quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Devocionais para o período de 2 a 8 de dezembro de 2018






Domingo, 2 de dezembro de 2018 - Salmos 90:9,12 - Brevidade da vida humana (PDF)
Há uma grande diferença entre a eternidade de Deus e a existência transitória e frágil do homem na terra. Para Deus o tempo passa como algumas horas, enquanto para o homem a vida dura 70, 80 anos, isso não é estipular um prazo, mas serve para termos noção da brevidade da vida humana. Não importa quanto tempo passamos na terra, é inevitável que um dia passamos dessa vida para a morte. Isso significa que devemos valorizar o tempo que temos, empregando-o em propósitos corretos. Que saibamos viver a vida com sabedoria, isto é, aproveitando cada momento. "Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio" Salmos 90:9,12.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - Alegrem-se em Deus - Filipenses 4:4 (PDF)
Alegre-se em Deus sempre! Não importa o que esteja acontecendo, podemos nos alegrar por meio de nossa relação de amor. Este é o segredo para se viver contente em toda e qualquer situação. Muitas pessoas sonham com o dia em que finalmente serão felizes: quando não tiverem dívidas, quando seus filhos não derem mais preocupações, quando tiverem tempo livre e assim por diante. Enquanto sonham acordados, nossas vidas escorrem pelo ralo como um bálsamo precioso que se derrama de garrafas de viradas. Fantasiar sobre a felicidade futura nunca trará satisfação, pois a fantasia é ilusória. Ainda que seja invisível, Deus é muito mais real do que o mundo que nós vemos ao nosso redor. A realidade de Deus é eterna e imutável. Devemos levar nossa vida ao Senhor e Ele irá preencher com uma alegria vibrante. 
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!“ Filipenses 4:4
= = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 4 de dezembro de 2018 - Isaías 8:16,17 - Nossa esperança (PDF)
Onde colocamos nossa esperança? Como olhamos para os tempos difíceis que volta e meia precisamos passar? Na bíblia há muitos relatos de tempos difíceis. Houve fome, guerra, divisões, mortes, destruição; não muito diferente do que vemos nos tempos atuais. Nesses tempos houve também homens, mulheres, famílias, povos que escolheram, mesmo em meio a tantas dificuldades, colocar suas esperanças em Deus, o criador e, com sua fé e seus exemplos, inspiraram as pessoas a passarem firmes e assim puderam viver as benções já preparadas para aqueles que perseveraram. Esses exemplos registrados na bíblia nos servem para, como eles, colocarmos nossa esperança em Deus, o Senhor, e confiarmos no seu infinito amor e misericórdia. Ele é fiel!
Em Isaías 8:16-17, o profeta pede aos seus seguidores para, como ele, colocarem a sua esperança em Deus: "Guardem a mensagem e lembrem dos ensinamentos que o Senhor me deu. Ele se escondeu do seu povo, mas eu confio nele e nele ponho a minha esperança".  Vamos seguir os exemplos das pessoas que perseveraram. Elas eram como nós, humanos, pecadores, porém cheias de fé e esperança num mundo não muito diferente do nosso, talvez apenas com menos recursos que o atual.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 - Liberdade ou Escravidão? - Isaias 9:6 (PDF)
No livro de Isaías podemos ler a respeito da vinda de Cristo: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’” Isaías 9:6. Este livro fica no antigo testamento e nele já podemos encontrar as profecias sobre a vinda de Cristo e como ele acabaria com todo o sofrimento. O mais incrível é que Cristo veio, passou seus conhecimentos, morreu para nos salvar e libertar, reconectou-nos com Deus e, mesmo assim, muitas pessoas ainda vivem uma vida de escravidão. Precisamos buscar cada dia mais a Deus para nos livrar das amarras e mentiras do Inimigo. Não deixe que o sacrifício de Cristo seja em vão na sua vida!
= = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 - Mateus 3:2 - Reconhecimento dos nossos erros (PDF)
Jesus veio ao mundo morrer pelos nossos pecados. Ele não precisava, porém se doou por nós. Através do arrependimento e confissão, alcançamos pela graça o perdão e a libertação do pecado. Ele só nos pediu esses dois fatores.  Parece ser muito fácil, fazer esse passo a passo. Porém, nossa dificuldade é muito maior! Não conseguimos, muitas vezes, reconhecer que estamos errados; ou, às vezes costumamos transferir a culpa, que é nossa, para um terceiro. A terceirização da culpa é muito perigosa e nos traz o engano de que estamos sempre certos. Quando fazemos isso, lesamos a nossa consciência. E aí, vem atitudes que tomamos, como: culpar o próprio Deus, por não ter feito o que você acha que devia ser feito!  Culpar o próximo, por ser mais fácil e tirar o “seu da reta” e culpar o inimigo, por ser o pai da mentira e de todas as coisas que não nos fazem bem. Precisamos nos arrepender e saber que o primeiro passo de mudança é o nosso e de mais ninguém! Em Mateus está escrito: "Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!" Mateus 3:2.
Texto baseado em: http://www.evangelhosemcensura.com.br/2014/12/o-grande-perigo-de-nao-reconhecer-os.html
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 7 de dezembro de 2018 - João 15:18,19 - Amar a Deus ou ao mundo (PDF)
Na Bíblia, encontramos algumas promessas nas quais é difícil de acreditar. Mas, se confiamos mesmo em Deus, temos que entender que basta seguir os ensinamentos que Jesus trouxe, e as consequências vão acontecer naturalmente. No livro de Isaías, lemos que chegará um tempo em que o lobo viverá com o cordeiro, a vaca se alimentará com o urso e seus filhotes se deitarão juntos... Parece impossível. Mas é possível viver em paz, mesmo no mundo cheio de turbulências como se apresenta nos dias atuais. Isso não quer dizer que quem crê em Deus não é tocado pelo mal. Mas a confiança nos faz passar pelas dificuldades com um ânimo que nos mantém saudáveis, como se estivesse tudo bem. Pode não estar, mas estará. Este é um dos grandes ensinamentos da Bíblia. Não devemos deixar as coisas do mundo dominarem a nossa mente. Vivemos neste mundo, mas não podemos aceitar algumas coisas que ele nos oferece. Conforme está na Bíblia: "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia" João 15:18,19.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 8 de dezembro de 2018 - Filipenses 4:19 - Deus suprirá (PDF)
Suas necessidades e as gloriosas riquezas de Deus se combinam perfeitamente. Ele nunca desejou que você fosse autossuficiente. Ao contrário, ele criou você para que precisasse dele não apenas para garantir o pão de cada dia, mas também para satisfazer suas carências mais profundas. Ele moldou com cuidado a sua ansiedade e o seu vazio interior para que esses sentimentos o levassem a Ele. Assim, não tente escondê-los ou negá-los. Tenha cuidado para não tentar amenizá-los adorando deuses menores: pessoas, bens e poder.
Aproxime-se de Deus com todas as suas necessidades, com as defesas baixas e o desejo de ser abençoado. Quando você passa algum tempo na presença de Deus, suas maiores carências são supridas. Alegre-se com suas necessidades, pois elas lhe permitem encontrar a completude ao lado dele.
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” Filipenses 4:19
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

Nenhum comentário:

Postar um comentário