terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Devocionais para o período de 24 a 30 de dezembro de 2017



Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)
 




Domingo, 24 de dezembro de 2017 - A vida velha e a vida nova - Colossenses 3:15 (PDF)
"E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos" Colossenses 3:15
Deus fala conosco das profundezas da eternidade. Ouvimos Ele do nosso íntimo, onde constrói Sua morada. Ele é a esperança da Glória, O Senhor nosso Salvador está sempre vivo dentro de nós, temos que aprender a identificar a Sua presença procurando por Ele em silêncio.
Ao celebrarmos a maravilha do nascimento do Senhor em Belém, devemos celebrar também seu renascimento na vida eterna. Esta dádiva da eternidade era o único propósito da Sua entrada nesse mundo marcado pelo pecado, recebemos esse presente com louvor e humildade. Vamos reservar algum tempo para explorar a vastidão do Seu amor. Permita que a gratidão flua livremente do seu coração em resposta ao Seu glorioso presente. Deixe que a paz do Senhor governe seu coração e agradeça.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 25 de dezembro de 2017- Menino Jesus - Isaías 9:6 (PDF)
Jesus veio à terra como fonte de luz para todos nós. O menino Jesus seria o filho de Deus e teria a responsabilidade de ser nosso Rei. Jesus Cristo foi chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. A palavra “Maravilhoso” se refere às suas habilidades como líder e guia político Ele é a palavra viva, a fonte infalível de orientação, a sabedoria inesgotável a verdade e o caminho, Ele é o rei enviado por Deus para governar “Deus Poderoso” mostra como Jesus é Onipotente. O Senhor é o grande herói de seu povo, o Guerreiro Divino que triunfou sobre o pecado e sobre a morte “Pai Eterno” expressa o cuidado fraternal de Cristo. E “Príncipe da Paz” significa que seu governo seria caracterizado por paz. Jesus Cristo é grandioso e Ele quer ser isso tudo em nossas vidas diariamente desde o momento em que nasceu. “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino, que será nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’ Isaías 9:6.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 26 de dezembro 2017 - Ele é a salvação - Lucas 19:10 (PDF)
A Bíblia nos ensina tudo sobre Jesus e sua missão aqui na terra. O nascimento de Jesus foi um marco de grande expectativa e alegria pois aqueles que criam no Deus verdadeiro sabiam da grandeza desse evento que significava a SALVAÇÃO. Hoje para nós cristãos esse nascimento é um momento especial também, porém poderíamos dar mais valor a esse evento e valorizar a maior demonstração de amor já feita, afinal nascia o nosso Salvador. Infelizmente os dias atuais trazem muita distração, simplificam esse momento e as vezes o reduzem a uma noite de troca de presentes. Simeão um ancião da época guiado pelo Espírito de Deus estava no templo quando os pais de Jesus o levaram para cumprir a lei mosaica daquele tempo e em Lucas 2:28-32 lemos: “Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória a teu povo de Israel”. Simeão sabia “quem” ele estava carregando no colo, Simeão teve a oportunidade de pegar em suas mãos o nosso Jesus e sabia da grandeza disso. Podemos imaginar tamanha emoção, alegria, esperança. Hoje por conta do sacrifício de Jesus temos a Salvação e remissão dos nossos pecados se escolhermos viver para Jesus, e a alegria em comemorar seu nascimento não se restringe a um dia específico e sim a busca-Lo constantemente, tê-Lo em nosso pensamento a todo o momento pois a grandeza de Jesus não se resume a um dia de 24 horas, se estende a uma vida uma vida eterna com ELE. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” Lucas 19:10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 27 de dezembro de 2017 - A Palavra já existia, trouxe vida e luz - João 1:4-5 (PDF)
A expressão “no começo” se refere a Gênesis 1:1, com a intenção de ligar Jesus Cristo à Palavra de Deus na criação. A “Palavra” é Jesus Cristo, a expressão eterna e suprema de Deus. No Antigo testamento, Deus chamou o mundo à existência. No novo testamento, Deus deu a sua palavra final por meio de sua Palavra viva, Jesus Cristo. Jesus é a Palavra! “A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la” João 1:4-5.
Baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 - Escolhidos para ser Luz - João 1:6-7a (PDF)
Ao longo da caminhada com Cristo vamos criando intimidade com Ele. Isso é estar buscando ser luz para as pessoas. Às vezes não conseguimos identificar o que é ser luz e como ser essa luz; vamos adquirindo isso. Porém, é preciso viver com Deus, renunciar às nossas vontades e transmitir o verdadeiro amor de Deus, fazendo com que as pessoas enxerguem como Cristo é. Somos chamados, assim como João, e Deus espera isso de nós. “Então quer dizer que eu sou uma lâmpada?” Claro que não. “Se Deus disse que eu sou a luz do mundo, é porque eu sou”. Você é? Ou deveria ser? E durante essa caminhada também podem acontecer crises de dúvidas, mas devemos ter em mente que Deus é luz, algo completamente oposto às trevas. Ou estamos sendo um ou estamos sendo o outro e isso vai implicar em nossa relação com Cristo. João diz: "Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz" João 1:6-7a.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 - Receba Jesus - João 1:12 (PDF)
Jesus veio para nos salvar. Mas, apesar de parecer estranho, nem todos querem ser salvos. Dizer que se deseja a salvação é fácil, mas o que determina o verdadeiro desejo é a consciência que, por sua vez, determina as ações. O processo de salvação começa aceitando Jesus como salvador. Ser cristão não é uma questão de nascimento, mas um esforço diário para ter um comportamento de acordo com os ensinamentos que Jesus deixou. As coisas que precisamos fazer não são sem sentido. São coisas simples, que têm consequências facilmente observáveis. Se amarmos a Deus sobre todas as coisas a ao próximo como a nós mesmos, não precisamos de regras determinando cada uma das nossas ações. Ações que nascem do amor são agradáveis a Deus e provas da verdadeira aceitação de Jesus como Filho de Deus. A Bíblia diz: "[...] aos que o receberam (Jesus), aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" João 1:12.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 30 de dezembro de 2017 - A palavra da vida - João 1:14 (PDF)
"A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai" João 1:14.
O que significa Jesus para você?
Jesus é amor. Não é condenação, é o amor mais simples e puro que existe. Tudo que antes Deus falava em forma de palavras, Ele transformou em pessoa, trouxe Seu filho aqui na terra como sua palavra viva e cheia de amor. E essa palavra em forma de pessoa foi o mais simples que possamos imaginar: amou fraternalmente a todos. Não escolheu quem amar, simplesmente amou.
Jesus sentou à mesa, durante a ceia, com as pessoas mais improváveis, pois Ele sabia que seria traído por essas pessoas. E o que ele fez? Ele os amou da mesma maneira!
"Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros" 1 Pedro 3:8.
Que possamos amar como Jesus amou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário