sexta-feira, 15 de junho de 2018

Devocionais para o período de 17 a 23 de Junho de 2018


Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo 17 de junho de 2018 - A Presença de Deus - Salmos 139:1-4 (PDF)
"Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer." (Salmos 139:1-4). Como diz neste versículo, Deus nos conhece perfeitamente, e todos os nossos pensamentos e atitudes estão abertos diante dele. É mais proveitoso meditarmos nas verdades do nosso Senhor quando as aplicarmos aos nossos próprios casos, é melhor com o coração elevado a Deus em oração, do que com um enfoque mental de curiosidade ou em debates. Deus é o onisciente, e por estar em todos os lugares, é onipotente, ambas são verdadeiras reconhecidas por todos, mas raramente são cridas de forma correta pela humanidade. Deus tem o registro exato de cada passo que damos, seja dos bons ou dos maus. Ele sabe por qual regra andamos, em direção a qual finalidade nos encaminhamos e com que companhias andamos. Quando sou separado de toda companhia, o senhor sabe o que tenho em meu coração. Não há palavras más e nem palavras boas em mim, sem que saibas que origem tiveram em meus pensamentos e com que intenção foram pronunciadas. Onde quer que estejamos, estaremos sob o olhar e mão do senhor. Não podemos descobrir o modo pelo qual Deus nos encaminha, não conhecemos assim como Deus nos conhece. Todos os que temem ao senhor odeiam o pecado, e choram por todos os pecadores. Porém, à medida que nos afastamos dos pecadores, devemos orar por eles, pois para Deus a conversão e a salvação destes é possível. Pelo fato de o senhor nos conhecer completamente, e sermos estranhos para nós mesmo, devemos desejar e orar fervorosamente, para que sejamos encaminhados por sua palavra e seu espírito. Se há algum caminho a mais em mim, permita-me que o veja retirado por sua palavra, como o salmista diz no versículo 24 "Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno". O caminho da santidade agrada a Deus, é agradável para nós, e nos conduzirá a vida eterna. Todos os que confiam no senhor devem manter-se e serem dirigidos neste caminho, para que não se percam nem se desviem ou se cansem dele.
=============================================================
Segunda-feira, 18 de junho de 2018 - Agradecimento - Salmos 118:29 (PDF)
Por que é um sacrifício agradecer a Deus? Porque nem sempre nossas atitudes são corretas e as coisas nem sempre saem do jeito que queremos. Devemos lembrar que as nossas vontades nem sempre são as vontades de Deus, porém, não significa que Deus não nos ama. O nosso tempo não é o mesmo que o Dele, por isso, devemos sempre agradecer â Ele, não importa como você se sente, agradeça a Deus. Quando começamos a oferecer a Deus uma oferta de gratidão, descobrimos que nossa gratidão nos dá uma nova percepção das coisas. Quando agradecemos a Deus por sua bondade em tempo de provação, percebemos que estamos de pé pela misericórdia dada por Ele. "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre" Salmos 118:29.
=============================================================
Terça-feira 19 de junho de 2018 - O Pecado - Amós 9:8-9 (PDF)
"Sem dúvida, os olhos do Senhor, o Soberano, se voltaram para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó, declara o senhor. Pois darei a ordem, e sacudirei a nação de Israel entre todas as nações, tal como o trigo é abanado numa peneira, e nem um grão cai na terra" Amós 9:8-9. O Senhor ama o pecador, porém não compactua com o pecado. Devemos nos esforçar para manter nossos corações limpos e nossa mente longe das aparências do mal, vigiar e batalhar para fazer o certo, mantendo assim o caminho livre para ao Espirito Santo agir em nossas vidas. Que nós sejamos como o trigo, que é separado do joio e nunca confundido com ele, que mesmo crescendo juntos, são muito diferentes em seus frutos, onde o trigo cresce, transformando sua cor e servindo de alimento enquanto o joio não traz benefícios nem mesmo enfeita o ambiente. Somos povo escolhido e capacitados para vencer, mas só depende de nós sermos como os descendentes de Jacó que se mantiveram livres do pecado e permaneceram na terra.
=============================================================
Quarta-feira, 20 de junho de 2018 – Deus cumpre suas Promessas - Salmos 89:34 (PDF)
Amós fala sobre a restauração de Israel. O retorno do restante dos israelitas para Jerusalém nos dias de Esdras e Neemias foi o cumprimento das palavras de Amós. Mas também pode ser visto na Igreja. As promessas relatadas em Amós 9:11-15 são bem diferentes de muitas coisas que ele já tinha anunciado. A futura posse dessa terra fazia parte da promessa feita a Abraão e aos seus descendentes e o seu cumprimento tinha como base a bênção incondicional de Deus. Essa e muitas outras passagens mostra como Deus é fiel em cumprir suas promessas, em Salmos 89:34 Deus, mesmo diante de possíveis desobediências dos descendentes de Davi, Ele diz: “Não quebrarei a aliança que fiz com ele, nem deixarei de cumprir nenhuma das minhas promessas”.
Baseado em: Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.
============================================================
Quinta-feira, 21 de junho de 2018 - Deus me Abandonou? - Deuteronômio 31:8 (PDF)
Todo mundo em algum momento da vida se sentimos abandonado e com certos medos que nos reprimem. E por um momento somos impulsionados a nos isolar de tudo, nem que seja por um tempo, afinal de contas, ninguém vai entender mesmo. E é esse tipo de pensamento que o inimigo quer que você sinta, ele quer tirar sua paz e fazer você desistir de tudo. Quando nos encontramos desta maneira, temos que buscar a Jesus, certamente Ele estará pronto para ajudar. Podemos pensar que estamos abandonados, porém, Ele nunca nos deixou de lado. Somos seres imperfeitos e que precisamos sempre buscar melhorar em tudo, ás vezes, vão nos apontar, dizendo que não teremos melhoras ou que não tem mais jeito. Não devemos permitir, porque sabemos que Jesus é suficiente em nossas vidas. Em deuteronômio 31:08 diz: "O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!"
=============================================================
Sexta-feira, 22 de junho de 2018 - Ofereça Ajuda - Provérbios 9:8 (PDF)
Ser cristão não é fácil! Mas quase nada que dá bons resultados é fácil... Uma das coisas que ajudam um pouco a manutenção dessa escolha é contar com pessoas que estejam na mesma trilha. Todos os seres humanos são filhos de Deus, então somos todos irmãos. Mas aqueles que compartilham da mesma fé são o "seu povo". De modo geral, devemos dar ajuda e conselhos a quem nos pede, e podemos oferecer, caso acreditemos que nossa ajuda pode ser útil. Mas aqueles que são do "nosso povo" devem ser advertidos quando saem do caminho. Para muita gente, é fácil criticar e dar conselhos. Mas na hora de receber, a situação fica bem diferente. É difícil receber críticas. A sensação geralmente é que a pessoa não sabe o que está dizendo. Mas devemos ouvir com atenção e avaliar se não é possível melhorar a partir do comentário. Saber ouvir, avaliar e mudar são atitudes que fazem parte do crescimento. Como diz a Bíblia: "Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará" Provérbios 9:8.
============================================================
Sábado, 23 de junho de 2018 - Ensinamentos de Deus - Oséias 2:15 (PDF)
"Ali, eu devolverei a ela as suas plantações de uvas e transformarei o vale da Desgraça em uma porta de esperança. Então ela falará comigo como fazia no tempo em que era moça, quando saiu do Egito" Oséias 2:15. Está passagem relata um exemplo de como não podemos deixar alguns rumos acontecer em nossas vidas. Deus deu um exemplo ao povo de Israel, exemplo de uma mulher que traiu o seu esposo procurando coisas diferentes e diz que o esposo está triste e chateado com tudo isso. O esposo foi e tirou a esposa daquela situação e a esposa lembrou que com seu marido ela é muito feliz. Deus quer dizer para nós que não podemos esquecer Dele e nem deixar de cumprir os mandamentos que Ele nos passou, nem do amor e cuidado Dele por nós, o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário