quinta-feira, 23 de maio de 2024

Devocional do período de 26 a 01 de Junho

 Contato: missaocristaacmsorocaba@gmail.com

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas

Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 26 de Maio de 2024 – Salmos 68: 3 – Alegrem-se os justos - PDF

"Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande Alegria!" (Salmos 68: 3)

Quando está difícil aguentar a luta que enfrentamos, buscamos o Deus Altíssimo e Ele nos dá refrigério, paz que excede todo entendimento e força para resistir o mal que nos aflige, assim o mal fugirá de nós. Esse salmo é importante guardar no nosso coração, para dizer todos os nossos dias.

 

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 11: 27-28 – Se arrependa. - PDF

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice." (1 Coríntios 11: 27-28)

Que possamos antes de tudo, nos arrependermos dos nossos pecados. Assim estaremos honrando o sacrifício feito por Jesus.

 

Terça-feira, 28 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 12: 4,7 – Dom de servir - PDF

"Há diversidade de dons, mas um só Espírito... A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum." (1 Coríntios 12: 4,7)

Não temos nada senão pelo Espírito, não somos nada senão pela ação dele, Deus nos chama e nos concede dons para que possamos agir e corresponder ao nosso chamado, a cada um de uma maneira, a cada um lhe é confiado segundo  que somos e o que Deus quer de nós, por isso se faz tão importante que saibamos viver juntos, onde os dons se completam, unidos se fortalecem, afinal nenhum dom é para proveito próprio, mas para o outro, o nosso chamado é de servir, e somos agraciados pelos dons que nos levam a fazê-lo da melhor maneira, iguais aos olhos de Cristo, somos únicos pela ação d'Ele em nós.

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 12: 24-26 – Somos membros de um só corpo - PDF

"Deus estruturou o corpo de maneira a conceder mais e cuidado às partes que recebem menos atenção. Isso faz que haja harmonia entre os membros, de modo que todos cuidem uns dos outros. Se uma parte sofre, todas as outras sofrem com ela, e se uma parte é honrada, todas as outras com ela se alegram." (1 Coríntios 12: 24-26)

Para que haja harmonia, ele nos entrega uma missão: que amemos uns aos outros assim como ele nos amou, isso significa que, se o meu irmão sofre, eu também sofro com ele e se meu irmão se alegra, eu também me alegrarei.

 

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 12: 27,31 – Dons - PDF

"Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros. [...]. Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos." (1 Coríntios 12: 27,31)

Há cada um de nós, Deus concedeu diferentes dons, uns mais numerosos, outros menos numerosos, mas ninguém foi gerado sem dom algum. Cada um de nossos dons, diferentes entre eles, estão contidos num único corpo, que é o Reino de Deus, ou seja, cada ser humano em sua individualidade constituí sua importância no Reino dos Céus. Que possamos identificar nossa importância e singularidade e, para mais, utilizar à serviço de um bem maior que é a nossa busca pelo Céu e nossa capacidade de levar conosco outras pessoas. Se temos nossos dons, é por que Deus os confiou a nós, que possamos compreender essa grandeza sem nos esquecer de que sem Ele nada somos e de fato estamos aqui para servi-Lo com amor. Que possamos, também, reconhecer o dom do próximo e, ao invés de nos invejarmos, nos inspirarmos a ser melhores pelo bem comum e pela graça de Deus.

 

Sexta-feira, 31 de Maio de 2024 – 1 Coríntios 13: 1-7 – Amor paciente - PDF

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13: 1-7)

Paulo declara que o amor sempre protege, confia, espera e persevera, isto é, permanece firme mesmo em circunstâncias desagradáveis. Paulo concluí sua descrição do amor, falando sobre sua permanência. Neste ponto, ele nos mostra que o amor nunca terá um fim, que é eterno.

Sábado, 01 de Junho de 2024 – 1 Coríntios 13: 12-13 – Fé, esperança e o AMOR - PDF

"O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, a maior delas é o amor." (1 Coríntios 13: 12-13)

O amor é o maior ensinamento deixado para nós, e nessa passagem é mostrado as diversas faces do amor. Paulo nos diz que não importa quais sejam os nossos dons, habilidades, nada se compara a importância do amor em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário