sexta-feira, 5 de julho de 2019

Devocionais para período de 16 a 22 de junho de 2019


Contatos: missaocristaacmsorocaba@gmail.com
                  missaocrista@acmsorocaba.org.br


Domingo, 16 de junho de 2019 - Salmos 111:6-7 - O senhor é misericordioso. (PDF)
“Ao seu povo mostrou a força do seu agir, entregando-lhe a herança das nações. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança” Salmos 111:6-7. De fato, o nosso Deus é grande e suas obras são incríveis. O grande discernimento (sabedoria) da vida consiste em temer ao Senhor, reconhecer que Ele é Deus, acima de tudo. O Senhor, com sua mão estendida e seu braço forte, livrou seu povo das mãos do Faraó e do domínio do Egito, abriu o Mar Vermelho diante de todos os olhos, sustentou-os durante quarenta anos no deserto, com comida e água, sem serem afligidos por frio ou calor. E assim o Senhor age e continuará agindo pela eternidade. Além disso, o Senhor é misericordioso, ele não nos trata de acordo com nossa maldade e dureza de coração; pelo contrário, guia-nos pelo caminho da verdade e da justiça. Louvemos a Deus por suas obras de amor.
=======================================
Segunda-feira, 17 de junho de 2019 - Provérbios 11:30 - Somos abençoados para abençoar. (PDF)
Aprendemos com nosso Deus que precisamos ser bênçãos para outros, porém não paramos para pensar o quão difícil é amar o nosso próximo, ainda mais quando ele é inimigo nosso; parece que fica impossível. Mas Deus nos mostra que somos capazes, sim, de acolher e de abençoar os outros, com nossas atitudes e falas. Somos capazes de entender que Deus é grande e misericordioso. Depois que entendemos esse grande amor, passamos a compartilhá-lo com as pessoas e trata-las como Deus nos trata. Nossa missão aqui na terra é semear as coisas boas, as coisas divinas. Jesus espera isso de nós. Em Provérbios diz: "Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio." Provérbios 11:30
=======================================
Terça-feira, 18 de junho de 2019 - Provérbios 14:29-34 - Ensinamentos e escolhas. (PDF)
“A pessoa que se mantem calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo. A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer” Provérbios 14:29-30. Quantos ensinamentos obtemos nestes dois versículos? Quantos destes conseguimos praticar em nossas vidas? Reflitamos sobre nosso dia-a-dia. Estamos sendo sábios ou tolos, mantendo a clama ou perdendo-a; estamos cuidando da nossa alma com a paz de espírito ou estamos adoecendo, sentindo inveja, raiva, rancor das pessoas ou situações que nos ocorrem nesta vida?  Como eu e você estamos hoje? É necessário refletir todos os dias sobre as decisões que tomamos a respeito de como lidar com os desafios diários, decisões que implicam na nossa trajetória com Deus. Andar com Jesus é o oposto do que o mundo oferece. Se alguém nos fere, devemos amá-lo; quando nos ofendem, devemos orar e perdoar; quando gritam, devemos falar baixo; quando batem, devemos dar a outra face (ver Mateus 5:39). Jesus, quando nos convida a andar com ele, avisa-nos que será uma jornada longa e difícil, porém logo em seguida nos conforta prometendo-nos que sempre estará conosco até o fim (João 16:33; Mateus 28:20). Faça a sua escolha hoje, decida por Jesus. Ele já escolheu você!
=======================================
Quarta-feira, 19 de junho de 2019 - Provérbios 16:1;3- Deus é quem decide. (PDF)
Não são poucas as vezes que nos frustramos por não realizar planos que tanto queremos. Muitas vezes esses planos nos deixam ansiosos, animados e acabamos nos esquecendo de entregá-los nas mãos de Deus. Focamos nas nossas vontades, no nosso jeito e assim acabamos nos frustrando. São muitos os exemplos das pessoas que fracassam por não buscar a ajuda e a vontade de Deus para a realização dos seus sonhos, e são muitas as pessoas que são agraciadas e felizes com a realização dos seus sonhos porque buscaram a ajuda de Deus, buscaram a Sua vontade e entregaram os sonhos e desejos nas mãos de dEle. Entender que Deus é quem está no controle de tudo nos ajuda a viver uma vida mais tranquila apesar das dificuldades que possam aparecer. Salomão escreveu em provérbios 16:1 "As pessoas podem fazer os seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra." e no versículo 3 está "... Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo". Convido você a refletir sobre esses provérbios e avaliar quais os planos que ainda não estão sob o cuidado de Deus. Incentivo você a colocar tudo sob os cuidados daquele que tudo pode, que tudo realiza. Confie em Deus, e Ele abençoará os seus planos!
======================================= 
Quinta-feira, 20 junho de 2019 - Provérbios 16:7 - Transformação por Deus. (PDF)
Transformação é um fato de alterar alguma coisa, é fazer algo mudar de forma. Encontramos tantas descrições para essa palavra! E o que Deus mais faz em nossas vidas são transformações. Quando nos deixamos ser moldados e transformados pelo amor de Deus, somos novos seres, tomamos outros atos e levamos a vida como Deus nos ensina. Com tempo, vamos ver que a melhor escolha é deixar Deus agir em nós. Começamos a ver como Ele vê, sentir como Ele sente. Porém, o processo de mudar e transformar requer muito trabalho nosso. Nossos pensamentos e atos vão se alterando e às vezes isso leva tempo, leva um pouco de dor, porque sabemos que não é fácil. Lá na frente veremos que tudo que Deus faz é bom e seu plano sempre será o melhor para nós. Em Provérbios 16:7: “Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos."
=======================================
Sexta-feira, 21 de junho de 2019 - Colossenses 3:15 - O amor de Cristo nos uniu. (PDF)
No livro de Provérbios, há um trecho que nos diz sobre o amor de Deus, mais especificamente sobre como o poder do amor pode vencer todas as dificuldades. Nos diz também sobre como o ódio é uma arma do Diabo usada contra nós. A própria definição de ódio nos diz: relacionado a inimizade e repulsão; tentar evitar ou destruir aquilo que odeia; em regra geral o ódio é o oposto do amor. Em Provérbios 10:12 está escrito: “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.” O ódio é uma das ferramentas que o Diabo usa para tirar a pessoa dos caminhos de Deus; porém a pessoa sábia reage a esses desentendimentos com amor, paciência e a consciência de que ela deve fazer o bem acima de tudo. Se todas as pessoas reagissem de maneira que o ódio prevalecesse em seus corações, as atitudes tomadas seriam sem nenhuma sabedoria. No livro de Tiago 1:20 diz que “a ira do homem não produz a justiça de Deus.” É muito difícil não termos em nossas vidas momentos de ira, porém não podemos deixar todo esse sentimento tomar conta de nós, levando-nos a pecar. “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” Colossenses 3:15. O amor! Somente o amor é capaz de vencer o ódio e qualquer tipo de desavença. Deus nos amou em Cristo, para que pudéssemos amar uns aos outros, assim como Ele nos amou.
=======================================
Sábado 22 de junho de 2019 - Filipenses 2:12-13 - Vivendo como Jesus. (PDF)
O livro de Provérbios foi escrito por Salomão com o intuito de ensinar a viver com sabedoria (Provérbios 1:1-7). Qual tem sido a nossa atitude nesse mundo? Temos sido parecidos com Jesus ou estamos nos espelhando nas pessoas ao nosso redor? Às vezes, sem perceber estamos nos vestindo, falando e até tendo as mesmas atitudes. “[...] meus queridos amigos, vocês que me obedeceram sempre quando eu estava aí, devem me obedecer muito mais agora que estou ausente. Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações” Filipenses 2:12-13. Aqui vemos uma ordem expressa claramente, um chamado e uma convocação para sermos parecidos com Jesus. Mas, como poderíamos ser parecidos com Jesus, se nunca o vimos? Deus nos deixou um meio de o conhecermos, por meio da bíblia. Porém infelizmente procuramos outras coisas para nos espelharmos e sermos melhor, como cursos, livros, internet, blogueiros e, consequentemente, mesmo sem perceber, nó nos tornamos parecidos com quem só observamos ou imaginamos. Doe um pouco seu tempo para se espelhar em Jesus. A bíblia é o manual mais completo de como viver uma vida abençoada por Ele. Porque com Deus vai tudo bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário