quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Devocionais para o período de 9 a 15 de setembro de 2018





Domingo, 9 de setembro de 2018 - Ninguém escapa da morte - Salmos 37:4,5 (PDF)
"Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. Podemos ver que Deus é a vida e a luz" Salmos 37:.4,5. Ao passarmos algum tempo na presença de Deus, ficamos alegres e cheios de energia. Em comunhão com Deus, transferimos nossos problemas e dificuldades para as mãos do criador e, ao olharmos para ele, vemos a nossa vida por outra perspectiva, pois passar um tempo com Deus é essencial para organizar nossos pensamentos e encarar com leveza os nossos dias. Estejamos sempre dispostos a lutar por este precioso tempo com Deus. A oposição disso surge de várias formas: nosso próprio desejo de permanecer na cama; a determinação de alguém nos afastar de Deus; pessoas da família, dos amigos e da nossa própria autocrítica, que nos diz para gastar nosso tempo com algo mais produtivo. À medida que amadurece a nossa vontade de agradar a Deus além de todas as coisas, nós ganhamos força para resistir a essas pressões contrárias.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 10 de setembro de 2018 - Humildade - Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus podíamos ver claramente os ciúmes, a inveja e o despeito dos fariseus, porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado que eles não conseguiam enxergar. Eles não enxergavam mais o amor, porém julgavam todos debaixo de uma lei rígida e sem amor nenhum. Em Mateus 18, os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino de Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito da competitividade nos seres humanos, do egoísmo, do egocentrismo, seja no trabalho, estudos, família... Sempre um quer ser melhor do outro; precisamos agir humildemente assim como Jesus, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança. Porque mesmo Jesus usando uma criança como exemplo, o que ele quis dizer é que o nosso coração deve ser como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9: 48.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 11 de setembro de 2018 - Habacuque 3:17,18 - Perseverar no Senhor (PDF)
Perseverança é a definição do devocional de hoje. Por mais impossível que pareça, devemos confiar no Senhor. Quem já passou por uma situação que não parece ter solução, sabe o quanto é desesperador ter que esperar; mais difícil ainda é confiar. Isto nada mais é do que exercitar a nossa fé, é acreditar no que não se vê. E que exercício difícil, não é? Mais difícil ainda é se alegrar neste cenário, mas quando confiamos e cremos no Senhor, sabemos que tudo pode passar, tudo pode acontecer que sempre teremos o Senhor ao nosso lado. Por mais adversa que esteja a situação, Jesus já tem um plano para você, então alegre-se e creia que o Senhor da sua salvação está ao seu lado. Temos um exemplo desta situação em Habacuque 3:17,18: “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uva nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” Habacuque 3:17,18.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 12 de setembro de 2018 - Sejam humildes - Sofonias 2:3 (PDF)
Deus nos dá a palavra, nos dá a prova, nos dá o caminho, nos dá o amor, e mesmo assim nos negamos aceita-lo tão facilmente e fazemos nossa vida mais difícil do que ela realmente é, e com isso lembramos da citação de Sofonias 2:3: "Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do Senhor". Mas Deus não faz as coisas sem um objetivo, sem um propósito ou uma intenção - que é de salvar o mundo e mostrar mais uma vez que ele é amor, salvação e tudo que nele existe - e completa dizendo: "Pois o Senhor Deus vai lembrar do seu povo e o fará prosperar outra vez" Sofonias 2:7b. Sejamos Humildes, Obedientes, Direitos e Amorosos. Deus, em sua plenitude, é um ser justo e fará com que todos recebam aquilo que plantaram. Se plantaram coisas boas, colherão coisas boas; se o contrário, colherão o que não lhes agrada.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 13 de setembro de 2018 - Eclesiastes 2:13 - Mais sensível a Deus (PDF)
Em alguns momentos da nossa vida, chegamos em uma maturidade que conseguimos entender melhor e ver que as coisas são bem melhores quando há sabedoria. Conseguimos identificar o certo do errado, conseguimos ver as coisas de uma tal maneira tão sensível. Isso é o resultado de quando estamos bem com Deus, tudo parece tão leve e simples. Ele vai nos mostrando que tudo tem razão, quando Ele está no controle e descobrimos que é bem melhor mesmo. Em Eclesiastes diz: "E cheguei à conclusão de que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão" Eclesiastes 2:13.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 14 de setembro de 2018 - Ser feliz e praticar o bem - Eclesiastes 3:1-15 (PDF)
Existe uma passagem muito conhecida no livro de Eclesiastes, que diz que há um tempo para tudo. Se quiser relembrar, são os versículos de 1 a 8 do capítulo 3. Mas logo adiante temos dois versículos (vv 12 e 13) que não são tão conhecidos, e que merecem uma reflexão. Talvez não sejam tão divulgados porque parecem óbvios. Mas toda vez que alguma coisa parecer muito óbvia, olhe melhor - pode haver alguma profundidade e alguma lição não perceptíveis à primeira vista. Pense nos melhores objetivos que podemos ter para a vida. Viver, amar, trabalhar e ser feliz provavelmente vão aparecer no topo da lista de qualquer pessoa. O que merece muita atenção é que as pessoas parecem acreditar que vão simplesmente receber o que querem, sem ter que se esforçar para que as coisas aconteçam. Mas já recebemos as coisas que são necessárias para sermos felizes. Infelizmente, só quem não pode comer, beber e receber pelo trabalho sabe dar valor a essas coisas. Quem tem isso deveria se sentir feliz, e provavelmente tem o suficiente até para oferecer o que sobra aos outros. É exatamente como está na Bíblia: "Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus" Eclesiastes 3:12,13.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado 15 de setembro de 2018 - Eclesiastes 4:12 - Não podemos ficar sozinhos (PDF)
Vivemos em um mundo de injustiças, maldades e muitos problemas, mas convém que o homem viva só? Em Gênesis 2:18 lemos: "Depois o Senhor disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade". Muitas vezes queremos ser independentes, ser fortes sozinhos, conquistar tudo em nossa vida e lutar lutas que não vamos conseguir, sozinhos. Em Eclesiastes, o capitulo 4 fala isso para nós e o escritor nos questiona o porquê de trabalharmos tanto e deixarmos de viver as coisas boas que Deus nos deu nesta terra. Ele mesmo reponde, dizendo que é isso uma ilusão e uma maneira triste de viver a vida. Infelizmente, quando deixamos isso acontecer nós esquecemos de Deus, de nossos irmãos e pessoas que sempre estão ao nosso lado. É bom que o homem tenha uma companhia, é bom que sejamos dois para que não caiamos e esqueçamos dos nossos objetivos e da vida com Deus, Conforme Eclesiastes 4:12: "Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar". Cada um de nós é um cordão e juntos, um com o outro, formamos cordões de duas dobras e com Deus junto somos mais fortes, pois um cordão de três dobras é difícil de arrebentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário