quarta-feira, 29 de maio de 2019

Devocionais para o período de 2 a 8 de junho de 2019






Domingo, 2 de junho de 2019 - Salmos 27:1 - Não tema! (PDF)
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei?” Salmos 27:1
Vivemos hoje num tempo em que todos nós estamos sujeitos à uma série de temores como a violência, o desemprego, guerras, catástrofes climáticas, entre outras. Não é por acaso que síndromes e patologias como chamadas psicossomáticas como o estresse, a depressão, a ansiedade e doenças afligem grande parte da população, sem fazer distinção de faixa etária ou classe social. Como viver, com um mínimo de qualidade, num mundo tão aparentemente precário? O Senhor é o único no qual, independente das circunstâncias, podemos confiar nossos medos e receios. Confiar em Deus nos assegura de que ele pode nos livrar de todas essas incertezas e tribulações. Portanto, estar no centro da vontade de Deus e estar entregue a seus cuidados é o melhor lugar para estarmos diante de momentos difíceis.  Se estamos vivendo “dias maus” sabemos que poderemos contar com um Deus infinitamente bom, mesmo quando não possamos entender seus desígnios para nossas vidas. Confiemos em sua soberania e, sobretudo, em seu infinito amor.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 03 de junho de 2019 - Confiança - Atos 4:29b-30 (PDF)
Os apóstolos Pedro e João, estavam tão cheios de coragem espiritual que multidões estavam sendo salvas. Milagres aconteciam por toda parte, e os líderes religiosos estavam ficando incomodados com a atitude de Pedro e João em espalhar a palavra de Deus ao povo. Por isso, esses líderes decidiram tornar ilegal o ensino no nome de Jesus. Em Atos 4:24-26 diz: “Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles! Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: ‘Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos? Os seus reis se prepararam, e os seus governantes se ajuntaram contra o Senhor Deus. Os discípulos oraram e foram cheios de Espirito Santo, em suas vidas produziu coragem, e eles anunciaram a Palavra de Deus com convicção’”. Quando os discípulos deram seus testemunhos, estavam sem medo porque Deus os havia tomado de confiança e coragem. Precisamos nos encher de Espírito Santo para nunca perder essa coragem que nos é dada por Deus. Temos o privilégio de viver em um país onde somos livres para falar sobre nosso Deus. Em Atos 4:29b-30 está escrito: "[...]Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 4 de junho de 2019 - Filipenses 2:2 - Vivam em Harmonia (PDF)
Muitas das vezes agimos de forma errada, em situações tão simples... Depois, quando paramos para pensar, percebemos que poderíamos ter agido melhor ou de outra maneira, pois sei que convivemos com pessoas diferentes, pensamentos diferentes e com valores diferentes dos nossos, mas em Filipenses 2:2 Paulo relata sobre como conduz a sua vida com o Senhor, e nos auxilia dizendo: “[...] peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente”. É difícil viver em harmonia com todos, sim, com todos, mas se todos estiverem no mesmo propósito, tudo vai bem, pois o nosso objetivo é amar uns aos outros, como está em Efésios 22:39 “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Se nós amarmos alguém de todo o coração, nada poderá separar daquilo que é bom e agradável aos olhos de Deus, pois “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” 1 Coríntios 13:4-7.
Não importa a situação, ame seu irmão como Cristo te ama, pois independente do que você faça, Ele te ama e sempre está disposto para te ouvir e te ajudar!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 5 de junho de 2019 - Filipenses 2:6-8 - Humildade (PDF)
"Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos" Marcos 9:35. Jesus, quando disse aos seus discípulos estas palavras, disse em um momento no qual os mesmos discutiam sobre quem era o mais importante entre eles. Quantas vezes durante o dia nos pegamos julgando que somos melhores? Nós nos colocamos acima do nosso próximo, pensando que a forma que pensamos e que fazemos a coisas é a correta, nossa verdade é a verdade absoluta. Agimos assim por impulso, às vezes; agimos assim por cultura, porém Jesus informa aos seus discípulos que o mais importante é aquele que deixa o seu orgulho e passa a pensar no próximo antes de si. Imagino o choque dos discípulos ao ouvir essas palavras daquele que era, é e será o mais importante. Em Filipenses 2:5-11 é relatada a grandeza da humildade na pessoa de Jesus Cristo e somos orientados a pensar como Cristo pensava: "Ele (Jesus) tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, abriu mão de tudo que o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos [...] ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de Cruz." Filipenses 2:6-8. Se Jesus se pôs como servo, nós, seres humanos falhos e pecadores devemos ter a humildade de reconhecer que não somos melhores que ninguém e que a grandeza da vida está em se doar, servir e ajudar o próximo sem esperar nada em troca.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 6 de junho de 2019 - Filipenses 2:13 - Porque Obedecer? (PDF)
Em todos os momentos estamos em contato com o nosso Senhor, através de nossas ações, através das nossas palavras com os outros e através de outras intervenções. A todo momento Ele está nos observando. Podemos, talvez, nos sentir encurralados, porém esse não é o propósito de Jesus. Ele não tem nenhum objetivo de nos deixar com esse sentimento. Então sabemos que podemos cancelar todo esse pensamento. Ele, na verdade, nos dá muitas oportunidades para ser melhores a cada dia, oportunidades de influenciar pessoas para o bem! Ele acredita em nós e, apesar das nossas limitações como seres humanos, Ele quer que obedeçamos a vontade dEle e façamos outras pessoas serem impactadas com o amor verdadeiro, e que possamos ser mais pelos outros também. Em Filipenses está escrito: "Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações." Filipenses 2:13.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 07 de junho de 2019 - 1 Coríntios 10:31 - Toda honra e toda glória são para ti, Senhor! (PDF)
Nos dias atuais, a liderança da igreja, comparando com exemplos do passado, encontra-se defasada no que diz respeito a seguidores fiéis da palavra de Deus. É possível ver a desunião e a falta de compaixão entre os membros das igrejas, uma distorção da leitura das sagradas escrituras e a separação de povos por ideais vazios. O apóstolo Paulo vem nos trazer referência de dois cooperadores fiéis: Timóteo e Epafrodito. Eles estavam com o apóstolo em Roma ajudando-o a levar a palavra do Senhor na prisão (já que Paulo havia sido preso por seguir Jesus). Podemos dizer, que existia um único objetivo em comum entre todos eles. Bem dizer o nome do Senhor e levar os ensinamentos de Deus a todos, independentemente de quem o fizesse, o caminho era Ele. Que possamos levar como exemplo, assim como Paulo observou, a cooperação de Timóteo e Epafrodito, que mesmo vivendo em tempos difíceis e acuados pelas repressões, não desistiram de levar a Palavra de Deus, pensando sempre que toda glória e louvor é para Ele. “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” 1 Coríntios 10:31.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado 8 de junho de 2019 - 2 Samuel 19:34;40 - Deus fiel. (PDF)
“Vem comigo e te sustentarei junto de mim em Jerusalém. Davi o beijou e o abençoou.” 2 Samuel 19:34;40.
Davi tinha por seu povo tamanho afeto e comprometimento, assim é Jesus conosco. Ele pede para seguirmos sua palavra porque sabe que uma vida no pecado não nos fará verdadeiramente felizes; uma vida no pecado não nos trará a paz necessária e nem o reino dos céus. O Senhor quer nos sustentar, ele está sempre pronto para nos carregar no colo e nos ensinar tudo o que precisamos aprender. Somente ele pode suprir todas as nossas necessidades. Deus é fiel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário