sábado, 14 de março de 2020

Devocionais para o período de 15 a 21 de março de 2020





Domingo, 15 de março de 2020 - Provérbios 16:7 - Transformação por Deus. (PDF)
Transformação é um fato de alterar alguma coisa, é fazer algo mudar de forma. Encontramos tantas descrições para essa palavra! E o que Deus mais faz em nossas vidas são transformações. Quando nos deixamos ser moldados e transformados pelo amor de Deus, somos novos seres, tomamos outros atos e levamos a vida como Deus nos ensina. Com tempo, vamos ver que a melhor escolha é deixar Deus agir em nós. Começamos a ver como Ele vê, sentir como Ele sente. Porém, o processo de mudar e transformar requer muito trabalho nosso. Nossos pensamentos e atos vão se alterando e às vezes isso leva tempo, leva um pouco de dor, porque sabemos que não é fácil. Lá na frente veremos que tudo que Deus faz é bom e seu plano sempre será o melhor para nós. Em Provérbios 16:7: “Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos."
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 16 de março de 2020 - 2 João 1:8,9 - Cuidado para não perder! (PDF)
Uma característica deste mundo é que, geralmente, o que desejamos é obtido depois de muito tempo e esforço mas, para gastar ou perder, o processo é fácil e rápido. Para obter um carro, por exemplo, quanto temos que investir, apertar o orçamento, comprometer um período longo até terminar de pagar, e ele pode ser levado em um furto ou acidente que leva apenas alguns segundos. Paulo nos faz um alerta importante nesse sentido, mas em relação à vida espiritual. Todo mundo quer ir para junto de Deus, mas isso depende de nós, já que Ele determinou as regras para atingirmos esse objetivo. Precisamos seguir as regras, e elas são simples - não necessariamente fáceis. Devemos amar a Deus e nosso próximo. Paulo nos diz que não devemos apoiar quem não ensina a verdade de Cristo, e adverte: "Tenham cuidado para não perder aquilo que nos esforçamos tanto para conseguir. Sejam diligentes a fim de receber a recompensa completa. Quem se desvia deste ensino não tem ligação alguma com Deus, mas quem permanece no ensino de Cristo tem ligação com o Pai e também com o Filho" 2 João 1:8,9. Sempre perdemos algumas coisas, mas não perca o que é mais importante!
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 17 de março de 2020 - Salmos 9:9,10 - Dúvidas, incertezas e medos
(PDF)
Há dias, momentos, que nos pegam de surpresa, derrubam nosso ânimo, nossa tranquilidade e podemos nos ver em meio a situações que nos levam ao excesso de estresse, desespero algumas vezes; por muitos momentos a ideia de desistir parece-nos o melhor a ser feito. Esse desistir pode ser de um emprego, de um relacionamento amoroso, de relacionamentos interpessoais, projetos, sonhos e etc., mas calma... Respira fundo e ora a Deus. Em Salmos 9:9,10 encontramos a seguinte mensagem: “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.” ELE NUNCA ABANDONA AQUELES QUE O BUSCAM!!!  Precisamos busca-lo mais, ouvi-Lo mais e permitirmos fazer o que Ele quer que façamos mesmo que isso nos custe algo. Pode ser, sim, que precisemos tomar algumas atitudes diante do que nos aflige, atitudes que talvez não queiramos. Porém, antes de tudo, devemos busca-lo com a certeza de que se o buscarmos de todo o coração e entendimento, conseguiremos passar por esses momentos da melhor forma possível e com o aprendizado necessário.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 18 de março de 2020 - João 7:24 - Julgar seu irmão (PDF)
“Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos” João 7:24
Como já diz aquele velho ditado: nunca julgue um livro pela capa, porque o que pode conter nele mudará muitas coisas em você. Assim como não devemos julgar um objeto, o mesmo vale para as pessoas. Às vezes deixamos situações definirem alguém, e não damos abertura para conhecer melhor aquela pessoa.  Porém Jesus foi o melhor exemplo que tivemos aqui na terra, pois andava com aqueles que eram desprezados pela sociedade, não julgando sua aparência ou indo pelo que os outros falavam, mas sim porque conhecia o coração deles. Que possamos tomar a Cristo como nosso maior exemplo e não deixar que nos influenciem sobre as pessoas, mas sim que tiremos nossa própria conclusão após darmos a chance de conhecê-las.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 19 de março de 2020 - Atos 4:29b-30 - Coragem (PDF)
Os apóstolos Pedro e João estavam tão cheios de coragem espiritual que multidões estavam sendo salvas. Milagres aconteciam por toda parte, e os líderes religiosos estavam ficando incomodados com a atitude de Pedro e João em espalhar a palavra de Deus ao povo. Por isso, esses líderes decidiram tornar ilegal o ensino no nome de Jesus. Em Atos 4:24-26 está escrito: “Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles! Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: ‘Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos? Os seus reis se prepararam, e os seus governantes se ajuntaram contra o Senhor Deus’”. Os discípulos oraram e foram cheios de Espirito Santo que, em suas vidas, produziu coragem, e eles anunciaram a Palavra de Deus com convicção. Quando os discípulos deram seus testemunhos, estavam sem de medo porque Deus os havia tomado de confiança e coragem. Precisamos nos encher de Espirito Santo para nunca perder essa coragem que nos é dada por Deus. Temos o privilégio de viver em um país onde somos livres para falar sobre nosso Deus. Atos 4:29b-30: "[...]Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos.”
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 20 de março de 2020 - Efésios 2:13 - Seu amor nos salvou
(PDF)
Em Efésios 2:13 está escrito: “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” Nesse sentido, podemos entender que Deus nos trouxe de volta a vida quando entregou seu filho único para morrer pelos nossos pecados. Nós estávamos distantes, afastados de Deus e de todos seus ensinamentos, mas Ele na sua infinita misericórdia, constituiu uma aliança com a humanidade, uma aliança de esperança, bênçãos e amor. Por isso, não hesitemos em buscar sempre o caminho de Deus, para que possamos sempre estar próximos Dele e do Seu amor, pois pelo o amor de Deus nós fomos salvos.
= = = = = = = = = = =
Sábado, 21 de março de 2020 - João 1:7,8 - Somos testemunho das obras de Deus (PDF)
"[João Batista] veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele; não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz" João 1:7,8
João Batista batizava com água, mas para que viesse aquele que batizaria pelo espírito, Jesus, a verdadeira luz e palavra de Deus. Também nós podemos ser luz na vida dos nossos irmãos dando testemunho de Cristo, seja por nossas palavras, seja por nossas ações, nunca colocando nossa luz acima da luz de Deus, a exemplo de João Batista que soube se reconhecer pequeno diante do Senhor, como está em João 1:15: "João dá testemunho d'Ele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim".
Que assim também nós possamos nos reconhecer pequenos diante da grandiosidade de graça que há em Deus, e que pelo nosso testemunho de vida possamos guiar nossos irmãos para Ele, sendo luz em meio as trevas, uma luz que não vem para ofuscar o que é de Deus e o que é do outro, mas que brilhe em meio a escuridão nos corações daqueles em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário