quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Devocionais para o período de 12 a 18 de agosto de 2018





Domingo, 12 de agosto de 2018 - Louvor universal a Deus, o Senhor - Salmos 148:13;14 (PDF)
Nós vivemos em um mundo onde ainda poucos conhecem o nosso Deus e sabem que há um mundo de anjos acima de nós que sempre louvam a Deus. Portanto, o salmista mostra o seu desejo de que Deus seja louvado da melhor maneira possível, e de mostrar que temos comunhão com o céu, pois lá todos louvam a Deus. Os céus, com tudo o que têm, louvam a Deus e nos chamam para glorificar a Deus juntamente com eles, por meio de palavras e por obras ao nosso Senhor.
O salmista também chama a todos para que louvem ao senhor dizendo: "Louvem o Senhor, reis e todos os povos, governantes e todas as outras autoridades! Louvem o Senhor, moços e moças, velhos e crianças!" Salmos 148:11;12. Deus deve ser louvado mesmo em momentos difíceis, nos momentos felizes, por pessoas de todas as classes sociais, sejam altas ou baixas, todos têm o dever de louvar a Deus de sua maneira, porque ele é bom. Demonstremos que somos os seus servos, e louvemos continuamente o seu nome, pois ele é o nosso Criador e nosso guia, que nos fez pessoas para ficarmos próximo a ele. E o salmista confirma dizendo: "Que todos louvem a Deus, o Senhor. A sua glória está acima da terra e do céu. Ele fez com que a sua nação ficasse cada vez mais forte, e por isso o louvam todos os seus servos fiéis, o povo de Israel, a quem ele tanto ama. Aleluia!" Salmos 148:13;14. Que o senhor nos perdoe e ensine os nossos corações a ama-lo mais e louva-lo melhor.
==========================================================
Segunda-feira, 13 de agosto de 2018 - Agradecimento - Salmos 118:29 (PDF)
Por que é um sacrifício agradecer a Deus? Porque nem sempre nossas atitudes são corretas e as coisas nem sempre saem do jeito que queremos. Devemos lembrar que as nossas vontades nem sempre são as vontades de Deus. Porém, isso não significa que Deus não nos ama. O nosso tempo não é o mesmo que o Dele, por isso devemos sempre agradecer à Ele. Não importa como você se sente, agradeça a Deus. Quando começamos a oferecer a Deus uma oferta de gratidão, descobrimos que nossa gratidão nos dá uma nova percepção das coisas. Quando agradecemos a Deus por sua bondade em tempo de provação, percebemos que estamos de pé pela misericórdia dada por Ele. Em Salmos 118:29 diz: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre".
==========================================================
Terça-feira 14 de agosto de 2018 -  Jesus conhece suas ovelhas - João 10:27,28 (PDF)
Para ser uma ovelha de Cristo, você deve ouvir a voz Dele, ser conhecido por Ele, e segui-lo. Agora vamos desdobrar isto ainda mais. O que significa seguir a Cristo? Significa simplesmente fazer uma confissão de fé e, a partir daí, a pessoa é incluída automaticamente e para sempre aqueles que seguem Cristo? Estaria alguém que acreditasse que Jesus é o Filho de Deus, então voltasse para o mundo e a viver segundo a carne, coberto pela promessa de João 10:27e28? Esta pessoa realmente segue a Cristo? Para seguir a Cristo temos que tomar nossas cruzes e segui-lo. Seguir implica mover-se. Seguir a Cristo é algo dinâmico, algo que implica movimento, e de fato, mover-se atrás de alguém, o Senhor. O primeiro momento da fé é, por outro lado, algo estático, algo que aconteceu em um determinado momento. Este momento nos coloca atrás de Cristo. Agora, temos que segui-Lo. Este momento nos trouxe à fé. Agora temos que correr a corrida da fé até o fim, olhando para Jesus, o líder de nossa fé. O Senhor sempre quer o melhor para nós, como um pai que se compadece dos filhos; assim ele nos ama e cuida de nós. Ele nos conhece, sabe o desejo do nosso coração. Estamos dentro de sua proteção e cuidado e ninguém será capaz de nos tirar dele, conforme diz em João 10:27 e 28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.”
Extraído e adaptado do livro “Pão Diário”, de Tim Gustafson
==========================================================
Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 - Devemos Crer - João 10:36-38 (PDF)
No livro de João (10:31-42) Jesus conversa com o povo sobre crer ou não nEle. Mesmo diante de todas as coisas que Jesus havia feito até aquele momento, muitos ainda duvidavam sobre Ele ser o Messias. O povo via e conheciam os milagres e, mesmo assim, ainda o perseguiam e tentavam matá-lo por “blasfemar”, por se “passar por Deus”. Jesus disse: “Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele? Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não creem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai” (João 10:36-38). A palavra-chave no Evangelho de João é “crer”, devemos crer nos milagres de Jesus, crer nas escrituras, só assim demostramos nossa Fé. Afinal, fé é acreditar naquilo que não vemos: “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” João 20:29b.
Texto baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
==========================================================
Quinta-feira, 16 de agosto de 2018 - Unidos com Cristo - 1 João 1:3 (PDF)
Em qual situação nos encontramos? Estamos unidos e aliados com Cristo? Em tantos acontecimentos do mundo, será que estamos convictos que somos unidos? Precisamos analisar. Buscar a união é certamente querer um mundo melhor, independente das diferenças em que nos encontramos e, com o que temos, iremos ajudar de alguma maneira: “Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo” Romanos 12:4,5. Quem já ouviu esse ditado popular “a união faz a força”? Se pararmos para refletir, certamente, faz todo sentido. Sendo assim, vamos construindo e buscando essa união com embasamento em Deus. Em 1 João 1:3 diz: "Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho".
==========================================================
Sexta-feira, 17 de agosto de 2018 - Confesse e mude - 1 João 1:9-10 (PDF)
Ser cristão é ser imitador de Cristo. É seguir seus ensinamentos e fazer um esforço para sentir a presença dele o tempo todo. Mas precisamos lembrar que é um objetivo muito difícil de ser atingido. Será que existe alguém que esteja em condições de "atirar a primeira pedra"? Uma coisa é certa: uma pessoa assim não atiraria a pedra. Devemos, o tempo todo, prestar atenção nas nossas próprias ações, em vez de olhar para as dos outros. Só assim podemos nos aprimorar e seguir essa jornada em direção à vida eterna. Felizmente podemos contar com o amor de Deus para nos perdoar todas as vezes que erramos, se nos arrependermos verdadeiramente e mudarmos. Não se preocupe se continuar errando. Acontece. Mas, se você perceber que comete sempre os mesmos erros, alguma coisa dentro de você precisa mudar. Nessa hora, busque a orientação de Jesus. Ore, leia a Bíblia e ouça a palavra de Deus no lugar que você costuma frequentar. O que não resolve é tentar se justificar dizendo que não errou. Conforme está na Bíblia: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós" 1 João 1:9-10.
==========================================================
Sábado 18 de agosto de 2018 - Nosso Advogado! - 1 João 2:1b;2 (PDF)
Quando queremos justiça ou estarmos dentro das leis, procuramos um advogado para nos defender ou nos ajudar. Mas, e os nossos pecados, como são absolvidos ou perdoados? E nossas bênçãos, quem vai nos ajudar a conquistar? Em 1 João 2:1-6 nos é revelado quem é nosso advogado, mas também é reforçado que não podemos mentir, pois conhecemos os mandamentos e, assim, temos que praticar a verdade pois, quando pecamos ou erramos estamos pecando e errando contra Deus e, infelizmente, fazer o que é correto hoje em dia é um tanto difícil, porém não impossível. No livro de 2 Reis 20:1-11, é narrada a história do Rei Ezequias, que estava doente e era uma doença de morte. O rei Ezequias orou e falou com Deus, e Jesus o defendeu e concedendo para o Rei Ezequias mais quinze anos de vida. O Rei Ezequias, satisfeito, pediu uma prova da bênção, que o relógio voltasse dez graus e assim foi feito, confirmando a sua benção. Sabemos que errar ou pecar é humano, mas viver no pecado ou no erro é um tanto estranho, por isso que Jesus Cristo é nosso advogado diante de Deus, tanto para nos defender de erros e pecados e pedir nossas bênçãos para Deus. Em 1 João 2:1b;2 está escrito: "[...] Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário