quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Devocionais para o período de 6 a 12 de outubro de 2019






Domingo, 6 de outubro de 2019 - Salmo 56:11 - Confie em Deus (PDF)
A Bíblia tem algumas referências que parecem estranhas, à primeira vista. Se formos ler certas passagens apenas com uma narrativa histórica, elas parecem não ter uma razão para serem mencionadas. Em Números, lemos um trecho em que Balaão está sobre uma burra, e ela se desvia do caminho escolhido por três vezes. Balaão fica contrariado e bate na burra e, nesse momento, Deus permite que ela fale. Ela conta que se desviou porque viu um anjo de Deus no caminho. Quantas vezes seu caminho já foi desviado? Quantas vezes você já ficou contrariado por esse tipo de acontecimento? Se você fez tudo da melhor maneira e, ainda assim, o resultado não foi o esperado, será que não foi um anjo que Deus colocou ali para você tomar um caminho que não era o que você queria, mas sim o que Deus escolheu para você? Tente se lembrar se alguma vez as coisas não aconteceram como você queria, mas o resultado final foi melhor que o desejado... A Bíblia ensina: "Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem" Salmos 56:11.
= = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 7 de outubro de 2019 - 1 Pedro 2:5 - Pedras vivas (PDF)
O que é a igreja? Normalmente, ligamos a palavra igreja à uma construção física, um prédio onde acontecem reuniões. Mas isso é um templo. A igreja de fato é constituída pelas pessoas que decidem ter um lugar fixo para se reunirem para os momentos de adoração. Existem algumas palavras que são sinônimos de reunião: assembleia e congregação, por exemplo. Uma passagem bem conhecida da Bíblia é aquela na qual Jesus expulsa os vendedores que estavam no templo. É normal, onde há reuniões regulares de pessoas, que se desenvolva um comércio. Mas não podemos deixar o foco mudar da adoração para o comércio. O seu corpo é um templo. Quanto você deixa esse templo ser contaminado pelas coisas do mundo? A Bíblia ensina: “... vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” 1 Pedro 2:5.
= = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 8 de outubro de 2019 - Salmos 27:14 - Espere no Senhor (PDF)
"Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor" Salmos 27:14.
 Poxa, não desiste não. Permaneça firme, Deus está contigo!
Desistir é algo em que pensamos de imediato quando as circunstâncias parecem que são maiores do que nós. Temos o problema de deixarmos a nossa ansiedade agir em nosso favor e, com isso, acabamos nos frustrando fazendo o que achamos ser certo em vez de esperar o tempo/vontade do Senhor. O tempo D’ele pode parecer demorado, muitas vezes será diferente do nosso; porém tenho certeza que será a melhor espera que podemos ter na nossa vida. Sabemos também, que a vontade de Deus é perfeita e agradável para todos nós e Ele sabe exatamente do que precisamos, principalmente quando somos permitidos a passar por algumas dificuldades que nos trarão lições para estarmos mais perto Dele e, também, para rever as nossas atitudes e recomeçar!
Tudo que está acontecendo comigo e com você tem um propósito, portanto, não se desespere. Apenas entregue nas mãos de Deus e espere Nele.
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”
= = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 9 de outubro de 2019 - Salmo 56:3,4 - Confiança em meio ao medo (PDF)
“Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e o louvo pelo que tem me prometido; confio nele e não terei medo de nada” Salmo 56:3,4.
O salmista enfrentava uma situação temível. Mas, confiando em Deus, era capaz de controlar os seus temores e de até tornar-se destemido, o que não era pouco, mas algo confirmado por alguns que se encontram envolvidos em guerras ou outras situações de perigo extremo. Ao enfrentar situações de dificuldades em nossos dias, algumas pessoas caem em pânico, o que também é uma reação comum. As vezes olhamos para o tamanho de nossas dificuldades e esquecemos do tamanho do Deus que nos guarda e nos protege. Mas não somos os únicos que passamos por esse tipo de situação, Davi também passou, mas a reação dele nos deixa algumas lições. Assim como Davi, devemos ter plena confiança no Senhor. Podemos passar por dificuldades e lutas diariamente, mas também temos a certeza de que Deus diariamente está ao nosso lado. “No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo…” I João 4.18. Nós podemos vacilar em nosso amor a Deus, porém o amor Dele por nós é perfeito e é esse amor que deve ser o motivo para que lancemos para fora de nós todo medo e temor diante das dificuldades e lutas da vida. Assim como Davi, devemos confiar no Senhor quando o temor e o medo diante das dificuldades da vida se colocarem diante de nós. Que Deus nos capacite a termos tamanha fé. Que Deus nos abençoe!
Extraído e adaptado das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito – Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 10 de outubro de 2019 - Tiago 1:22 - Pratique a palavra (PDF)
Em nossa vida, temos tantas práticas em nossa rotina... Praticamos exercício físico, praticamos um novo idioma e várias outras coisas. E nessa prática sabemos que um dia aprendemos o que tanto queremos. Jesus também espera isso de nós, que sejamos praticantes de seus ensinamentos e que possamos impactar outras pessoas para o mesmo sentido. Viver sendo ouvinte ou parado no tempo sem buscar nada, sabemos que não estaremos progredindo nem para nós e nem para os outros. Vamos praticar e fazer dessa prática uma mudança em nós. Conforme ensina a Bíblia: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos” Tiago 1:22.
= = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira 11 de outubro de 2019 - Mateus 21:43,44 - Seja fruto do Senhor (PDF)
“[...] eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” Mateus 21:43,44.
No Evangelho, Jesus fala-nos abertamente: o Reino nos será tirado e entregue a outros, se não nos convertermos das nossas ambições, orgulhos e vaidades, se não abandonarmos a vida do pecado e não aprendermos a praticar a justiça e o bem! Em uma parábola em que a vinha é usada para simbolizar o povo de Deus, Jesus revela que o povo pertence a Deus e que o Seu povo colherá bons frutos se Sua vinha for confiada a bons agricultores. No caso dessa parábola é notório que o dono daquela vinha não a confiou a bons agricultores, uma vez que, na hora da colheita eles se tornaram tão gananciosos a ponto de matar todos os enviados do seu dono inclusive o seu filho para poder ficar com todos os frutos daquela vinha. Deus espera dos líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós precisamos refletir hoje se estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera.
= = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 12 de outubro de 2019 - Mateus 21:8,9 -  Hosana (PDF)
Essa vinda de Jesus foi descrita pelo profeta Zacarias quando disse ao povo “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta”. Zacarias 9:9. Jesus pediu aos seus discípulos que buscassem uma jumenta e um jumentinho. Os acessórios utilizados para ela foram os mantos dos discípulos. Não devemos pensar que as roupas que vestimos são tão caras que não podemos abandoná-las pelo serviço de Cristo. Não devemos pensar que o almoço ou o lanche que perdemos um tempo fazendo, não pode ser dividido com alguém, como diz nos versículos 8 e 9: "Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores. Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: - Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!" Os que tomam a Cristo como o seu Senhor devem colocar aos seus pés tudo o que possuem e Hosana significa "salva-nos, te imploramos!”. Quando Jesus ia entra em Jerusalém, toda a cidade se comoveu pelo gozo do clamor, mas os fariseus foram movidos pela inveja. Assim como também são nos dias de hoje: as motivações da nossa mente são variadas, às vezes esquecemos de Deus mas, quando alguém comenta sobre ele, comentamos coisas dizendo que estamos próximos. Não deixe que as pessoas te influenciem a lembrar dele, esteja com ele o tempo todo a todo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário