quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Devocionais para o período de 16 a 22 de dezembro de 2018


Domingo, 16 de dezembro de 2018 - Esperança no Senhor - Salmos33:20-22 (PDF)

Podemos depositar a nossa esperança em muitas coisas: no trabalho, em relacionamentos, na nossa inteligência. Mas nenhuma dessas coisas é totalmente certa; seu trabalho não é para sempre, sua inteligência pode falhar a qualquer momento e te deixar na mão. Nas sagradas escrituras podemos encontrar algo ou alguém que pode ser nossa esperança e que nunca vai nos deixar na mão. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Quando a nossa esperança está em Cristo, podemos ter a certeza de que tudo vai dar certo. Ele é o amigo perfeito: nunca nos abandona nem trai a nossa confiança. Aquele que confia em Deus e lhe entrega a sua vida tem no seu coração uma esperança genuína, que não pode ser abalada. “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança” Salmos 33:20-22.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018 - Deus em nossas vidas - Gálatas 5:22,23 (PDF)

Devemos ficar ao lado de Deus, pois Ele tem muito a nos dizer. Precisamos caminhar pela estrada que Deus escolhe para nossa vida. Isso é ao mesmo tempo um privilégio e um risco: nós vivenciamos a Gloriosa presença do Senhor e devemos anunciar para as outras pessoas. Às vezes podemos nos sentir presunçosos por fazer isso, mas não precisamos nos preocupar com o que os outros pensarão ao nosso respeito. A obra que Deus está realizando em nossa vida é oculta no início, mas em algum momento ela florescera e os frutos surgirão em abundância. Precisamos permanecer no caminho da vida ao lado de Deus. Confie Nele de todo o coração, deixando que o Seu espírito o preencha com alegria e paz. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, contra essas coisas não há lei" Gálatas 5: 22-23.

Texto extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 18 de dezembro de 2018 - 1 João 4:20 -  Comunhão e Amor (PDF)

A palavra comunhão significa estar em sintonia com alguém, no modo de pensar, de agir ou sentir. Sabe quando você conhece uma pessoa e se identifica com ela e tem a sensação de que já se conheciam há tempos?! Então... Deus quer essa comunhão conosco! Foi entregando seu filho por nós que mostrou esse tremendo amor e desejo para conosco.  Nós só amamos porque Deus nos amou primeiro e o amor é a base para essa comunhão. Porém infelizmente nossos pensamentos, desejos e ações muitas vezes impossibilitam essa comunhão com o Pai; mentir, desejar coisas ruins para o próximo, guardar rancor, odiar e etc., são ações que nos afastam de Deus e nos deixam fracos e suscetíveis a pecar cada vez mais. E isso acontece e entristece a Deus desde a criação do mundo. Em Isaías 29:13a está “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas seu coração está longe de mim.”  Ele sabe o que tem em nosso coração, Ele tudo sabe, tudo vê. Há uma necessidade diária em nos arrependermos dos nossos pecados e buscarmos a comunhão com o Pai pois ele é AMOR. É o amor que nos permite essa comunhão com Ele - “Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão” 1 João 4:20.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =



Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 - Consagre tudo ao Senhor - Provérbios 16:3 (PDF)
Não se deixe abater pela confusão e pela bagunça que domina a sua vida. Se você se concentrar demais em todas as pequenas tarefas que precisam ser realizadas, descobrirá que não terminarão nunca. Elas podem consumir o mesmo tempo que você dedica a Deus. Em vez de tentar executar todas as tarefas de uma só vez, escolha aquelas que precisam ser feitas hoje. Varra o restante para o fundo da sua mente, de modo que Deus fique em primeiro plano na sua mente. Lembre-se de que seu principal objetivo é viver perto do Senhor. Deus pode comunicar-se melhor com você, quando sua mente está desimpedida e em comunhão com Ele. Procure o rosto do Senhor continuamente ao longo deste dia. Deixe que Sua presença traga ordem aos seus pensamentos, e derrame paz em todo o seu ser. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” Provérbios 16:3.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018 - Isaías 32:8 - Planos de Deus são melhores! (PDF)

Antes de nós nascermos Deus já tinha planos para nós, planos únicos e perfeitos para serem vividos por nós, planos de felicidade e não planos fracassados. Ele quer estar nos seus planos e Ele quer que você desenvolva no plano que Ele próprio realizou. Mesmo que você não procure pela ajuda de Deus, para Ele te seguir no seu caminho, Ele vai estar disponível para você. Temos alguns momentos que não temos discernimento e queremos planejar e fazer do nosso jeito, mas depois, no tempo de colher, os resultados não são bons o suficiente, e refletimos que somos dependentes de Deus e que o plano dEle é melhor que o nosso. Quando tentamos abrir mão do nosso plano o resultado é bem melhor. Em Isaías 32:8 diz: “Mas quem é direito faz planos honesto e é correto em tudo o que faz”.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018 - O Senhor Julgará - Isaías 33:17-24 (PDF)

Em relação aos governos humanos, às vezes temos alguma insegurança, porque interesses pessoais interferem em todas as áreas: na criação, na execução e na fiscalização das leis, por exemplo. Mas em relação ao plano espiritual, podemos ficar seguros. Deus é absoluto. Tudo está nas mãos dele. Ele criou o universo, Ele criou as regras, Ele inspirou profetas, mandou seu filho para se sacrificar por nós, criando uma nova aliança... Enfim, é o responsável por tudo. Do mesmo modo, Ele é quem vai, no momento oportuno, julgar. O profeta Isaías mostra de várias maneiras as coisas que vão acontecer com quem segue e com quem não segue os ensinamentos de Jesus. Em uma certa passagem, ele afirma que ninguém dirá "Estou doente", e que os pecados serão perdoados. Precisamos lembrar que já temos a "receita" para conseguir essas coisas. Devemos seguir a Palavra de Deus. "[...] o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará" Isaías 33:22.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 22 de dezembro de 2018 - Isaías 35:1-10 - Alegre-se no Senhor (PDF)

O Senhor conhece nossas dores, nossas tristezas e nossos temores. Mesmo passando por noites traiçoeiras devemos confiar que essas passarão, que depois da chuva vem o sol, depois da noite vem um novo dia... Quando seguimos os caminhos de Deus, ele se encarrega de nos mostrar a alegria nas pequenas coisas e até nos momentos mais sombrios. E no final não haverá mais tristeza, nem medos, nem dores, somente sorrisos, paz, alegria e amor.

“Dizei aqueles que tem o coração perturbado: ‘Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus!’” Isaías 35:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário