial deve ser feita, e não temos razão para temer. O povo de Deus verá o cumprimento não somente das promessas de Deus, como também verá o cuidado de Deus para conosco. Então, que os pecadores se apressem a buscar ao Senhor, diante do trono da graça, em nome do nosso Deus, e exortem a outros a também confiarem nEle.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 - Chance do Perdão - Lucas 5:32 (PDF)
De forma diferente do que pensamos e analisamos, Jesus nos ensina que "não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes". Todos nós somos pecadores, mas Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa, provavelmente diríamos não. Ou, se um amigo próximo revelasse que é ladrão e traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação. Isso mostra como somos falhos, que julgamos pela aparência ou pela influência de alguma outra pessoa. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: "Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" Lucas 5:32.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018 - Maldições e Bênçãos - Jeremias 17:7 (PDF)
No antigo testamento, o povo constantemente era lembrado das leis, bênçãos e maldições que viriam a ter com relação ao cumprimento ou não da Palavra. Maldições podemos interpretar como consequências das nossas escolhas ruins. Em Deuteronômio, capítulo 27, versículos do 11 ao 26, está escrito que será amaldiçoado todo aquele que descumprir as vontades de Deus; em resumo, está a idolatria, a desonra aos pais, a corrupção, a desonestidade, a traição, a cobiça, o assassinato e tudo que vai contra as leis e vontade de Deus. Se optarmos por viver longe da vontade de Deus, nós abrimos mão das bênçãos prometidas desde o início para os que permanecem fiéis e, como consequência, não estaremos bem espiritualmente. Importante lembrar que a reflexão das nossas ações, como estamos vivendo e como devemos viver, onde precisamos melhorar etc. deve ser feita individualmente. Julgar o outro utilizando a palavra de Deus como forma de atacar também é contra a vontade de Deus "não julgue o outro só porque ele peca de uma forma diferente da sua" essa frase popular nas redes sociais é bem aplicada aos dias de hoje, e devemos refletir sobre ela sempre que pensarmos em julgar o próximo. Jeremias 17:5-7 resume o destino do homem de acordo com a sua escolha "O Senhor Deus diz: 'Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca; no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor.'" Se buscarmos diariamente a luz de Deus, além de nos orientar, Ele irá constantemente nos abençoar.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 - Escolha a Vida - Deuteronômio 30:19 (PDF)
Muitas pessoas acreditam que a palavra de Deus é muito difícil de ser entendida. Entretanto, Deus diz: “Os mandamentos que estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir” Deuteronômio 30:11. Deus tornou a sua palavra tão direta e simples que até mesmo uma criança pode entendê-la. O Senhor diz: “Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte” Deuteronômio 30:15. E ainda acrescenta: “Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição; escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos” Deuteronômio 30:19. É realmente muito simples: existem dois caminhos para se seguir na vida - o caminho da bênção de Deus, no qual você fica se obedecer e acreditar em sua Palavra, ou o caminho das consequências terríveis, no qual você permanece por meio da teimosia, desobediência e falta de fé.
Retirado: Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 - Deus está conosco - Deuteronômio 31:8 (PDF)
Existem muitos tipos de medos. Aqueles que nos desestabilizam e aqueles que vêm por meio da ansiedade; criamos e imaginamos tudo. Porém, existem medos que nos trazem benefícios porque sem eles seríamos tão ousados que atrairíamos muitos males para nossas vidas e para as dos outros. Por exemplo, sem o medo de nos queimarmos, certamente colocaríamos ousadamente a mão no fogo e sairíamos queimados. Mas sabemos que, quando o medo interfere negativamente
em nossas vidas, nos faz muito mal. Na bíblia existem muitos personagens que venceram o medo, como Davi, que superou o gigante. Nós sempre vamos ter muitos gigantes assim como Davi, mas também teremos vitórias, e a nossa vitória depende de nós. Em Deuteronômio está escrito: "O Senhor Deus irá na sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo" Deuteronômio 31:8.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018 - Povo de Deus - Deuteronômio 33:29 (PDF)
Algumas passagens da Bíblia são simbólicas. Quando ela fala de Israel, pode estar citando o personagem ou os "filhos de Israel", também referidos como "Povo Escolhido" ou "Povo de Deus". Mas a Bíblia nos ensina, em outra passagem, que o povo escolhido é formado pelas pessoas que aceitam Jesus como seu Deus e Salvador. Assim, mesmo quem não tem o DNA de Israel pode se considerar "filho de Israel". E quando a Bíblia diz que o Senhor é o escudo do socorro e a espada da majestade de Israel, o que está nos ensinando? Que mantendo Deus em nossa mente e, consequentemente, em nossas palavras e nossas ações, derrotaremos os nossos "inimigos", que são nossas próprias fraquezas. As coisas que acontecem em nossa vida não estão no nosso controle mas, independentemente dos resultados de nossas ações, se elas forem de acordo com a vontade de Deus, teremos vencido a batalha. "Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas" Deuteronômio 33:29.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 24 de fevereiro de 2018 - Promessas de Geração em Geração - Deuteronômio 34:4 (PDF)
"E Deus disse a Moisés: ‘Eu jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria esta terra aos descendentes deles. Estou deixando que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não vai entrar nela.’" Deuteronômio 34:4
Esta passagem fala sobre a terra prometida, sobre Moisés e Josué o novo profeta. O começo desta passagem fala sobre onde é a terra prometida de Canaã, e também Deus deixa um lembrete para Moisés: a promessa que vinha desde Abraão, Isaque e Jacó. Deus Prometeu e firmou com uma aliança que permaneceu por tantas gerações de profetas e do povo. Josué também estava na promessa de ser escolhido para ser profeta. Lembrem-se que as promessas de Deus não falharam em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário