terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Devocionais para o período de 11 a 17 de dezembro de 2016








Dia 39

Equilibrando sua vida

“Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem” Efésios 5.15.

“Não permitam que os erros dos ímpios levem vocês pelo caminho errado e façam vocês perderem o equilíbrio” 2 Pedro 3.17.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Domingo, 11 de dezembro de 2016 – Ajudem-se - Provérbios 27:17 (PDF)

Bem-aventurados os equilibrados, pois subsistirão mais do que todos.

Uma das competições das Olimpíadas de verão é o pentatlo. Ele é composto de cinco modalidades: tiro-ao-alvo, esgrima, equitação, corrida e natação. O objetivo do pentatlo é vencer todas as cinco, e não apenas uma ou duas.

Sua vida é um pentatlo com cinco propósitos, que devem ser mantidos em equilíbrio. Esses propósitos foram praticados pelos primeiros cristãos em Atos 2, explicados por Paulo em Efésios 4 e exemplificados por Jesus em João 17, mas estão resumidos no Grande Mandamento e na Grande Comissão de Jesus.  Essas duas declarações resumem os cinco propósitos de Deus para sua vida:

1. “Ame a Deus de todo o seu coração”: você foi planejado para o prazer de Deus; logo, seu propósito é amar a Deus por meio da adoração.

2. “Ame ao próximo como a ti mesmo”: você foi formado para servir; então seu propósito é demonstrar amor pelas outras pessoas por meio do ministério.

3. “Vão e façam discípulos”: você foi feito para uma missão; então seu propósito é compartilhar a mensagem de Deus por meio da evangelização.

4. “Batize-os em...”: você foi formado para fazer parte da família de Deus; então seu propósito é se identificar com sua igreja por meio da comunhão.

5. “Ensine-os todas as coisas...”: você foi criado para se tornar semelhante a Cristo; então seu propósito é amadurecer por meio do discipulado.

Um compromisso sério com o Grande Mandamento e a Grande Comissão fará de você um grande cristão.

Manter os cinco propósitos em equilíbrio não é tarefa fácil. Todos tendemos a exagerar nos propósitos que nos despertam maior paixão e negligenciar os outros. As igrejas fazem a mesma coisa. Mas você pode manter sua vida equilibrada e firme no caminho, juntando-se a um pequeno grupo para prestar contas uns aos outros, avaliando regularmente sua saúde espiritual, registrando seu progresso em um diário pessoal e passando o que aprendeu para os outros. Essas quatro atividades são importantes para um viver dirigido por um propósito. Se você prima por se manter no caminho certo, precisará desenvolver esses hábitos.

Converse sobre o assunto com um companheiro espiritual ou em um grupo pequeno. A melhor maneira de assimilar as ideias deste livro é discuti-las com outras pessoas no ambiente de um grupo pequeno. A Bíblia diz: Como o ferro afia o ferro, da mesma maneira as pessoas podem ajudar a melhorar umas às outras” Provérbios 27:17.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – Encorajem-se – 1 Tessalonicenses 5:11 (PDF)

Aprendemos melhor em comunidade. Nossa mente fica mais aguçada e nossas convicções mais intensas por meio da conversa.

Eu o exorto veementemente a juntar um pequeno grupo de amigos e formar um grupo de leitura. Vocês devem discutir as implicações e aplicações de cada leitura. Devem perguntar: “E daí?”, “E agora?”, “O que isso significa para mim, minha família e nossa igreja?”, “O que vou fazer a respeito disso?”. Paulo disse: Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam, e o Deus da paz estará com vocês” Filipenses 4:9.

Um pequeno grupo de leitura proporciona muitos benefícios que não podem ser alcançados somente por um livro. Vocês podem dar e receber opiniões sobre o que estão aprendendo. Podem tratar de exemplos da vida real. Podem orar, incentivar e apoiar uns aos outros à medida que começarem a viver esses propósitos. Lembrem-se de que fomos feitos para crescer juntos, e não separadamente. Após terem completado um livro juntos, em grupo, você poderá pensar em examinar outros estudos para uma vida dirigida com propósitos, disponíveis para grupos e classes. A Bíblia diz: Encorajem uns aos outros e dêem forças uns aos outros” 1 Tessalonicenses 5:11.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 13 de dezembro de 2016 – Examine sua vida – Lamentações 3:40 (PDF)

Estude a Bíblia individualmente. A Bíblia foi feita para ser estudada por parágrafos, capítulos e até mesmo livros inteiros. O meu livro pode ajudá-lo a realizar estudos indutivos.

Faça em si mesmo uma inspeção espiritual periódica. A melhor forma de equilibrar os propósitos na sua vida é fazer uma avaliação periódica de si mesmo. Deus dá grande valor ao hábito da autoavaliação. Somos orientados pelo menos cinco vezes nas Escrituras a verificar e a examinar nossa saúde espiritual. A Bíblia diz: Examinem-se para terem certeza de que estão firmes na fé. Não se desviem, achando que tudo está garantido. Realizem em si mesmos exames regulares [...] testem-se. Se falharem no teste, façam algo a respeito” 2 Coríntios 13:5.

Para manter a saúde física, você precisa de exames regulares com o médico, para que possa avaliar seus sinais vitais — pressão sanguínea, temperatura, peso e assim por diante. Para sua saúde espiritual, você precisa verificar regularmente os cinco sinais vitais da adoração, comunhão, crescimento do caráter, ministério e missão. Jeremias aconselhou: Vamos fazer um bom exame na maneira que estamos vivendo e reorganizar nossa vida debaixo da autoridade de Deus” Lamentações 3:40.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 – Registre sua jornada – Números 33:2 (PDF)

Anote seu progresso em um diário. A melhor forma de consolidar seu progresso no cumprimento dos propósitos de Deus para sua vida é manter um diário espiritual. Não se trata do registro de acontecimentos, mas de lições de vida que você não gostaria de esquecer. A Bíblia diz: Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos” Hebreus 2:1. Podemos nos lembrar do que registramos.

Embora seja improvável que seu diário espiritual seja tão amplamente lido como o de Moisés, ele ainda é importante. Sua vida é uma jornada, e uma jornada merece um diário. Espero que você escreva sobre as fases de sua jornada espiritual, ao ter uma vida dirigida por propósitos.

Escrever ajuda a esclarecer o que Deus está fazendo na sua vida. A Bíblia traz vários exemplos em que Deus manda as pessoas manterem um diário espiritual. Ela diz: Conforme orientação do Senhor, Moisés manteve um registro de seu progresso Números 33:2.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 – Registre as obras de Deus - Salmos 102:18 (PDF)

Crie um diário de sua jornada espiritual, mas não anote apenas o que for agradável. Tal qual fez Davi, registre suas dúvidas, temores e lutas com Deus. Nossas maiores lições vêm do sofrimento, e a Bíblia diz que Deus mantém um registro de nossas lágrimas ("Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?" Salmos 56:8). Sempre que ocorrer um problema, lembre-se de que Deus os utiliza para cumprir os propósitos para sua vida. Os problemas o forçam a atentar para Deus, trazem-no para uma comunhão mais íntima com os outros, constroem um caráter semelhante ao de Cristo, lhe fornecem um ministério e lhe provêm um testemunho. Todo problema é dirigido por propósitos.

Você deve às futuras gerações a preservação do relato de como Deus o ajudou a cumprir os propósitos dele na terra. Trata-se de um testemunho que continuará a ser dado muito após você estar no céu.

Bem no meio de uma experiência sofrida, o salmista escreveu: Que isso fique escrito para que os nossos descendentes saibam o que o Senhor Deus fez e para que o louvem aqueles que ainda vão nascer” Salmos 102:18.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016 – Transmita as instruções – 1 Timóteo 4:6 (PDF)

Transmita aos outros aquilo que você sabe. Se você quer continuar crescendo, a melhor forma de aprender mais é transmitir o que já aprendeu. O livro de Provérbios diz: Quem abençoa os outros é abundantemente abençoado; os que ajudam os outros serão ajudados” Provérbios 11:25. Aqueles que passam adiante suas percepções obtêm ainda mais de Deus.

Agora que compreende o propósito da vida, você tem a responsabilidade de levar essa mensagem aos outros. Deus o está chamando para ser seu mensageiro.

Paulo disse: Agora, quero que você diga essas mesmas coisas a seguidores confiáveis para que as possam dizer aos outros” 2 Timóteo 2.

Você provavelmente conhece centenas de pessoas que não sabem qual o propósito da vida. Compartilhe essas verdades com seus filhos, amigos, vizinhos e aqueles com quem trabalha.

Quanto mais você sabe, mais Deus espera que você use tal conhecimento para ajudar os outros. Tiago disse: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado” Tiago 4:17. O conhecimento aumenta a responsabilidade. Porém, transmitir o propósito da vida é mais do que uma obrigação; é um dos grandes privilégios da vida. Imagine como o mundo seria diferente se todos conhecessem seu propósito. Paulo disse: Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus” 1 Timóteo 4:6.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 17 de dezembro de 2016 – Permaneça no Amor de Jesus – João 17:26 (PDF)

Tudo se destina à glória de Deus

O motivo pelo qual transmitimos o que aprendemos é a glória de Deus e o crescimento do seu Reino. Na noite anterior à crucificação, Jesus disse ao Pai: Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” João 17:4. Quando Jesus orou com essas palavras, ainda não tinha morrido por nossos pecados, então que “obra” ele havia completado? Jesus disse ao Pai o que havia feito nos últimos três anos: a preparação dos discípulos para viver para os propósitos de Deus. Ele os ajudou a conhecer e amar a Deus (adorar), ensinou a amarem uns aos outros (comunhão), deu-lhes a Palavra para que amadurecessem (discipulado), mostrou-lhes como servir (ministério) e enviou-os a levar o evangelho aos outros (missão). Jesus foi o exemplo de uma vida dirigida por propósitos, e também ensinou aos outros como vivê-la. Essa foi a “obra” que glorificou a Deus.

Hoje em dia, Deus não quer apenas que vivamos seus propósitos, mas que ajudemos as outras pessoas a fazer o mesmo. Deus quer que apresentemos Cristo às pessoas, trazendo-as para a comunhão, ajudando-as a amadurecer e a descobrir como servir e então que tornemos a enviá-las para que mais pessoas sejam alcançadas.

É disso que se trata uma vida dirigida por propósitos. Independentemente de sua idade, o resto de sua vida pode ser a melhor parte dela, e você pode começar hoje a viver com propósitos.

Jesus explica a obra em vinte versículos de sua oração, encerrando assim: "Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja" João 17:26.

Trigésimo Nono Dia

Pensando sobre meu propósito

Um tema para reflexão: Bem-aventurados sejam os equilibrados.

Um versículo para memorizar: Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem (Efésios 5.15; ch).

Uma pergunta para meditar: Quais das quatro atividades vou iniciar para permanecer no caminho e equilibrar os cinco propósitos de Deus para minha vida?



Texto extraído do livro “Uma Vida com Propósitos – Você não está aqui por acaso”, de Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário