segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Devocionais para o período de 18 a 24 de novembro de 2018


Agradecer a Deus pelas pequenas coisas do dia-a-dia parece ser muito raro nos dias de hoje. E são coisas simples, aquelas pelas quais devemos agradecer: acordar pela manhã, conseguir chegar bem ao trabalho, deixar o filho na escola. Realmente agradecer pelas pequenas coisas que Deus nos proporciona. Um coração grato deve ser uma realidade na vida de qualquer pessoa que se considera cristã. Porque quem sabe que é salvo pelo sacrifício de Jesus, sabe que não fez nada para ganhar essa recompensa, pois o sacrifício de Jesus foi pela graça e pelo amor de Deus por nós. E saber isso deve fazer brotar gratidão em nós a cada manhã que se inicia. Não merecíamos nada, mas por Jesus temos tudo! Todos os dias, são dias em que devemos dizer "Obrigado Deus". "Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos." Salmos 50:23

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 19 de novembro de 2018 - Adoração - Colossenses 3:23 (PDF)

Precisamos nos esforçar para agradar a Deus acima de todas as coisas. Que esse objetivo seja a coisa mais importante nos nossos dias. Cada dia nos é apresentado uma ou várias escolhas. Normalmente ignoramos muitas dessas decisões e, assim, agimos no piloto automático. Sem um foco para guiarmos, acabamos nos perdendo no caminho. Por isso é fundamental permanecermos em comunicação com Deus, vivendo em consciência grata de Sua presença. “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, não para os homens.” Colossenses 3:23.

Texto extraído e adaptado do livro: Jesus está ao seu lado, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira 20 de novembro de 2018 - O que Deus espera de nós? - Isaias 1:16-17 (PDF)

Muitas vezes essa pergunta pode pairar em nossas cabeças: o que Deus quer da humanidade? Ele nos criou à sua imagem e semelhança; sendo assim, então, deveríamos ser tão perfeitos como Ele é, certo? Porém, nos sujamos com o pecado e assim nos afastamos da presença de Deus. Fomos expulsos do seu jardim, mas não do Seu amor. Então foi necessário o sacrifício de Jesus para podermos ter acesso direto ao nosso Criador. O que ele espera de nós? Ele espera que sejamos gratos pelo sacrifício do Seu Filho, que sejamos humildes, que possamos amar o nosso próximo incondicionalmente, que lutemos uns pelos outros e não contra os outros. Nossa luta deve ser contra as injustiças, o preconceito, o desrespeito, o ódio, a maldade em suas infinitas formas. Ele quer que sejamos a Sua luz nesse mundo tão carente de amor. Em Isaías 1:16-17 está escrito "Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas."  O bem está em nosso DNA, precisamos praticá-lo todos os dias, a todo o tempo e, assim, vivermos em harmonia e amor, como Deus planejou para nós e Jesus demonstrou naquela Cruz. Amemos mais.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 21 de novembro de 2018 - Isaías 1:21b-22a;23;25;31 - Salvação e Castigo (PDF)

No livro de Isaías, capítulo 1 versículos de 21 a 31, é relatado como Jerusalém era e como ela está: “Estava cheia de gente boa e honesta, mas agora só ficaram assassinos. Jerusalém, você era como prata pura, porém agora não vale nada; [...]” Isaias 1:21b-22a. Ao ler todo o capítulo encontramos muitas semelhanças com o nosso atual cenário: político, social e econômico. Muita corrupção, egoísmo e falta de sensibilidade com o próximo. As pessoas se tornaram más, o caos está em todos os lugares, nossos líderes e autoridades estão se corrompendo por vaidade e benefício próprio. O mais engraçado é que Isaias relatou o mesmo em Jerusalém: “As suas autoridades são pessoas revoltadas e têm amizade com ladrões. Estão sempre aceitando dinheiro e presentes para torcer a justiça. Não defendem os direitos dos órfãos e não se preocupam com as causas das viúvas” Isaias 1:23”, notam a semelhança? Entretanto, no mesmo capítulo encontramos como Ele acabará com essa maldade: “Na minha ira, vou castigá-los para que fiquem completamente puros, assim como o metal é purificado pelo fogo (v.25). Os poderosos serão como a palha, e as suas ações, como uma faísca: eles serão destruídos pelo fogo, e não haverá quem possa salvá-los (v.31)”. Deus é justo, por mais difícil que esteja a situação, a Sua justiça virá para punir aqueles que continuam com uma vida errada e salvar aqueles que se arrependem.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 22 de novembro de 2018 - Marcos 1:15 - Arrependimento verdadeiro (PDF)

O arrependimento é uma grande chave para se curar e se renovar, é uma grande forma de enxergar o novo e viver nesse caminho. Não há outro modo de ter a paz se não for pelo o arrependimento. Será que faz sentindo? Com certeza essa atitude faz todo o sentido para Deus, Ele está pronto para nos abraçar e dar novas chances de seguir o caminho que Ele nos trilhou. E sabemos que o Reino de Deus está próximo, está próximo d’Ele voltar e para ter ao acesso ao nosso Deus é necessário que tenha o nosso ato de arrependimento. Em Marcos 1:15 está: “‘O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!’”

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - Deus Retribui - Apocalipse 22:6-15 (PDF)

Deus recompensa cada pessoa de acordo com o que fez. Ele é sempre justo, não ignora uma boa ação. Mesmo quando mais ninguém vê, Deus está vendo tudo e vai recompensar. Não procure ser reconhecido pelos homens, eles são falhos nos seus julgamentos e nem sempre dão o valor merecido aos atos de bondade. A verdadeira recompensa não depende do reconhecimento de outras pessoas. Quando fazemos uma coisa boa em segredo ou a quem não consegue retribuir, Deus nos recompensa. E nos recompensa de uma maneira que homem nenhum irá conseguir. Ele nos conforta, nos dá paz, nos guarda do mal e nos abençoa a cada escolha que fazemos. “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” Apocalipse 22:12. Por isso, devemos fazer o que é bom em todo tempo, para agradar a Deus. Pois Deus é bom o tempo todo; o tempo todo Deus é bom.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 24 de novembro de 2018 - Graças ao Senhor - Salmos 118:1 (PDF)

A gratidão enfraquece adversidade. Foi por isso que Deus nos instruiu a agradecer por tudo. Há uma troca misteriosa nessa relação: você agradece a Deus (apesar dos seus sentimentos) e Ele lhe dá alegria (apesar das circunstâncias). Ser grato é um ato espiritual de obediência cega. Para as pessoas que não conhecem a Deus, agradecer por circunstâncias desagradáveis pode parecer irracional. No entanto, aqueles que o fazem são sempre abençoados, ainda que as dificuldades permaneçam. A Bíblia aconselha: Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” Salmos 118:1.

Texto extraído e adaptado do livro Jesus está ao seu lado, de Sarah Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário