quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Devocionais para o período de 3 a 9 de fevereiro de 2019






Domingo, 3 de fevereiro de 2019 - Salmos 82:1,2-4 - DEUS, O JUIZ DE TODOS (PDF)
Esse salmo nos traz uma reflexão a respeito do julgamento. Sua intenção é mostrar que há um único e soberano juiz que é Deus. Em Salmos 82.1 está escrito: “Deus toma o seu lugar na congregação divina; no meio dos deuses ele julga”. Deus é justo e reto, e ele espera isso de nós, que possamos defender os direitos dos fracos, órfãos, aflitos e desemparados. A vontade de Deus é que esses indefesos encontrem justiça terrena. De acordo com o livro de Salmos (82.2-4): “Até quando julgarão injustamente e tomarão partido pela causa dos ímpios? Defendam o direito dos fracos e órfãos, façam justiça aos aflitos e desamparados. Socorram os fracos e os necessitados, tirando-os das mãos dos ímpios”. Temos que desde já arcar com as responsabilidades das nossas ações aqui na terra. Não podemos abusar de nossa autoridade, porque no fim dos tempos todos seremos julgados pelo juiz soberano, que é Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019 - Salvos pela Glória de Deus - Romanos 6:11-12 (PDF)
Deus mandou seu filho Jesus Cristo em forma humana para que pudéssemos ser salvos do pecado. Então, por que continuar vivendo nele? Quando Jesus morreu, morremos com Ele. Quando fomos batizados para remissão dos pecados e para nos mantermos no caminho da fé, ressuscitamos com Ele. Sendo assim, como Cristo ressuscitou, nós também devemos viver uma vida nova. Pois se morrermos unidos a Cristo, também seremos salvos pela Glória de Deus pai, e não seremos mais servos do nosso pecado. “Não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que Ele use vocês a fim de fazerem o que é direito” Romanos 6:11-12.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 5 de fevereiro de 2019 - Armadilhas do pecado - Romanos 6:12-23 (PDF)
"O salário do pecado é a morte" Romanos 6:23a. Com essa afirmação, deveríamos refletir sobre todas as nossas ações, pensamentos, desejos. O pecado nos engana com as suas armadilhas; muitas vezes ele está camuflado em algo prazeroso, bonito, que nos chama a atenção para assim nos tirar do caminho de Deus. O pecado usa estratégias para nos prender em suas garras, dificultando assim uma vida de dedicação ao propósito de Deus em nossas vidas. Como saber então se o que estamos fazendo é o certo, se o que pensamos agrada a Deus? A sequência desse versículo diz: "Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor" Romanos 6:23b. Assim sendo, se estivermos em união com Cristo iremos vencer o pecado. O espírito de Deus irá nos incomodar quando fizermos algo errado, para que possamos nos arrepender e buscar em Cristo o perdão e a sabedoria para melhorarmos diante das nossas tentações. Escolher seguir a Cristo, conhecer e aprender d'Ele nos leva a cada dia para a vida em abundância, a vida eterna com Ele.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 - Não podemos viver mais na Ingenuidade - Romanos 7:5,6 (PDF)
Segundo a Bíblia, enquanto nós estávamos na ignorância da Lei, as nossas ações erradas eram perdoadas, pois não sabíamos a diferença do certo e do errado. Entretanto, a partir do momento que a lei foi dada por Deus ao seu povo, nós sabemos diferenciar e o nosso coração é despertado a realizar uma escolha: “Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte” (v.5). Nas leis humanas, o Código Penal isenta de pena quem pratica uma conduta criminosa quando lhe era simplesmente impossível conhecer a ilegalidade de seu ato: “Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal” (Art. 1 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40). Claro que ninguém pode alegar desconhecer que não pode matar, roubar, etc., coisas que são naturais aos seres humanos. A partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo, nós não somos mais escravos do pecado, Deus nos dá forças para combater a vontade da carne. O Espírito de Deus nos permite realizar as coisas através do amor, e não somente mais porque é lei, mas simplesmente porque é Natural realizar as coisas certas, com amor, honestidade e amabilidade. “Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus” Romanos 7:6.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019 - Sejamos boas influências - Romanos 16:17 (PDF)
Em algum momento você já se perguntou: “Porque Deus não está do meu lado?” Esse sentimento pode vir muitas vezes, mais nunca paramos para refletir o que tem se passado com nós. Certamente, temos que visualizar qual é o erro e mudar nossas atitudes. Mais quando decidimos viver no erro, sabemos que o relacionamento com Deus vai ser difícil e as consequências dessas atitudes virão. Para retomar o relacionamento com Deus precisamos de influência e naturalmente vamos vendo que Deus nunca nos deixou. Que tipo de influências vocês estão tendo? Seja influência para alguém! Em Romanos diz: “Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles” Romanos 16:17.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 - Romanos 7:14-25 - Leis da carne e Leis de Deus (PDF)
Não é fácil ser humano. Ser "homo sapiens", sim... Basta nascer. Mas para sermos humanos precisamos aprender a abrir mão das "leis da carne". Por um motivo muito simples: não queremos viver como os outros animais, mas é isso o que as "leis da carne" nos compelem a fazer. Para os outros animais, isso é o certo. Proteger a própria existência, proteger o território, a prole, procriar... Por esses motivos, os animais fazem tudo o que conseguem, porque é assim a natureza animal. Nós, seres humanos, somos muito parecidos com os animais em certos aspectos. Há uma gestação, um parto, temos fome, frio etc. Mas nosso objetivo deveria ser transcender essas condições animais para podermos vivenciar a nossa semelhança com Deus. Para isso, precisamos nos empenhar muito. O tempo todo as questões físicas vão agitar nossa mente e atrair nossa atenção para longe de Deus. Paulo sentia esse problema com muita intensidade, e chegou a dizer: "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo" Romanos 7:18,19.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 9 de fevereiro de 2019 - Romanos 8:1-17 - O espírito dá a vida (PDF)
Abrindo nossos corações para as coisas mundanas, teremos uma vida vazia, infeliz e superficial. O mundo nos levará a morte da carne e do espírito. Mas se em Jesus Cristo se apoiar, crer e viver, enxergando sua face em todas as coisas, entregando sua vida a Deus, terá a vida eterna, viverá em paz no seu amor. Conforme está em Romanos 8:3: “O que era impossível à Lei, visto que a carne o tornava impotente, Deus o fez”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário