quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Devocionais para o período de 11 a 17 de fevereiro de 2018



Domingo, 11 de fevereiro de 2018 - Confiança em Deus - Salmos 31:5 (PDF)
A fé e a oração devem caminhar juntas, porque a oração feita com fé é a que prevalece. Davi entregou a sua alma a Deus de maneira especial. Ele relata isso com suas próprias palavras dizendo: “Nas tuas mãos entrego a minha vida. Tu me salvarás, ó SENHOR, porque tu és Deus fiel” Salmos 31:5. O Senhor Jesus Cristo deu o seu último suspiro na cruz, e fez de sua própria alma uma oferta voluntária pelo pecado, entregando a sua vida como resgate.
Um pouco mais à frente nesse capitulo podemos ver que as aflições de Davi o tornaram um homem de dores. Ele reconhece que as aflições eram merecidas por causa dos pecados que praticou; porém Cristo, que jamais pecou, sofreu pelos nossos pecados. Os amigos de Davi não se dispuseram a ajuda-lo. Não pensemos que é algo incomum se os nossos amigos nos abandonarem, porém temos que ter em mente que possuímos um amigo no céu, que não falha. Com toda a segurança, Deus ordenará tudo da melhor forma possível para todos os que encomendarem o seu espírito às suas mãos. O tempo da vida está nas mãos de Deus, que a estende ou a encurta, torna-o amargo ou doce, conforme o conselho de sua vontade.
O caminho do homem não está em si mesmo, nem nos seus amigos ou inimigos, mas unicamente nas mãos de Deus. Como está na Bíblia: "Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o Senhor!" Salmos 31:24.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2017 - Agradecimento - Salmo 118:29 (PDF)
Por que é um sacrifício agradecer a Deus? Porque nem sempre nossas atitudes são corretas e as coisas nem sempre saem do jeito que queremos. Devemos lembrar que as nossas vontades nem sempre são as vontades de Deus, porém isso não significa que Deus não nos ama. O nosso tempo não é o mesmo que o Dele, por isso devemos sempre agradecer a Ele, não importa como nos sentimos. Quando começamos a fazer a Deus uma oferta de gratidão, descobrimos que nossa gratidão nos dá uma nova percepção das coisas. Quando agradecemos a Deus por sua bondade em tempo de provação, percebemos que estamos de pé pela misericórdia dada por Ele. Em Salmo 118:29 está escrito: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre."
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 13 de fevereiro de 2018 - A paz em Cristo - João 14:27 (PDF)
Todos ansiamos pela paz. Gostaríamos de senti-la, de tê-la todos os dias desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, não é?! Infelizmente a paz que esse mundo oferece não é uma paz constante e muitas vezes não é verdadeira. Quantos de nós acreditamos que teremos paz quando passarmos a ganhar mais dinheiro, ou quando comprarmos algo que desejamos, ou quando realizarmos um sonho? Sim, tudo isso é muito gostoso, é prazeroso, mas a satisfação ou a "paz" logo passa e começamos a nos preocupar com outros desejos, planos e etc. Diante de tudo isso Jesus vem nos e nos oferece uma paz que transcende qualquer entendimento; uma paz que nos faz ficar calmos e confiantes diante das maiores tribulações que podemos passar. Tudo começa na confiança que depositamos em Jesus e, a partir daí, Ele cuida de todo o resto. No evangelho de João, Jesus nos ensina sobre a Sua paz: "Deixo com vocês a minha paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá" João 14:27.
É através dessa paz, que não podemos entender, que conseguimos descansar em meio as dificuldades e encontramos a PAZ de Jesus. Experimente dessa paz, deixe Jesus guiar a sua vida. O segredo para a PAZ que tanto buscamos está na Cruz que remiu os nossos pecados. Olhe para ela e agradeça a eterna Paz.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 - Sem Medo - Isaías 41:13 (PDF)
Caminhe com ousadia no seu dia-dia, contando sempre com a presença de Deus. Você está sempre em segurança, então não se deixe levar por medo e preocupações, pois Deus está sempre ao seu lado. Muitas das dificuldades vão desaparecer se você mantiver os olhos em Deus. Se tiver medo lembre-se o que está escrito em Isaías 41:13: “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.’”.
Baseado no Livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 - Armadilhas do Pecado - Deuteronômio 24:16 (PDF)
Todos nós pecamos e somos vítimas do pecado quando caímos em suas armadilhas e, às vezes, nós esquecemos nossos pecados. Sabemos que para tudo nessa vida há um resultado bom ou ruim e, cultivando essa plantação de pecado, não iremos colher algo bom. Vivemos em conflito e nos sentimos sem direção quando o pecado está presente; é como estar em uma escuridão e não enxergar a luz. Porém, tudo que fizermos terá um preço e Deus quer nos dar uma boa recompensa. Quanto mais envolvidos pelo amor e graça de Cristo, mas saudavelmente sensíveis seremos às maldades do pecado. Seremos livres, seremos limpos por Deus e em nós não habitará o pecado.
Em Deuteronômio 24:16 está escrito: "Os pais não serão mortos por causa de crimes cometidos pelos filhos, nem os filhos por causa dos crimes cometidos pelos pais; uma pessoa será morta somente como castigo pelo crime que ela mesma cometeu."
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 - Pesos e Medidas - Deuteronômio 25:13-15 (PDF)
A expressão "Dois pesos e duas medidas" é comum, embora nem sempre seja realmente considerada. É muito difícil conseguirmos julgar a nós mesmos e aos que nos são queridos da mesma maneira que julgamos a pessoa desconhecida.  Independentemente dos limites de nossa compreensão e de nossa capacidade de julgamento, não podemos fazer distinção entre as pessoas, como o próprio Jesus não fez. Pensando nisso, conclui-se que apenas duas abordagens no momento de julgar podem ser aceitáveis: considerar a todos (inclusive nós mesmos) como se fossem desconhecidos, ou considerar a todos como se fossem pessoas amadas. Qual abordagem seria aconselhada por Jesus? Qualquer cristão sabe essa resposta. Não quer dizer que seja fácil, mas é o certo. Julgar sempre com amor e compaixão, para que o bem se sobressaia. Mas, independentemente da abordagem escolhida, lembre do que nos ensina a Bíblia: "Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor. Não tenham em casa dois padrões para a mesma medida, um maior e outro menor. Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá" Deuteronômio 25:13-15.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 17 de fevereiro de 2018 - As ofertas das colheitas - Deuteronômio 26:15 (PDF)
"Olha do céu, onde moras, ó Deus, e abençoa-nos, o teu povo de Israel, e abençoa esta terra boa e rica que nos deste, conforme prometeste aos nossos antepassados” Deuteronômio 26:15.
Antes de entrar na terra que o Senhor os prometeu, Moisés estava dando algumas instruções de como eles deveriam agradecer e honrar a Deus por tudo que Ele havia feito e prometido a eles. Moisés estava ensinando sobre o dízimo e explicava como o povo deveria fazer: "cada um deve pegar a primeira parte de todas as colheitas produzidas pela terra que o Senhor Deus lhe deu, deve colocá-la num cesto e levar para o lugar que Deus tiver escolhido para nele ser adorado" Deuteronômio 26:2. Durante essa conversa, Moisés trazia à memória como Deus é bom e como eles deveriam ser muito gratos a Ele: "Os egípcios nos maltrataram e nos obrigaram a fazer trabalhos pesados. Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos. Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, e nos trouxe até esta terra que nos deu, uma terra boa e rica" Deuteronômio 26:6-9. Assim também é conosco: devemos ser gratos a Deus por tudo que Ele nos dá e nos livra. O mínimo que podemos fazer em troca é entregar a Ele o nosso melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário