sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Devocionais para o período de 16 a 22 de setembro de 2018


Domingo, 16 de setembro de 2018 - O fim dos maus e o fim dos bons - Salmos 37:5-6 (PDF)
A vida com Deus consiste na confiança que vem da fé no senhor, e no cuidado por servi-lo conforme a sua vontade. Os que não tomam consciência de seu dever para com Deus não somente demostram falta de confiança nele, como também o tentam. A vida do homem não consiste na abundância que possui, mas em ter sustento suficiente para si e para sua família. Isto é mais do que cada um de nós mereceria, e é bastante para os que seguem a Deus.
Descansar no Senhor é tanto um privilégio como um dever. Ele nos prometeu satisfazer os desejos da alma renovada e santificada. Qual é o desejo do coração de um homem bom? É conhecer, amar e servir a Deus! Podemos ver o que Deus diz em Salmo 37:5: “Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará”. Lance sobre ele a carga da preocupação. Nós mesmos devemos nos livrar das nossas cargas, não nos afligir com pensamentos sobre assuntos futuros, mas devemos deixá-los aos cuidados de Deus. Apresente o seu caso em oração e todas as suas preocupações na presença do senhor, e confie nele. Devemos cumprir o nosso dever e, em seguida, deixar os assuntos nas mãos do senhor. A promessa é muito certa: “Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia” Salmo 37:6.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 17 de setembro de 2018 - Arrepender-se - Lucas 3:3 (PDF)
Devemos lembrar que nossos pecados serão perdoados por Deus quando for um arrependimento de coração, ou seja, sincero, porque Deus, sendo nosso Criador, nos conhece tremendamente, porém Deus não é intruso. Ele é um cavalheiro: só entra no seu coração se for convidado. Você abriria a porta da sua casa para um estranho? Deus só entra na sua vida se for convidado. Vamos nos entregar para Ele, vamos nos arrepender dos nossos pecados, vamos nos renovar em Cristo. Como está escrito na Bíblia: "E João atravessou toda a região do Rio Jordão, anunciando esta mensagem - arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês" Lucas 3:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 18 de setembro de 2018 - A ilusão das riquezas - Mateus 6:19-21 (PDF)
O que é riqueza? Para uns é ter posses, dinheiro, status social, fama e etc., para outros a riqueza está em ter saúde, ter um lar, uma família, amigos. Podemos ser ricos sem ter nenhum centavo no bolso e ser miseráveis com a conta bancária recheada de dinheiro. Assim devemos refletir: onde está a nossa riqueza? O que estamos almejando alcançar? Em Eclesiastes 5:10 está escrito: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão”. Saber valorizar o que se tem, o que se é, e saber que Deus proveu tudo isso é um ato de sabedoria, pois em segundos tudo pode mudar e, se a nossa riqueza estiver nas coisas e por algum motivo viermos a perdê-las, isso nos trará imensa tristeza, decepção, frustração; mas, se a nossa riqueza estiver em Cristo, mesmo perdendo ou passar por dificuldades aqui Ele proverá o necessário e estaremos confiantes na sua vontade e promessa. A história de Jó é um exemplo. Mateus resume bem no seguinte versículo: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" Mateus 6:19-21.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 19 de setembro de 2018 - Uma vida de ilusão? – Efésios 3:20 (PDF)
No capítulo 6 do livro de Eclesiastes, Salomão fala sobre as ilusões de uma vida. Como tudo é passageiro, como nunca o ser humano está satisfeito com as coisas que tem, a busca sempre por mais. Nos versículos 7 e 8 está escrito: “Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos. Que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Que vantagem tem o pobre em saber enfrentar a vida? ”. Nem ricos e nem pobres, sábios ou tolos, ninguém está livre de sofrer as desilusões da vida. No versículo 9 ele afirma “[...] é correr atrás do vento. É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais”. Quantas vezes em nossas vidas, nós corremos atrás do vento? Buscamos uma vida de ilusões e não percebemos as coisas maravilhosas que Deus tem colocado ao nosso alcance. Isso não quer dizer que devemos simplesmente ‘deixar a vida nos levar’; devemos buscar o MELHOR DE DEUS para as nossas vidas. A carta aos efésios 3:20 diz que Deus: “[...] por meio do seu poder que age em nós, pode fazer infinitamente mais do que nós pedimos ou até pensamos! ” Deus é pai e ele cuida dos seus filhos. Às vezes aquilo que queremos não é o melhor que Deus tem para oferecer. Ele nos oferece e dará sempre muito mais do que esperamos ou pensamos, sempre o SEU MELHOR.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 20 de setembro de 2018 - Paciência é atributo do Senhor - Eclesiastes 7:8 (PDF)
Dou início com uma reflexão: quantas vezes ao longo da vida você não teve de esperar por algo? Mudança das circunstâncias, mais atitudes, relacionamentos melhores, a pessoa certa, alguém que notasse você. Reconhecemos que não é agradável esperar. Deus, porém, afirma que esperar pode ser algo bom, pois nos ensina a ser pacientes. Até que pontos somos pacientes? A paciência, um atributo de Deus, é uma das virtudes necessárias para nos tornarmos completas. Quando somos pacientes, nos assemelhamos ao Senhor. E quem não querer ser igual ao nosso Senhor? Porém, para nos provar teremos que passar por algumas situações e essas situações vão dizer para nós, quanto nós somos pacientes. Em Eclesiastes 7:8 está escrito: "O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo. A pessoa paciente é melhor do que a orgulhosa."
Referência: http://diantedotrono.com/licoes-de-paciencia-e-esperanca/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 21 de setembro de 2018 - Plante sua semente - Eclesiastes 11:6 (PDF)
Deus criou o tempo. O mundo precisa se adaptar às regras que o tempo traz; ninguém pode fugir. O tempo passa rápido e todas as coisas ruins ou boas que vivemos ficam para trás e nos restam lembranças. Tudo passa com o tempo - dor, sofrimento, tristeza - e há um tempo para tudo. Mas Deus é eterno. O tempo não o afeta. Nosso tempo na terra é curto, por isso devemos buscar a salvação agora, enquanto temos tempo para fazer o certo. É uma decisão que não deve ser adiada, porque não sabemos quanto tempo temos e nem para onde iremos. O tempo é nosso bem mais valioso e precisamos usá-lo com sabedoria. Conforme Eclesiastes 11:6: "Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas".
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 22 de setembro de 2018 - Justiça Eterna - Eclesiastes 12:14 (PDF)
Em Eclesiastes 12:1 está escrito: "Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida’”. Isto é um aviso para os jovens e todos os outros, crianças, adultos e idosos. Temos que lembrar de Deus antes que venha os dias maus. Hoje já são dias difíceis que vivemos, e podem ficar ainda mais difíceis. Mesmo envelhecendo, temos que lembrar do Deus que nos criou. Nos dias de hoje, em meio a tantas coisas ou objetivos que temos na nossa vida, acabamos esquecendo de Deus ou não conversamos com Ele. É até engraçado pois Deus deu o seu único filho para morrer por toda humanidade pagando nossos pecados, deixou a sua palavra para sabermos como agradar a Ele, deixou pessoas para nos ajudar a aprender como nos comportar em todas as situações, Ele nos dá cada dia para tentarmos ser melhores e é misericordioso a todo tempo, e mesmo assim nós esquecemos dele! Em Eclesiastes 12:13 está escrito: "De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados", mas a justiça de Deus não termina neste mundo; na eternidade teremos que prestar contas para Deus, conforme Eclesiastes 12:14: "Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário