segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Devocionais para o período de 22 a 28 de novembro de 2015


Domingo, 22 de Novembro de 2015 - SALVAÇÃO - Jonas 2:9
— “A salvação vem de Deus, o Senhor”. Foi assim que o profeta Jonas disse quando o enorme peixe o deixou na praia para que ele fosse falar de Deus ao povo de Nínive, conforme está escrito no Livro do profeta Jonas, no capítulo segundo, versículo nono. Nínive era uma cidade impiedosa que se converteu a Deus depois da pregação de Jonas. Nós devemos também entender que só Deus nos pode salvar. E esta salvação veio finalmente por meio de Jesus Cristo no seu sacrifício morrendo na cruz pelos nossos pecados. E o ponto fundamental da Salvação está na Páscoa, a maior data do cristianismo. A Páscoa trata da ressurreição de Cristo que venceu a morte e trouxe a salvação para toda a humanidade.

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015 - SANTIFICAÇÃO - I Tessalonicenses 5:23 (PDF)
— “Paz e santificação”: O apóstolo Paulo escreveu na Primeira Carta aos Tessalonicenses, no capítulo quinto, no versículo 23: “Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.”

Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - SAUDADES - Provérbios 21:5 (PDF)
— Sempre sentimos saudades de pessoas queridas, de momentos felizes, de lugares bonitos e de tantas coisas boas que se passaram. Mas olhar para trás e lembrar de todas essas coisas boas e alegres muitas vezes traz angústias e aborrecimentos, especialmente quando estamos numa situação desvantajosa em relação ao passado. Devemos alimentar a nossa mente com planos e pensamentos para o momento presente e para o futuro, porque é nessa direção que estamos caminhando. O Livro de Provérbios, no capítulo 21, versículo quinto, diz que “quem planeja com cuidado tem fartura.” Saber viver e aproveitar cada momento da vida é uma grande virtude.

Quarta-feira, 25 de novembro de 2015 - SAÚDE - Provérbios 14:30 (PDF)
— Preocupar-se com sua própria saúde é obrigação de cada pessoa. Infelizmente as classes mais pobres e humildes de nossa sociedade não conseguem atendimento satisfatório por parte dos órgãos de saúde do Governo. Por isso, há tantas pessoas que não têm paz, vivem desassistidas à margem da sociedade, e sem atendimento médico. As pessoas precisam de paz para ter saúde. Precisam ter uma alimentação saudável, exercícios físicos, caminhadas e, se possível, acompanhamento médico regular. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 30, diz: “A paz de espírito dá saúde ao corpo”. Parece que tudo vai mal quando nossa saúde está debilitada. A doença e o acidente que nos impedem de trabalhar trazem angústia e tristeza para nossa vida. Por essa razão, devemos cuidar muito bem do nosso corpo, com exercícios e alimentação adequada. Em casa, na rua e no trabalho, precisamos de muita atenção para não sofrer qualquer tipo de acidente. O Livro dos Salmos, no capítulo 55, versículo 22, diz: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”.

Quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - SENSIBILIDADE - Romanos 12:15,16 (PDF)
— Quem tem sensibilidade compreende com facilidade e com respeito as dificuldades do seu próximo. Demonstrar ternura, simpatia, emoção, ser sensível ao sofrimento alheio, tudo isso representa sentimento de humanidade muito importante para nosso relacionamento. Chorar com quem chora e sorrir com quem se alegra, significa ter sensibilidade. A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículos 15 e 16 diz: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos os mesmos cuidados”.

Sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - SENTIMENTO - Romanos 12:15 (PDF)
— O sentimento pode ter muitos significados. Podemos tratar do sentimento como um estado de emoção. A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículo 15, diz: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram”. Há, também, o sentimento de culpa, uma espécie de remorso, quando a pessoa não se perdoa por alguma coisa errada que fez. Por isso, é preciso agir sempre corretamente para evitar que isso aconteça. Inveja, ódio e vingança, representam a pior forma de sentimento que só traz aborrecimentos, mal estar, tristeza e mau humor, afastando as pessoas do nosso convívio.

Sábado, 28 de novembro de 2015 - SERENIDADE - Provérbios 14:17;30 (PDF)
— Precisamos ter serenidade e calma para tomar decisões. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 17, diz: “quem se zanga facilmente faz coisas tolas” e no versículo 30, diz: “a paz de espírito dá saúde ao corpo”. Por isso mesmo, para nosso próprio benefício, devemos manter perfeito autocontrole tanto em nossas conversas como em todo nosso modo de agir. A serenidade é uma forma de comportamento que permite a qualquer pessoa manter um bom equilíbrio, mesmo diante de situações difíceis e complicadas. Sabemos que o desespero e a afobação só complicam e dificultam uma avaliação correta para uma tomada de decisão importante. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 29, diz: “A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário