quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Devocionais para o período de 1 a 7 de setembro de 2019






Domingo, 1 de setembro de 2019 - Confiar sempre - Salmos 52:8 (PDF)
Precisamos nos esforçar para a confiar em Jesus em todas as áreas de nossa vida. Muitas coisas nos deixam ansiosos e podemos usar esses momentos como oportunidades de amadurecer a confiança em Cristo. Em vez de fugir dos desafios, vamos aceitá-los; podemos perceber e receber milhões de bênçãos escondidas em meio às dificuldades. Se acreditarmos que Cristo é soberano, nossa fé crescerá cada vez mais, e confiaremos n'Ele em qualquer situação. Lamentar por que as coisas não são ou não acontecem do jeito que queremos é desperdiçar energia. Aceitar e crer que Jesus está no controle de Tudo nos faz trilhar um caminho mais tranquilo em meio as dificuldades. A fé é como uma equipe em qual podemos confiar enquanto prosseguimos nossa jornada ao lado do Mestre. Se confiarmos conscientemente no poder de Cristo essa equipe carregará todo o peso para nós. O Salmista escreveu: "Porém eu sou como uma oliveira verde que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre." Salmos 52:8
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 2 de setembro de 2019 - Mateus 12:50 - Vontade de Deus (PDF)
Muitos de nós, seres humanos, têm uma grande necessidade de ter o controle de (quase) tudo na vida. Quando entendemos que isso não é possível - e, geralmente, essa compreensão vem quando algo que tentamos fazer com a força do nosso braço dá errado -, voltamos nossos olhos para Deus e, então, dizemos: “Seja feita a Tua vontade”, sendo que essa oração deve ser feita antes mesmo da nossa tentativa de controlar a situação. Nosso papel de cristão é sempre pensar que Deus tem o melhor para nós. Ele quer estar no centro da nossa vida, cumprindo os planos dEle para nós. Ao pensar desta forma, nossa intimidade crescerá muito e seremos felizes! Em Mateus 12:50 está escrito: "[...] quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe." Mateus 12:50
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 3 de setembro de 2019 - Romanos 10:13 - Um convite a todos (PDF)
Jesus não limitou o reino de Deus à um determinado povo, mas ensinou que ele estava aberto a todos:  “[…] Todo o que nele crê jamais será decepcionado”. Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Porque: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!” Romanos 10:13. Somente a fé em Cristo determina uma posição na família de Deus. A fé nos transforma, nos permite experimentar uma vida em Cristo e transmitir esse amor criando pontes para que o próximo seja agraciado com esse amor único e incondicional. Temos tanto a aprender com o Amor, humidade, resiliência, paciência e o altruísmo de Jesus. Devemos abrir mais o nosso coração e permitir o agir do Seu plano em nossas vidas! Estender o Reino a todos aqueles que estão ao nosso redor é o nosso papel como cristãos e podemos fazer isso de infinitas formas e em todas elas Ele estará conosco.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 4 de setembro de 2019 - João 15:07 - *Permanecer* (PDF)
“[...] se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!” João 15:07.
“Eu sou a videira verdadeira!” é como começa um famoso e emblemático discurso de Jesus, em que fica claro que toda vida está nele, fora dele só existe sequidão.
Temos o privilégio de desfrutar da seiva que desse até nós, galhos secos enxertados pela graça de Deus.
Entre muitas outras bênçãos espirituais que recebemos de Cristo; uma delas é ter nossas orações respondidas, por meio de um relacionamento de comunhão com Jesus, apropriando-nos da vida que há nEle e pedindo conforme a vontade dEle. Se nossas orações não estão sendo atendidas, pensemos: será que estamos perseverando e esperando o momento certo de Deus atuar? Ou como Tiago nos adverte “E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer” (Tg 4.3), está pedindo somente para atender os desejos do seu coração?
Muitas vezes os dias são difíceis, e às vezes pensamos que aquilo que precisamos é urgente. Quando Deus não responde como queremos nos entristecemos, mas hoje queremos convidar você a permanecer no amor de Jesus em obediência, permanecer na videira, sabendo que somente nEle temos vida, vida eterna. No fim das contas, Ele já fez tudo que precisávamos, para sempre!
Extraído das reflexões diárias - “Manhãs com Propósito - Propósito Cristão”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 5 de setembro 2019 - Mateus 13:13 - Comunicar-se sempre! (PDF)
O tempo inteiro Deus se comunica conosco. A Bíblia traz a mensagem que Ele quer que o escutemos e o conheçamos. Em nosso relacionamento com Ele, podemos aprender outro ponto muito importante: ouvir para entender. Nem sempre seremos o emissor. Por isso, como receptores, precisamos saber ouvir. Para uma comunicação plena, é fundamental ouvir, até mesmo para levar a mensagem a outras pessoas. Jesus veio comunicar uma mensagem que o povo de Israel não tinha entendido, durante muitos anos Deus tentou se comunicar com o povo, por meio de várias manifestações: lei, milagres e sinais. Mas o povo não entendia a mensagem que Deus passava e continuava o desobedecendo. Diante de todos esses acontecimentos, Ele sempre vai estar presente em nossa vida, Ele sempre vai ser o Deus poderoso, porém, sempre teremos dificuldade de entender o que Deus tem para nós. Quando temos intimidade com Deus, seguimos firmes e fortes no caminho do Senhor. Em Mateus 13:13 está escrito: “[...] eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem".
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 6 de setembro de 2019 - Mateus 13:31-32 - Os segredos do Senhor (PDF)
"[...] O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".
No capítulo 13 de seu livro, Mateus revela Jesus evangelizando através de parábolas. Dessa maneira Jesus conversa com todos, sem exceção ou distinção, e consegue tornar os mistérios do Reino de Deus compreensíveis e acessíveis, alcançando, assim, toda a população. Nessa passagem, o grão de mostarda semeado é a expressão do Reino de Deus.
Podemos relacionar o grão de mostarda ao humilde começo do Reino de Deus na terra, no qual um pequeno grupo que seguia Jesus, formado principalmente por pessoas modestas, recebeu a missão de pregar o Evangelho e, ao longo do tempo, foi se expandindo e alcançando grandes civilizações até lugares mais distantes. O Reino de Deus se revela de forma singela e transparente; vai se mostrando em nossas vidas à medida em que vamos abrindo nossos corações, podendo gerar grandes maravilhas e vitórias. Dessa mesma maneira, podemos relacionar o grão de mostarda à pequenos gestos de bondade e compaixão que realizamos com o nosso próximo, que aos poucos podem gerar frutos e causar grandes transformações na vida dessas pessoas.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 7 de setembro de 2019 - Mateus 13:45-46 - O tesouro escondido (PDF)
No capítulo 13 do livro de Mateus encontramos 4 parábolas. Uma delas é a do tesouro escondido no campo. Podemos aprender que muitos querem se aproximar de Cristo rapidamente porque olham apenas a superfície do campo, pois sabe-se que com Deus tudo vai bem, mas todos que conheceram a Cristo através da bíblia, descobriram que Deus é o tesouro mais valioso e se aproximam dele por conhecer seus caminhos, valores e sabedoria; ainda que nada possa ser dado como pagamento.
Logo mais à frente encontramos um versículo dizendo que “O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas”. No qual cita que nos muitas das vezes buscamos também riquezas, cargos altos, a honra, o valor em nós, e sempre quando encontramos algo de maior valor, buscamos ainda mais. Mas vemos que no versículo 46 acrescenta que “Quando (um comerciante que anda procurando pérolas finas) encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola” Mateus 13:46. Deus é a pérola mais preciosa. Tendo Deus teremos o suficiente para nos fazermos felizes, pois o homem pode comprar tudo, mas não esta pérola preciso que é Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário