quarta-feira, 24 de abril de 2019

Devocionais para o período de 28 de abril a 4 de maio de 2019






Domingo, 28 de abril de 2019 - Salmos 116:1,2;12 - Como retribuir a Deus? (PDF)
“Eu amo a Javé, porque ele ouve a minha voz suplicante, porque inclina seu ouvido para mim, no dia que eu o invoco [...] Como retribuirei a Javé todo o bem que ele me fez?" Salmos 116:1,2;12
Agradecer é manifestar gratidão, é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe fez algo bom. O que nós temos a agradecer a Deus? Tudo o que temos e somos vem Dele, e para Ele é que devemos dar graças por tudo que faz por nós.
O Salmo 116 é uma oração de agradecimento a Deus, que sempre ouve o nosso clamor, que está sempre ao nosso lado, mesmo quando nos afastamos Dele. Que possamos a cada dia agradecer a Deus por cada mínimo detalhe de nossas vidas e dar graças a Ele por todas as bênçãos recebidas.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 29 de abril de 2019 - Romanos 14:4 - Quem é você para julgar? (PDF)
Muitas das vezes queremos julgar as pessoas de acordo com o que presumimos ser certo. Profetizamos coisas ruins e damos um veredito para a vida daqueles que não acreditamos, perdemos a fé nas pessoas, na melhora delas. Falamos daquele marido que não muda, daquela esposa que vive reclamando, daquele filho que está nas drogas. Simplesmente assim, perdemos a vontade de acreditar na remissão, na conversão dessas pessoas, apenas julgamos e decidimos seu futuro ou o que vão ser. “Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou” Romanos 14:3. Quem somos nós para isso? O julgamento parte da lei dos homens? “Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer” Romanos 14:4. Não desacredite de você, do seu irmão. Pois Deus quem nos criou e somente Ele sabe o que será de nossa vida.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 30 de abril de 2019 - Romanos 14:19 - Não faça os seus irmãos caírem (PDF)
“Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo!” Tiago 3:10. Tiago nos alerta sobre a influência que nossas ações têm sobre o nosso próximo. Assim como as palavras, as ações, comportamentos e atitudes, influenciam todo o meio que vivemos e, se não estivermos atentos, podemos induzir pessoas a caírem. “Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé” Romanos 14:19. Não devemos ser hipócritas, vivendo em cima do muro; não podemos querer que Deus nos abençoe se odiamos e/ou amaldiçoamos o nosso próximo, se provocamos e ou dificultamos a vida daqueles que, como nós, foi criado à imagem e semelhança de Deus.  Devemos buscar sempre a harmonia e paz em nossos relacionamentos interpessoais, respeitar as opiniões, as dificuldades, crenças e, principalmente, o direito de cada um. A melhor forma de inspirar as pessoas ao nosso redor a fazerem o certo é sermos exemplos. O exemplo é a melhor maneira de ensinarmos algo. Cristo nos ensinou através do exemplo e nos inspira até os dias de hoje. Não façam seus irmãos caírem e sim os ajudem a se levantar.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 1 de maio de 2019 - Romanos 12:9-10 - Sem fingimento (PDF)
Fingir é fazer parecer real o que é falso ou inexistente.  Nós nos deparamos com essas situações diariamente, seja no trabalho, em nossa família, nos meios nos quais vivemos. Quantas vezes nos pegamos fingindo sobre uma situação? Fingir é muito perigoso pois é uma mentira. Em algumas situações acabamos usando desse meio para não darmos satisfações para outros, para evitar questionamentos, para ocultar uma situação difícil, um sofrimento etc. A bíblia nos orienta sobre fingir e é categórica ao falar sobre fingir o amor. Paulo em sua carta aos Romanos pede que o nosso “amor não seja fingido” que ao amar devemos fazer isso como forma de honrar a Deus pois ele é o Amor e nós só podemos amar porque ele nos amou primeiro (1 João 4:19). Devemos odiar o que nos afasta de Deus, e o fingimento é uma maneira muito perigosa de se viver, que não nos permite viver a plenitude de Cristo. “Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o que é mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito” Romanos 12:9-10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 2 maio de 2019 - Romanos 15:7 - Aceitar a Jesus (PDF)
Uma das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação. Aceitação de nós mesmos, aceitação do outro, aceitação do próprio Jesus em nossas vidas. Jesus nos aceita em todo momento. Mesmo com as nossas iniquidades, Ele nos aceita da forma que nos encontramos todos os dias. A vida no traz milhares de desafios, desafios que nos preparam para muitas coisas, e nesta preparação as vezes nos tornamos mais fortes e mais persistentes. Quando tomarmos consciência de todas as experiências que passamos, saberemos o real sentido delas. Aceitar a Cristo é dar oportunidade a um novo recomeço e um novo sentido para continuarmos a viver. Conforme está na Bíblia: "[...] aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês" Romanos 15:7.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 3 de maio de 2019 - Romanos 15:17 - Leia a Bíblia! (PDF)
Paulo, na carta que escreveu aos romanos, demonstrou a esperança que os irmãos estivessem plenamente instruídos e em condições de aconselharem-se uns aos outros. Fé é importante, mas a instrução ajuda na divulgação da Palavra de Deus. Assim como Paulo, devemos nos lembrar sempre de nossa missão de ser ministros de Jesus com dever sacerdotal de proclamar o evangelho. Para isso, ler a Bíblia é essencial. Algumas pessoas tiveram o privilégio de estar ao lado de Jesus; algumas, puderam aprender com seus discípulos. Nos dias de hoje, podemos contar com o que foi registrado por essas pessoas, para que o conhecimento chegasse até nós. Esse registro é a Bíblia! Você já leu a Bíblia inteira, de Gênese ao Apocalipse, ou lê trechos aleatórios? Como cristãos, somos imitadores de Cristo, e evangelizadores. Conhecer a Bíblia é básico para isso. Tenha essa experiência transformadora na sua vida. Assim, poderá dizer como Paulo: "[...] eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus" Romanos 15:17.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 4 de maio de 2019 - Romanos 15:32,33 - Tempos de guerra (PDF)
“Então, poderei ir vermos com alegria e, se for a vontade de Deus, encontrar no vosso meio algum repouso. E o Deus da paz esteja com todos vós, amém!” Romanos 15:32,33.
Atualmente vemos com frequência notícias de pessoas que cruzam a fronteira e saem de seus países em péssimas condições, correndo risco de morte. Eles saem porque eles querem? Muitas vezes, Não! Eles saem porque a guerra que vivem em seu país já matou metade da família e amigos, eles saem porque têm filhos pequenos e medo de morrer. Não estamos generalizando, nem defendo ou discordando. Mas todos nós devíamos ter o direito básico para sobreviver, todo ser humano devia ter direito a paz em seu país. O homem tem destruído o mundo! Deus nos deu inteligência, dons e capacidade para fazer melhor. Devemos orar pelo próximo. Devemos orar por estes que, neste momento se veem obrigados a buscar condições de vida, longe da sua família e do seu país. Devemos orar para que essa guerra termine e que possamos todos entender que somos irmãos perante a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário