quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Devocionais para o período de 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015

Atenção: em 30/11 o arquivo da versão em PDF simplificada foi corrigido - o devocional de quarta-feira é de Marcos. Se você imprimiu antes disso, basta fazer a mudança; caso vá imprimir agora, o arquivo já está certo.

Clique aqui para Versão em PDF simplificada (Texto completo) 


Domingo, 29 de novembro de 2015 – SERENIDADE II – Provérbios 17:27 (PDF)
— Ter serenidade é saber manter seu autocontrole nas ocasiões mais complicadas e difíceis da vida. A calma nos momentos de confusão permite que a pessoa consiga avaliar com serenidade o que fazer, sem se afobar, sem cometer nenhum ato impensado, sem dizer qualquer má palavra que possa irritar e até mesmo deixar outras pessoas revoltadas, e que possam reagir prejudicando o seu próximo. O Livro de Provérbios, no capítulo 17, versículo 27, diz: “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.”

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015 – SERIEDADE – I Coríntios 14:40 (PDF)
— Fazer todas as coisas com seriedade significa preocupar-se em fazer tudo de forma profissional, com dedicação e da melhor maneira possível. Ser persistente no respeito às normas e aos procedimentos é base para a seriedade e para uma vida decente. O apóstolo Paulo escreveu na Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 14, versículo 40: “Portanto, façam tudo com decência e ordem.”

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015 – SERVIR – I Pedro 4:10 (PDF)
— Cada pessoa tem um dom diferente. Por essa razão, há diferentes profissões e diferentes atividades humanas, e algumas pessoas assumem posições de liderança e de chefia sobre outras. A Bíblia nos diz na Primeira Carta de Pedro, no capítulo quarto, versículo 10: “Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros.” A importância de servir está na obediência deste mandamento do apóstolo Pedro, e está relacionada intimamente com aquilo que se deseja fazer. Há uma diferença enorme entre a pessoa orgulhosa que dá uma ordem e a pessoa humilde que obedece. Jesus mostrou o lado humilde da pessoa que deseja ocupar altas posições de mando, quando lavou os pés dos seus discípulos. O ensinamento desse gesto de Jesus é simples: devemos servir uns aos outros, conforme está escrito no evangelho de João, no capítulo 13, versículo 14: “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros”.

Quarta-feira, 02 de dezembro de 2015 – SERVIR – Marcos 10:45 (PDF)
- Entendemos por serviço não aquele trabalho habitual, aquela profissão que exercemos ou aquele emprego que temos. A maior importância para esta expressão é aquilo que podemos prestar à sociedade como colaboração, como contribuição de nossa parte com nossos dons, talentos, boa vontade, capacidade de doação e de dedicação ao próximo. Serviço é uma palavra que se origina do verbo “servir”. Jesus disse no evangelho de Marcos, no capítulo 10, versículo 45, que “... não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida para salvar muita gente.”

Quinta-feira, 03 de dezembro de 2015 – SILÊNCIO – Provérbios 17:28 (PDF)
— Um ditado popular diz que “falar é prata, calar é ouro”. O Livro de Provérbios, no capítulo 17, versículo 28, diz: “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado”. O silêncio, portanto, é muito importante porque às vezes vale mais nosso comportamento do que nossas palavras. Precisamos aprender a ouvir primeiro e falar depois, sempre respeitando o direito da pessoa se manifestar. Uma regra de ouro no nosso relacionamento é ouvir em silêncio, deixar a pessoa falar e responder com calma.

Sexta-feira, 04 de dezembro de 2015 – SERVIR – Gálatas 5:13 (PDF)
— Na Carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, no capítulo quinto, versículo 13, está escrito: “Porém, vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.” A liberdade tem seus limites. Nossa natureza humana, ou nosso gênio não podem nos levar a perder a paciência, ofendendo as pessoas. O dom do amor nos recomenda servir com dedicação e com alegria, de tal forma que esse ato de servir não seja considerado como ato de servidão, mas ato de amor e de dedicação, como disse o apóstolo Paulo, “que vocês sirvam uns aos outros.” A ACM é uma Associação Cristã e, como tal, professa o amor de Cristo. Esse amor deve estar refletido no comportamento de todas as pessoas: aquelas que aqui trabalham e servem umas às outras, e aquelas que são associadas e que são servidas em amor e em dedicação.

Sábado, 05 de dezembro de 2015 – SIMPLICIDADE – Romanos 16:19 (PDF)
— Há quem interpreta mal o fato da pessoa ser simples, considerando que isso fere seu amor próprio, sua personalidade, tornando-a humilde demais. A simplicidade é uma forma bastante eficiente de se comunicar; é sinceridade no relacionamento entre as pessoas. E isso é muito agradável. É bom quando conversamos com uma pessoa simples. O apóstolo Paulo escreveu na Carta aos Romanos, no capítulo 16, versículo 19: “... quero que sejam sábios para o bem e símplices para o mal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário