sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Devocionais para o período de 4 a 10 de dezembro de 2016




Dia 40
Vivendo com propósitos
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19.21
Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Atos 13.36
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Domingo, 4 de dezembro de 2016 – Pratique o que sabe – João 13:17 (PDF)
Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir.
A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida. A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”. A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”. A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”. As respostas a todas as três perguntas são encontradas propósitos que Deus tem para você.
Uma vez que saiba o que Deus quer que você faça, a bênção vem quando você põe em prática o que aprendeu.
Isso provavelmente quer dizer que você deverá parar de fazer outras coisas. Existem muitas coisas “boas” que você pode fazer com sua vida, mas os propósitos de Deus são os fundamentos que você precisa fazer. Infelizmente, é fácil se distrair e esquecer o que é mais importante. É fácil se desviar do que realmente importa e lentamente abandonar o curso. Para evitar que isso aconteça, você deve fazer uma declaração dos propósitos de sua vida e examiná-la regularmente. No cenáculo, quando Jesus concluiu seu último dia de ministério junto aos discípulos, ele lavou os pés deles como exemplo e disse: Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” João 13:17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 – Saiba o que importa – Filipenses 1:10 (PDF)
Faça uma declaração que resuma os propósitos de Deus para sua vida. Você afirma com suas próprias palavras seu compromisso com os propósitos de Deus para sua vida. Uma declaração de propósitos não é uma lista de objetivos. Os objetivos são temporários; os propósitos são eternos. A Bíblia diz: Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente” Salmos 33:11.
É uma declaração que aponta a direção de sua vida. Colocar seus propósitos no papel irá forçá-lo a pensar especificamente sobre o rumo de sua vida. A Bíblia diz: Saiba para onde você está indo, e estará em terreno sólido. Uma declaração dos propósitos de sua vida não apenas especifica o que você pretende fazer com seu tempo, sua vida e seu dinheiro, mas também sugere o que você não irá fazer. Provérbios diz: Quem tem juízo procura a sabedoria, mas o tolo não sabe o que quer” Provérbios 17:24.
É uma declaração que define o que é “sucesso” para você. Ela afirma o que você acredita ser importante, e não o que o mundo acredita ser importante. Ela esclarece seus valores. Paulo disse: Eu quero que compreendam o que realmente importa” Filipenses 1:10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 6 de dezembro de 2016 – Persista – Timóteo 4:16 (PDF)
É uma declaração que esclarece suas funções. Você terá diferentes funções em diferentes etapas na vida, mas seus propósitos jamais serão alterados. Eles são maiores que qualquer função que você possa ter.
É uma declaração que expressa sua forma. Ela reflete a exclusividade que Deus lhe deu.
Leve o tempo que for necessário para escrever sua declaração de propósitos. Não tente completá-la de uma só vez, e não adianta tentar atingir a perfeição em seu primeiro rascunho; apenas anote seus pensamentos conforme lhe ocorrerem. É sempre mais fácil editar do que criar. A seguir apresento cinco questões que devem ser levadas em conta na preparação de sua declaração.
As cinco grandes questões da vida
O que será o centro de minha vida? Essa é a questão da adoração. Para quem você irá viver? Em torno de que você construirá sua vida? Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou um passatempo, dinheiro, diversão ou em torno de muitas outras atividades. Todas essas coisas são boas, mas não fazem parte do centro de sua vida. Nenhuma delas é suficientemente forte para mantê-lo a salvo quando a vida começar a desmoronar. Você precisa de um centro inabalável.
O rei Asa ordenou ao povo de Judá que entrassem sua vida em Deus. Na verdade, o que quer que esteja no centro de nossa vida é o nosso deus. Quando comprometeu a sua vida com Cristo, ele se moveu para o centro, mas você precisa mantê-lo lá por meio da adoração. Paulo diz: Oro para que [...] Cristo habite no coração de vocês mediante a fé” Efésios 3:17.
Como você sabe quando Deus está no centro da sua vida? Quando Deus está no centro de sua vida, você adora. Quando não está, você fica preocupado. A ansiedade é a luz de advertência, que indica que Deus foi empurrado para o lado. Você voltará a ter paz no instante em que o coloca de volta ao centro. A Bíblia diz: A consciência da completitude de Deus [...] dará paz a vocês. É maravilhoso quando Cristo desfaz a preocupação que está no centro de sua vida” Filipenses 4:7.
Qual será o caráter de minha vida? Essa é a questão do discipulado. Que tipo de pessoa você será? Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz. Lembre-se: você irá levar seu caráter para a eternidade, mas não sua carreira. Faça uma lista das características que você quer trabalhar e desenvolver em seu caráter. Você deve começar com o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22,23) ou com as bem-aventuranças (Mateus 5:3-12).
Pedro disse: Não percam um minuto em edificar sobre o que lhe foi dado, complementando sua fé básica com bom caráter, entendimento espiritual, disciplina alerta, paciência apaixonada, admiração reverente, amizade calorosa e amor generoso” 2 Pedro 1:5-7. Não desanime ou desista quando tropeçar. É necessária toda uma vida para construir um caráter semelhante ao de Cristo. Paulo disse a Timóteo: Cuide atentamente do seu caráter e do que ensina. Não se deixe distrair. Tão-somente persista” 1 Timóteo 4:16.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 – Viva conforme o Evangelho - Filipenses 1:27a (PDF)
Qual será a contribuição de minha vida? Essa é a questão do serviço. Qual será seu ministério no corpo de Cristo? Conhecendo sua mistura de formação espiritual, opções do coração, recursos pessoais, modo de ser e áreas de experiência (forma), qual papel lhe seria mais adequado na família de Deus? Como você pode fazer alguma diferença? Tem a formação adequada para servir em algum grupo específico do corpo de Cristo? Paulo apontou dois benefícios maravilhosos em cumprir seu ministério: Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus” 2 Coríntios 9:12.
Embora você tenha sido formado para servir os outros, nem mesmo Jesus alcançou as necessidades de todos enquanto estava na terra. Você deve escolher a quem pode ajudar melhor, com base na sua vocação. Você precisa perguntar: “A quem eu desejo mais ajudar?”. Jesus disse: Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça” João 15:16a. Cada um de nós dá frutos diferentes.
Qual será a mensagem de minha vida? Essa é a questão de sua missão junto aos incrédulos. Sua declaração de missão faz parte de sua declaração de propósitos. Ela deve incluir seu compromisso de dar seu testemunho aos outros sobre o evangelho. Você também deve listar as lições de vida, assim como as paixões que Deus lhe concedeu para que compartilhasse com o mundo. Conforme for crescendo em Cristo, Deus poderá lhe dar um grupo especial de pessoas nas quais você deverá se concentrar para alcançar. Não deixe de pôr isso na sua declaração.
Se você for mãe ou pai, parte de sua missão é educar seus filhos para que conheçam a Cristo, ajudá-los a compreender os propósitos da vida deles e enviá-los pelo mundo na missão que Deus lhes reservou. Você poderia incluir na sua declaração a declaração de Josué: Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor” Josué 24:15b.
É obvio que nossa vida deve reforçar e confirmar a mensagem que passamos. Antes de grande parte dos incrédulos aceitar a credibilidade da Bíblia, eles querem saber se nós temos credibilidade. É por isso que a Bíblia diz: O mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo” Filipenses 1:27a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 8 de dezembro de 2016 – Esteja à altura do Plano de Deus - 2 Coríntios 10:13 (PDF)
Qual será a comunidade de minha vida? Essa é a questão de sua comunhão. Como você irá demonstrar seu compromisso com os outros crentes e sua ligação com a família de Deus? Onde você irá praticar com outros cristãos os mandamentos do tipo “uns aos outros”? A qual igreja local você irá se juntar como membro ativo? Quanto mais você amadurecer, mais irá amar o corpo de Cristo e desejará se sacrificar por ele. A Bíblia diz: Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela” Efésios 5:25b. Você deve incluir em sua declaração uma manifestação de seu amor pela igreja de Deus.
Ao pensar nas respostas para essas questões, inclua qualquer trecho das Escrituras que fale ao seu coração sobre esses propósitos. Existem muitos neste livro. Poderá levar semanas ou meses para que você possa elaborar sua declaração de propósitos exatamente da forma que deseja. Ore, pense sobre ela, converse com amigos íntimos e medite na Bíblia. Ela poderá passar por várias redações até chegar ao seu formato final. E mesmo então você provavelmente fará pequenas alterações com o passar do tempo e à medida que Deus lhe der um maior discernimento sobre sua vocação.
Além de escrever uma declaração de propósitos detalhada, também é de grande auxílio ter um curto enunciado ou slogan que resuma os cinco propósitos para sua vida de uma forma fácil de decorar e que inspire você. Dessa forma, você poderá se recordar diariamente. Salomão aconselhou: Será uma satisfação guardá-los no íntimo e tê-los todos na ponta da língua” Provérbios 22:18. Eis alguns exemplos:
• “Meu propósito de vida é adorar a Cristo com todo o meu coração, servi-lo com minha vocação, ter comunhão com sua família, desenvolver um caráter como o dele e cumprir minha missão no mundo para que ele receba a glória.”
• “Meu propósito de vida é ser membro da família de Cristo, exemplo de seu caráter, ministro de sua graça, mensageiro de sua palavra e um engrandecedor de sua glória.”
• “Meu propósito de vida é amar a Cristo, crescer em Cristo, com partilhar Cristo e servir a Cristo por meio de sua igreja; e levar minha família e os outros a fazer o mesmo.”
• “Meu propósito de vida é firmar um compromisso firme com o Grande Mandamento e a Grande Comissão.”
• “Meu objetivo é me tornar semelhante a Cristo; minha família é a igreja; conheço meu e minha missão; meu motivo é a glória de Deus.”
Você deve pensar: “E quanto à vontade de Deus para meu emprego, casamento, lugar em que devo viver ou a escola?”. Falando com franqueza, essas questões são secundárias na sua vida, e devem existir inúmeras possibilidades que estejam de acordo com a vontade de Deus para sua vida. O que mais importa é cumprir os propósitos eternos de Deus, a despeito de onde você viver ou trabalhar ou de com quem você se casar. Essas decisões devem respaldar os seus propósitos. A Bíblia diz: Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” Provérbios 19:21. Concentre-se nos propósitos de Deus para sua vida, e não nos seus planos, uma vez que são aqueles que durarão para sempre.
Certa vez, ouvi uma sugestão para que a declaração de propósitos fosse baseada no que você gostaria que as outras pessoas dissessem sobre você no seu enterro. Imagine o elogio perfeito, e então construa a declaração a partir dele. Francamente, é uma péssima ideia. No final de sua vida, não terá nenhuma importância o que as pessoas disserem a seu respeito. Só importará o que Deus disser a seu respeito. A Bíblia diz: “...nosso propósito é agradar a Deus, não às pessoas” 1 Tessalonicenses 2:4b.
Algum dia Deus irá analisar nossas respostas a essas questões da vida. Você pôs Jesus no centro de sua vida? Você desenvolveu o seu caráter? Você dedicou sua vida a servir os outros? Você comunicou a mensagem de Deus e cumpriu a missão que ele lhe deu? Você amou e participou em sua família na igreja? Essas são as únicas questões que irão contar. Como disse Paulo: Nosso objetivo é estar à altura do plano de Deus para nós” 2 Coríntios 10:13.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 – Comprometa-se com Deus - 2 Crônicas 16:9a (PDF)
Deus quer usar você
Há cerca de trinta anos, reparei em uma pequena frase em Atos 13.36 que iria alterar para sempre a direção da minha vida. Eram somente dez palavras, mas pareciam uma marca de ferro em brasa, palavras que marcariam minha vida para sempre: Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração” Atos 13:36. Só então compreendi por que Deus chamou Davi de homem segundo o meu coração”. Davi dedicou a vida a cumprir os propósitos de Deus na terra.
Não existe maior epitáfio que essa declaração! Imagine isso esculpido na sua lápide: que você serviu aos propósitos de Deus na sua geração. Oro para que as pessoas possam dizer isso sobre mim quando eu morrer. Também oro para que as pessoas possam dizer isso de você. Essa frase é a descrição definitiva de uma vida bem vivida. Você faz o que é eterno e atemporal (os propósitos de Deus), à maneira contemporânea e atual (na sua geração). Uma vida com propósitos trata exata mente disso. Nem as gerações passadas, nem as futuras podem servir a Deus nesta geração. Somente nós podemos. Tal qual Ester, Deus o criou para um momento como este.
Deus ainda procura pessoas que possam ser usadas. Você seria uma pessoa que Deus pode usar para seus propósitos? Você serviria aos propósitos de Deus na sua geração? A Bíblia diz: Os olhos do Senhor procuram por toda a terra a fim de fortalecer aqueles cujos corações estejam completamente comprometidos com ele” 2 Crônicas 16:9a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 10 de dezembro de 2016 – Deus é digno de glória – Apocalipse 4:11 (PDF)
Paulo teve uma vida dirigida por propósitos. Ele disse: Corro direto para o alvo, com um propósito a cada passo” 2 Crônicas 16:9a. Seu único motivo para viver era cumprir os propósitos que Deus tinha para ele. Ele disse: Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” Filipenses 1:21. Paulo não tinha medo de viver, nem de morrer. De qualquer maneira, ele iria cumprir os propósitos de Deus. Ele não podia perder!
Algum dia, a história será encerrada, mas a eternidade seguirá para sempre. William Carey disse: “O futuro é tão brilhante quanto as promessas de Deus”. Quando parecer difícil cumprir seus propósitos, não ceda ao desânimo. Lembre-se de sua recompensa, a qual durará para sempre. A Bíblia diz: Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” 2 Coríntios 4:17.
Imagine como será naquele dia, quando todos apresentarmos nossa vida perante o trono de Deus, louvando a Cristo com profunda gratidão. Nós o louvaremos por seus planos e viveremos para seus propósitos — eternamente. Juntos nós diremos:Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” Apocalipse 4:11.

Quadragésimo dia
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade.
Um versículo para memorizar: Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração (Atos 13.36).
Uma pergunta para meditar: Quando irei parar para escrever minhas respostas às cinco grandes questões da vida? Quando colocarei meu propósito no papel?
Texto extraído do livro “Uma Vida com Propósitos – Você não está aqui por acaso”, de Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário