sábado, 15 de abril de 2017

Devocionais para o período de 17 a 22 de abril de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Segunda-feira, 17 de abril de 2017 – Estrangeiros - Levítico 19:33,34b - (PDF)
Estamos passando por um momento social e político muito crítico no mundo. A situação dos refugiados, pessoas como você e eu, que se sentem compelidas a abandonar suas casas, seus empregos, suas pátrias, por se sentirem tão inseguras a ponto de acharem melhor arriscar tudo, até a própria vida, para não ficar onde se sentem ameaçadas. Em todos os lugares onde chegam, as reações são as mais variadas. Será que existe alguma orientação na Bíblia, escrita tanto tempo atrás, que possa ser aplicada em um contexto atual? O livro de Levítico diz: "Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem. O estrangeiro residente que viver com vocês será tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito" Levítico 19:33,34b.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 18 de abril de 2017 - Descansar - Salmos 37:3 - (PDF)
O descanso é algo criado por Deus. Na criação do mundo, Deus separa um dia para descansar (Gn.2:2).  As nossas forças são limitadas e, por isso, precisamos saber que devemos descansar, diminuir o ritmo. Tirar um tempo para descansar não é sinal de fraqueza. Por vezes estamos envolvidos em tantas coisas, tantos compromissos, inúmeros afazeres, que acabamos não tendo “tempo” para a família, para os filhos, para os amigos, cônjuges, e assim acabamos não tendo tempo para ir à igreja, para refletir nas bênçãos dadas a nós todos os dias. A rotina se torna tão intensa que só de pensar em parar já temos uma certa ansiedade. No livro de Levítico, Deus deixa uma lei onde a terra deveria ter o seu descanso. Esse período é chamado de ano sabático ou ano de descanso. Acontecia de 7 em 7 anos; o sétimo ano era dedicado ao descanso da terra para que ela se recuperasse dos anos de trabalho anteriores. Esse descanso favorecia a todos os seres vivos como lemos em Levítico 25:3-4;6-7: “Durante seis anos, semeiem os seus campos, podem as parreiras e colham as uvas. Mas o sétimo ano será um ano de descanso dedicado a Deus, o Senhor. [...] Os campos não serão semeados, mas mesmo assim produzirão o bastante para alimentar todos os israelitas, os seus escravos e as escravas os seus empregados, os estrangeiros que vivem no meio do povo e também os animais domésticos e os animais selvagens. Tudo o que a terra produzir servirá de alimento”.
Como é grande a misericórdia de Deus para com todas as criações! Ele pensa em tudo, não precisa se angustiar achando que o tempo descansando está sendo perdido; pelo contrário, é um tempo que devemos dedicar a Deus. Deus cuidou para que, no ano de descanso, não faltasse nada para ninguém; nem mesmo para os animais. Se ele pensou em tudo isso, pode confiar que ele está pensando e cuidando de tudo. Basta confiar! “Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida” Salmos 37:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 19 de abril de 2017 – Bênção - Levítico 9:23 - (PDF)
O texto base retrata como Arão teve que se preparar para realizar sacrifícios a Deus e abençoar o Povo. Ele teve que realizar um sacrifício para tirar os pecados e só depois ele apresentou o sacrifício do povo. Ao terminar de oferecer os sacrifícios ele estendeu as mãos sobre o povo e o abençoou. E ao sair da tenda sagrada com Moisés abençoaram o povo. Nos dias de hoje, uma bênção é considerada por muitos um desejo de boa sorte, é utilizado para se despedir, para datas festivas, etc. e muitas vezes não nos damos conta do real significado, que tem um poder muito maior. “Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo” Levítico 9:23. De acordo com a Bíblia, a benção, libera a glória, o poder e o fogo de presença de Deus em qualquer situação.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 20 de abril de 2017 - A Intimidade traz reconhecimento - Levitico 10:3 - (PDF)
Caminhar com Deus, entregar as nossas vidas e seguir seus passos e ter uma intimidade com Ele, requer esforço, dedicação e também abrir mão do nosso Eu. Esse é o plano mais perfeito que Deus tem para nós. Buscando e aprendendo de Deus, isso vai nos impactando e vamos vivendo o melhor de Deus para nós e as bênçãos do Senhor vão se cumprindo em nossas vidas e somos selados e reconhecidos por Ele. A bíblia diz: “Isto é o que o Senhor falou, dizendo: ‘Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo’. Porém Arão calou-se” Levítico 10:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 21 de abril de 2017 – Encontro com Deus – Salmos 11:7 - (PDF)
Antigamente, realizava-se periodicamente um ritual muito específico para eliminar os pecados: dois animais eram escolhidos; um era sacrificado, e, sobre o outro, impunha-se a mão confessando todos os pecados do povo. Este último era então levado para o deserto. Quando Jesus veio, ele passou por esses dois processos. Ele ouviu todos os pecados, e foi para o deserto, para pedir a Deus a absolvição. Em seguida, foi sacrificado.
Arão tinha que passar horas se preparando para se encontrar com Deus. Mas nós podemos nos aproximar de Deus a qualquer momento (Hb 4:16). Que privilégio! Acesso a Deus é oferecido a nós mais fácil do que o do sumo sacerdote dos tempos do Antigo Testamento! Ainda assim, não devemos nunca esquecer de que Deus é santo e de que este privilégio deve nos fazer nos aproximar de Deus com muito cuidado e respeito. “Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face” Salmos 11:7. O caminho para Deus foi-nos aberto através de Cristo. Mas esse acesso fácil a Deus não elimina nossa necessidade de preparar nossos corações ao nos aproximarmos em oração. Life Application Study Bible (adapt.)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 22 de abril de 2017 – Responsabilidade com Deus - Lucas 19:11-27 - (PDF)
Deus nos deu muitas bênçãos, e nós temos a missão de fazê-las produzir frutos. Para verificar o cumprimento dessa missão, algumas pessoas foram enviadas; porém, todas foram maltratadas e suas palavras, desprezadas. Deus nos mandou Jesus, para ser seu mensageiro e nosso Salvador. Foi crucificado...
Da mesma forma, quando produzimos os frutos que Deus espera de nós, a consequência é mais trabalho e, às vezes, sofrimento. Quem não produz, assume e recebe cada vez menos responsabilidades. Por isso, é bom averiguar periodicamente o andamento da sua vida: talvez Deus tenha entendido que você não quer se empenhar na missão que ele reservou para você, e pode começar a oferecer menos oportunidades. Seja na vida espiritual ou na profissional, a maneira de avançar é assumindo mais responsabilidades. A bíblia ensina: "Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado" Lucas 19:26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário