sexta-feira, 10 de maio de 2024

Devocional do período de 12 a 18 de Maio

  Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 12 de Maio de 2024 – Salmos 131: 2-3 – Cuidados do Pai - PDF

"De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!" (Salmos 131: 2-3)

O Senhor é o suficiente para nós, quando deixamos Ele conduzir nossas vidas, ficamos saciados das coisas terrenas, no entregamos com toda nossa confiança e esperança. Assim como o pai ou a mãe não deixa faltar nada para seu filho, assim é o Senhor conosco. Com as correrias do dia a dia, vem o desespero e nervosismo, mas Deus vai nos acalmar, aliviar nosso fardo e nos conduzirá às nossas vitórias.

 

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 7: 35 – Cuide do que é mais precioso - PDF

"E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma. " (1 Coríntios 7: 35)

Deus em nenhum momento quer nos prender em redes assim como peixes, ele apenas ensina o caminho, onde nesse caminho, não devemos nos distrair com as coisas do mundo, e sim, cuidar do corpo e da alma como um tesouro nos dado pelo Pai.

 

Terça-feira, 14 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 8: 2-3 – Conhecer para amar - PDF

"Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não conhece nada como convém conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele." (1 Corintíos 8: 2-3)

Dizem que só se ama aquilo que se conhece, sendo esta uma verdade de Cristo, como podemos nós amar a Deus sem conhecê-lo? Mas é uma verdade também que só o conheceremos em sua plenitude quando estivermos junto a Ele nos céus, por hora conheceremos como um por um espelho, onde somos nós a sua imagem e semelhança, nós os reflexos de Cristo, que habita em nós, portanto conhecendo quem somos e quem é Cristo habitando em nós precisamos exercer este amor, por nós, pelos irmãos, por onde Cristo está, lembrar que somos capazes de amar pois Ele nos amou primeiro.

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 8: 8-9 – Tropeçar em nossos erros! - PDF

"A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos. Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos”. (1 Coríntios 8: 8-9)

Diante desta passagem podemos refletir que devemos tomar cuidado com nossas atitudes, pois elas geram consequências, e hoje parece que estamos fazendo uma coisa boa, beneficiando-nos. Porém isso pode ocasionar no futuro um problema maior ainda para nós.

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 9: 17-18 – Anunciar o Evangelho de coração - PDF

"[Anunciar o Evangelho não é glória para mim]. Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta. Então, em que consiste a minha recompensa? Em que, na pregação do Evangelho, o anuncio gratuitamente, sem usar do direito que esta pregação me confere." (1 Coríntios 9: 17-18)

Nessa passagem, Paulo compreende que viver o Evangelho, pregá-lo e testemunhá-lo nos garante a recompensa de vivermos em Cristo e de alcançarmos o teu Reino; contudo, deixa-nos claro, também, que não o devemos fazer pela recompensa em si, mas por, simplesmente, termos a oportunidade de servir à Ele dessa forma. Deus nos chama, diariamente, à estar com Ele, à O seguirmos, que possamos, então, de fato abraçar esse chamado pela alegria de estarmos na presença d'Ele e de servi-lo, não meramente pelo retorno que teremos ao fazê-lo. Que o nosso servir à Deus seja de coração e por amor.

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 9: 19, 22-23 – Entendimento - PDF

"Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele. (1 Coríntios 9: 19, 22-23)

O entendimento de Paulo sempre foi além da capacidade dos homens na época, mas para Deus os caminhos eram claros, pois as vezes precisamos nos moldar em algumas situações para no final salvar alguém ou a nós mesmos, porém sem perder a nossa essência ou a nossa fé.

Sábado, 18 de Maio de 2024 – Salmos 56: 9-10 – Deus está comigo - PDF

"Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota e todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no seu livro? Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo" (Salmos 56: 9-10)

Muitas vezes nos momentos de aflição achamos que estamos sozinhos e desamparados, que ninguém vê as nossas lágrimas ou ouve o nosso choro, mas Deus sabe de cada lágrima escorrida, de cada angústia sentida. E Ele está ali naquele momento, porém, Ele sabe que é necessário passarmos por aquela dor, portanto, são nesses momentos que devemos no entregar a Deus e confiar no seu tempo e na sua misericórdia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário