sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Devocional do período de 29 a 05 de Outubro

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 29 de Setembro de 2024 – Salmos 143: 10 – Vontade de Deus - PDF

"Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meus Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto." (Salmos 143: 10)

Supliquemos a Deus, assim como no Salmo, para que seja nosso guia, nosso caminho, nossa luz. Conseguiremos trilhar nossos passos atrás dos d’Ele, se fizermos tudo conforme a Sua vontade. Que, então, possamos estar de coração aberto para isso e dispostos a caminhar com Ele.

 

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024 – Jeremias 23: 1-3 – Integridade - PDF

"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão." (Jeremias 23: 1-3)

Esse é um aviso para que possamos ficar alertas e desvendar aqueles que usam o nome de Deus em vão. Devemos prestar atenção àqueles que realmente levam o nome do Senhor com integridade e fidelidade.

 

Terça-feira, 01 de Outubro de 2024 – 1 Timóteo 4: 12 – Modelos de Santidade - PDF

"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te mode­lo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade." (1Timóteo 4: 12)

Muito se ensina com a vida, e aquele que doa a vida para Cristo, se torna um testemunho vivo do seu evangelho e do seu amor, isso pode ser vivido hoje, agora, afinal todos temos algo para contribuir, um valor e um propósito, e é na juventude que se encontra um fogo novo, um anseio por viver com devoção as alegrias de ser todo de Deus, que saibamos viver e instigar a juventude a também viver este chamado, para que sejam de fato reflexos da presença de Cristo e modelos de santidade neste mundo.

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024 – Eclesiastes 3: 1,11 – Tempo de Deus - PDF

"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu. [...] As coisas que Deus fez são boas a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração, a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo ao outro" (Eclesiastes 3: 1,11)

Existe um tempo para tudo e disso ouvimos muito, esse tempo, porém, é o tempo de Deus. Ainda que queiramos algo e supliquemos por isso a Ele, diariamente, as coisas acontecerão segundo a Sua vontade; e precisamos aprender a respeitá-la, porque, como diz a passagem, as coisas que Deus faz são boas e são boas a seu tempo. Nem sempre compreenderemos o tempo de Deus, de fato, mas temos de ter a certeza que a obra divina é muito além de nosso saber e nosso entendimento, ainda assim é boa e é o verdadeiro amor d’Ele por nós. Que possamos exercer a nossa fé, ainda mais nos momentos de ânsia e aflição, as coisas acontecerão conforme a vontade e o tempo de Deus.

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024 – Tiago 3: 16-17 – Vícios e virtudes - PDF

"Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento." (Tiago 3: 16-17)

Nessa passagem, Tiago nos ensina os caminhos que nossas vícios e virtudes trazem. A inveja e a rivalidade trazem desordem, mais à frente em sua carta, ele complementa questionando "De onde vêm as guerras? De onde vem as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflitos dentro de vós?", ou seja, a desordem não é fruto de uma condenação divina, mas sim de consequências de vícios humanos como a inveja e a rivalidade. Deus nos garante a paz, a calmaria e a tranquilidade, porém somente se vivermos nessas virtudes. Sejamos sábios, não no sentido de compreender a malícia mundana, mas na verdadeira sabedoria de Deus, a qual nos esforçamos para viver na misericórdia, semeando paz e modéstia, sendo reconhecidos pelas conciliações e não desavenças. O mundo está recheado de ações ruins, que possamos ser a semente das boas obras.

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 – Tiago 5: 1-3 – Riquezas do mundo - PDF

"Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão. Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça. Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós [...]." (Tiago 5: 1-3)

Será que estamos nos esforçando e vivendo para juntarmos as riquezas do mundo, ou nossos olhares estão voltados aos tesouros do Céu? Sim, nós vivemos no mundo e dele usufruímos para sobreviver, é necessário que se trabalhe e ganhe salário, é necessário que se tenha uma cama para dormir e pão para se alimentar, contudo, para além de nossas necessidades vitais, será que estamos colocando nossos esforços para esbanjarmos matéria mundana? O que aqui conquistamos, também aqui perderemos, os valores dados ao ouro e à prata, foram dados pelos homens; Deus quer mais de nós, Ele nos quer dar o maior tesouro: a sua presença, a vida eterna; para tanto, nossos olhares e ações devem se voltar à busca do Céu e ao agrado de Deus.

Sábado, 05 de Outubro de 2024 – Jó 1: 21-22 – Bendito seja o nome do Senhor - PDF

"[...] ‘Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor! ’. Em tudo isso, Jó não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma." (Jó 1: 21-22)

Jó viva uma vida de muitas bênçãos e sempre de muita fé, contudo, em um momento, Deus permitiu que tudo o que a ele pertencia, fosse retirado por satanás, contanto que ele não estendesse a mão contra Jó. E assim o fez, pois ainda que em meio a perda de tudo, Deus sabia que Jó não se voltaria contra Ele, ao contrário, mostrou-se testemunho do tamanho e do poder de sua fé. Que possamos ser como Jó, que compreende que tudo o que possui e tudo o que não possui são dados e retirados por Deus, para tanto e dessa forma, renderemos graças à Ele a todo momento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário